Toyota Mirai bate recorde mundial de distância

com um reabastecimento de hidrogénio
  • O novo Toyota Mirai aumentou o recorde mundial de distância para mais de 1000km
  • Após bater o recorde, o elétrico a hidrogénio foi reabastecido e ficou pronto para voltar à estrada em apenas 5 minutos
  • Comprova a tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio como uma solução líder para a condução de longas distâncias com zero emissões.

A viagem começou na quarta-feira, 26 de maio às 5:43 no posto de hidrogénio HYSETCO em Orly e terminou após percorrer 1003km com um único abastecimento. Os 1003 km percorrido em zero emissões foram percorridos em estradas públicas, a sul de Paris e nas zonas de Loir-et-Cher e Indre-et-Loire e, a distância e o consumo foram certificados por uma autoridade independente. O hidrogénio verde foi o combustível utilizado nesta tentativa de bater o recorde e o consumo médio foi de 0.55 kg/100km, sendo o Mirai capaz de armazenar 5.6kg de hidrogénio.

O novo Mirai demonstrou a sua eficiência e facilidade de condução

O novo Mirai é o veículo elétrico de segunda geração a pilha de combustível (Fuel Cell) da Toyota. Oferece melhor desempenho, um design mais elegante e inovador e uma nova dinâmica de condução em comparação com a primeira geração.

Além disso, o aumento da eficiência do sistema a pilha de combustível, juntamente com uma maior capacidade de armazenamento de hidrogénio e melhor aerodinâmica, contribuem para um aumento do alcance de condução para cerca de 650km em condições normais/homologadas, com menos de 5 minutos de reabastecimento num posto de abastecimento de 700 bar.
Para atingir este recorde de 1003km de distância de condução, os condutores adotaram um estilo “de condução ecológica”, mas não foi utilizada nenhuma técnica especial que não possa ser utilizada pelos condutores no quotidiano.

O Toyota Mirai e o hidrogénio no centro do conceito de “ir além do zero” (Beyond Zero)

Ir além do zero salienta que zero emissões não é o destino da Toyota. É simplesmente um passo na jornada da eletrificação da marca para ultrapassar barreiras e construir um futuro melhor para todos: além das emissões, além das restrições, além das expectativas e além das barreiras.
O Mirai demonstra claramente o aspeto “para além das emissões”, destacando as vantagens da mobilidade elétrica com zero emissões ao mesmo tempo que proporciona segurança, conforto, autonomia elétrica alargada e facilidade de reabastecimento.

Além disso, o hidrogénio, como um recurso credível e abundante para transportar e armazenar energia, representa uma forte oportunidade para criar uma sociedade melhor.
O hidrogénio pode proporcionar mobilidade sem emissões, não só ao transporte rodoviário, mas também a comboios, barcos e aeronaves e gerar energia para indústrias, empresas e famílias.
Nesse sentido, a Toyota apoia muitas iniciativas para democratizar e diversificar as aplicações da pilha de combustível: geradores elétricos (EODev), barcos (Hynova), taxis (Hype), autocarros (RATP e CaetanoBus), camiões (Hino), a cidade do hidrogénio (Woven City) e outros usos.

Recorde alcançado por 4 condutores

Os 4 condutores que completaram a tentativa recorde incluíram Victorien Erussard, o fundador e o capitão do Energy Observer. O Energy Observer, da qual a Toyota é parceira, é o primeiro barco equipado a pilha de combustível Toyota, autónomo em termos energéticos, tem zero emissões e funciona como instrumento de comunicação e como laboratório de investigação para a transição energética. O Energy Observer evoluiu agora para uma empresa que lida com pesquisa e inovações. Apresentou em Paris a sua mais recente aldeia de exposições dedicada às energias renováveis e ao hidrogénio.

Durante esse evento, a Torre Eiffel foi iluminada pela primeira vez por hidrogénio verde, graças ao gerador de hidrogénio GEH2® desenvolvido pela organização de arranque EODev, da qual a Toyota é acionista. James Olden, engenheiro da Toyota Motor Europe, Maxime le Hir, gestor do produto Mirai e Marie Gadd, relações públicas da Toyota France, foram os outros 3 condutores.

Declarações

Frank Marotte, CEO da Toyota France

“É um desafio extraordinário o que alcançámos com o novo Mirai. Internamente, é a mentalidade de Start your Impossible, indo além dos nossos próprios limites, que nos impulsiona e hoje provamo-lo novamente. Gostaria de agradecer às equipas da Toyota France e da Toyota Europe, assim como ao Victorien do Energy Observer, com quem partilhamos a mesma visão e ambição. É através de fortes parcerias que poderemos contribuir para uma sociedade melhor e mais amiga do ambiente. Tendo em mente a ambição da Toyota de ir “Para além do Zero” (Beyond Zero): ocupar um lugar para o futuro”.

Victorien Erussad, fundador e capitão do Energy Observer
“Estou muito feliz por ter aceitado este desafio de 1000km ao volante do novo Mirai. A Toyota tem estado sempre na vanguarda da inovação do hidrogénio e a nossa colaboração torna-se mais forte ano após ano. Como antigo piloto de corridas em mar aberto, preciso de aceitar desafios e agradeço calorosamente a Frank Marotte e às suas equipas por me terem levado nesta aventura de zero emissões, mostrando que nada é impossível e que a mobilidade elétrica a hidrogénio está aqui hoje!”

Factos e números
Distância percorrida com um depósito de hidrogénio: 1003km
Consumo médio de hidrogénio: 0.55kg/100km
Autonomia restante (valor indicado pelo sistema de informação a bordo): 9km

Poderá ver o vídeo: aqui

Toyota Mirai bate recorde mundial de distância a hidrogénio

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.