TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans

com o hipercarro GR010 HYBRID

A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição da icónica corrida de resistência - as 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021.

Após três vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia no Circuito de la Sarthe o novo hipercarro – o GR010 HYBRID e está determinada em continuar a senda de vitórias.

Os campeões mundiais em título, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, no Toyota GR010 HYBRID # 7, sofreram um desgosto em Le Mans nos últimos anos, devido a problemas mecânicos vendo assim goradas as suas hipóteses de vitória, apesar de dominarem boa parte da corrida em 2019 e 2020. A equipa de pilotos do carro # 7 chega à maior corrida do ano após terem vencido, o mês passado, as 6 Horas de Monza.

Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, no entanto, tiveram um percurso notável, vencendo em La Sarthe, três vezes consecutivas, incluindo o triunfo do ano passado ao lado de Brendon Hartley. O trio do Toyota GR010 HYBRID #8 lidera a classificação dos pilotos após vitórias nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 8 Horas de Portimão.

Com o dobro de pontos para o Campeonato Mundial de Resistência (WEC – World Endurance Championship) da FIA de 2021 a ser atribuído aos pilotos, Le Mans é importante na batalha pelo título mundial. A TOYOTA GAZOO Racing detém uma vantagem de 30 pontos sobre a Alpine após três das seis corridas do WEC, enquanto a equipa do Toyota # 8 lidera a classificação dos pilotos apenas a seis pontos dos seus companheiros do Toyota # 7.

Além de procurar conquistar a sua quarta vitória consecutiva em Le Mans, a edição de 2021 marca a décima vez que a Toyota corre em La Sarthe com um carro eletrificado com a tecnologia híbrida. Nas nove tentativas até o momento, a equipa já conquistou três vitórias, cinco “pole position” e terminou no pódio um total de nove vezes.

Este ano, enfrenta o hipercarro da Scuderia Cameron Glickenhaus, que inscreve dois carros, assim como da Alpine, que participa com um carro LMP1 evoluído da época anterior. Mas o desafio de Le Mans vem da natureza extenuante da mítica corrida francesa, bem como dos rivais em pista.

Com cerca de 25.000 mudanças de velocidade, 4.000 km em aceleração máxima e mais de 2 milhões de rotações das rodas numa corrida normal de 24 horas, Le Mans é um verdadeiro teste de resistência.

Os preparativos para o desafio começaram em outubro de 2020, quando o GR010 HYBRID foi testado pela primeira vez em Portugal, em testes secretos no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), desde então, mais oito testes foram feitos para otimizar o desempenho e a fiabilidade do carro, além das três corridas do WEC. A etapa final da jornada acontecerá no próximo domingo, o único dia de teste oficial no Circuito de la Sarthe de 13.626 km.

Dois dias de preparação intensa levam a cinco horas de treino e uma sessão de qualificação na quarta-feira 18 de agosto. Quinta-feira 19 de Agosto há mais cinco horas de treinos, antes e depois da sessão de 30 minutos da Hyperpole às 8h da noite de Portugal continental, quando a TOYOTA GAZOO Racing irá procurar conseguir a sua quinta pole position consecutiva para as 24h de Le Mans.

A 89ª edição das 24 Horas de Le Mans terão início às 15h de sábado, diante de uma multidão de 50.000 pessoas, enquanto 62 carros e 186 pilotos seguem os passos das lendas, somando as suas próprias histórias a uma corrida que aconteceu pela primeira vez em 1923.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Estas Imagens não têm copyright. Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumenta quota de mercado para 6.7% nos primeiros 9 meses do ano Toyota Motor Europe aumentou a sua quota de mercado para 6,7% no primeiros 9 meses de 2021 , o valor mais elevado de sempre. A Toyota em Portugal aumentou a sua quota de mercado em +1,2 pontos percentuais, para 5,9%. TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 TOYOTA GAZOO Racing procura o título no Rali da Catalunha 2021 A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para a penúltima prova do Campeonato Mundial de Ralis 2021 da FIA - o Rali de Espanha nos dias 15 e 17 de Outubro – o Rali de asfalto, disputado a sul de Barcelona, será uma oportunidade para alcançar o título de fabricante e de pilotos. TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC TOYOTA GAZOO Racing apresenta pilotos para nova era no WRC A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team está a preparar-se para entrar em 2022, numa nova era do Campeonato Mundial de Ralis da FIA. Na próxima época, aos comandos dos três Yaris hybrid Rally1 oficiais, a Toyota vai contar com um conjunto de pilotos com experiência comprovada. Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Toyota assinala 50 anos de produção Europeia Produção na Europa começou em 1971 na fábrica de Ovar em Portugal. Hoje, a Toyota conta com nove fábricas europeias que produzem aproximadamente 800 mil automóveis por ano. Volume de produção europeia já ultrapassou os 13 milhões de veículos.