Toyota Motor Europe supera

claramente o mercado em 2020

Ganha 0,7 pontos percentuais para atingir uma quota de 6,0%

  • Toyota Motor Europe(1)(TME) vendeu 993.113 viaturas de janeiro a dezembro de 2020, menos -9,% que em igual período de 2019, mas com um desempenho superior que o mercado que caiu -20%.
  • A marca Toyota sobe para o 3º lugar entre as marcas de automóveis de passageiros mais vendidas na Europa
  • Bom desempenho de vendas deve-se à capacidade de adaptação durante a crise do coronavírus sustentado pela elevada procura pelos modelos híbridos da Toyota e Lexus
  • TME cumpre a meta da frota de CO2 CAFÉ da União Europeia em 2020(2)
  • Em Portugal, no mercado total de ligeiros em 2020, a marca aumentou a sua quota de mercado em +0,3 pontos percentuais, devido às vendas de veículos comerciais ligeiros que cresceram +12,7%.

A Toyota Motor Europe (TME) acaba de divulgar as vendas acumuladas de 2020. Um total de 993.113 veículos Toyota e Lexus, que representa uma queda de -9,0% em relação ao ano de 2019, mas superando o mercado, que contraiu -20% devido à pandemia. Durante este período, a quota de mercado da TME aumentou em 0,7 pontos percentuais para 6,0%, um recorde histórico para a TME na Europa.

Um elemento chave que influencia o desempenho geral é a forte procura pela gama de híbridos com baixas emissões de CO2, que impulsionou a marca Toyota para o 3º lugar das marcas de automóveis de ligeiros de passageiros mais vendida na Europa. As vendas de híbridos da TME diminuíram apenas -6% em relação ao ano anterior, e com 529.054 veículos híbridos vendidos, os veículos eletrificados com a tecnologia híbrida da Toyota representou 53% das vendas em 2020 e 65% na Europa Ocidental.

Após o primeiro confinamento em toda a Europa na primavera 2020, as vendas da TME recuperaram de julho e dezembro de 2020, aumentando 11% em relação ao ano anterior, impulsionadas pela procura dos seus principais modelos do segmento C, oferta de SUV, e o lançamento da Nova Geração Yaris, que se tornou o segundo carro mais vendido na Europa em novembro de 2020.

Ao longo de todo o ano 2020, a TME apresentou nove novos modelos Toyota/Lexus em 2020, incluindo RAV4 Plug-in, o Comercial elétrico a baterias PROACE e Lexus UX 300e (BEV), e a 2ª geração do Mirai, o Elétrico a Hidrogénio (FCEV).

“Estamos muito satisfeitos com este forte desempenho em circunstâncias muito desafiantes. Como todos, adaptamo-nos rapidamente a um ambiente diferente e agradecemos aos nossos clientes pela sua confiança e lealdade durante este período de incerteza contínua. No ano passado expandimos a nossa gama de veículos e motorizações, lançando nove novos modelos, incluindo híbridos, híbridos plug-in, veículos elétricos a bateria (BEV) e elétricos a Pilha de combustível (FCEV) que forneceram um impulso adicional às vendas.

Como resultado, a TME atingiu as suas metas de frota de CO2 da UE em 2020 e estamos confiantes de que continuaremos a cumpri-las no futuro”, afirmou o vice-presidente executivo da TME, Matt Harrison

Desempenho de ambas as Marcas em 2020:

Toyota:
A Toyota teve o maior crescimento percentual em termos de quota de mercado em 2020 de todas as marcas automóveis de ligeiros passageiros e o menor declínio em termos de volume. No total, vendeu 922.299 veículos em 2020, aumentando a quota de mercado em 0,6 pontos percentuais para 5,7%, com o volume a cair apenas -8% em relação ao ano anterior. Os híbridos representaram 53% na Europa. Os modelos da Toyota com melhor desempenho, foram o Corolla, Yaris e RAV4 juntos representaram 58% do volume, com percentagem de vendas com motorização híbrida, ainda maior, de 65%

Lexus:
A Lexus vendeu 70.814 veículos, alcançando uma quota recorde mo mercado premium Europeu de 2,3% e alcançando, pela primeira vez, 3% de quota na venda a cliente particular. Além do lançamento do novo modelo 100% elétrico UX 300e, a Lexus também apresentou em 2020 o novo LC 500 cabrio e o renovado LS. O principal volume de vendas da Lexus resulta de sua gama de SUV - RX, NX, UX, GX e LX com vendas combinadas de 57.833 veículos representando 81% do volume total.

Em Portugal, aumento de quota e crescimento de vendas de Veículos Comerciais ligeiros

Em Portugal, no mercado total de ligeiros em 2020, a Toyota aumentou a sua quota de mercado em +0,3 pontos percentuais.

Este crescimento deveu-se ao aumento nos veículos comerciais ligeiros. Apesar do mercado de comerciais ligeiros ter registado uma forte queda de -28,3% em 2020, a Toyota cresceu de forma significativa, +12,7%, em relação a 2019, aumentando a sua quota nos comerciais ligeiros em +2,2 pontos percentuais, atingindo uma quota de 6,2%. Este forte crescimento deve-se ao lançamento do furgão compacto Proace City e ao desempenho de vendas da Pick-up Hilux que voltou a ser líder do segmento em Portugal pelo 8º ano consecutivo.

1Toyota Motor Europe é responsável pelos mercados da Europa Central, Ocidental e Oriental incluindo a Turquia e Rússia bem como Israel e alguns países da Ásia Central (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, e Cazaquistão).

2As emissões da frota de C02 da UE refere-se às emissões médias de carros registrados na UE28, Islândia e Noruega. A referência ao cumprimento da meta aqui é para vendas do Toyota + Lexus, com base em dados internos preliminares antes do cronograma de lançamento regular de números oficiais pela Comissão da UE.

Toyota Motor Europe supera claramente o mercado em 2020

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.