Toyota Corolla Cross expande oferta

da marca no competitivo segmento C
  • A Toyota apresenta o novo Corolla Cross – a versão SUV do carro mais vendido do mundo
  • Primeiro Toyota a apresentar a 5ª geração da motorização eletrificada com a tecnologia híbrida
  • Novo sistema de info-entretenimento multimédia com ampla gama de recursos de conectividade e o primeiro quadro de instrumentos digital para o condutor da Toyota com 12,3 polegadas
  • Alto nível de segurança com T-Mate: combinação da última geração do Toyota Safety Sense, incluindo um novo Sistema de Travagem de Emergência, bem como avançados sistemas adicionais de condução ativa e assistência ao estacionamento
  • Completa a gama de SUV híbridos da Toyota, oferecendo agora aos clientes a mais ampla gama no mercado europeu
  • Contribui para alcançar o objetivo da marca de vender 400 mil automóveis, equivalendo a uma quota de mercado de 9% no segmento mais competitivo do mercado automóvel europeu até 2025

2 de dezembro de 2021 - O novo Toyota Corolla Cross traz, pela primeira vez, o espaço de um SUV do segmento C, o caráter prático e um design arrojado e robusto à gama do modelo mais vendido do mundo.

O novo SUV não só completa a família de derivações do Corolla – posicionando-se ao lado do hatchback, do Touring Sports e do sedan -, como também completa a gama de SUV híbridos da Toyota, que agora oferece aos clientes a mais ampla gama no mercado europeu.

Com base na filosofia TNGA da Toyota, o Corolla Cross apresenta os mais recentes desenvolvimentos da plataforma GA-C, que trazem benefícios para o estilo, conceito geral, tecnologia e dinâmica de condução do veículo.

Design e conceito geral
O estilo potente e robusto do novo Toyota SUV foi também especificamente adaptado ao mercado europeu, com uma combinação específica dos grupos óticos dianteiro e traseiro a complementar a grelha frontal trapezoidal dupla, para-choques tridimensionais alargados e habitáculo espaçoso de um SUV urbano robusto.

O Corolla Cross tem 4460 mm de comprimento, 1825 mm de largura, 1620 mm de altura e uma distância entre eixos de 2640 mm. Posiciona-se entre o Toyota C-HR e o RAV4, no coração do altamente competitivo segmento C-SUV europeu, oferecendo o conforto, o caráter prático e a versatilidade essenciais para famílias ativas com crianças pequenas.

O interior proporciona excelente visibilidade para todos os ocupantes, amplo espaço para a cabeça e para as pernas nos bancos dianteiros e traseiros, grandes aberturas nas portas traseiras, um aumento da luz e a sensação de espaço proporcionada por um teto panorâmico em vidro. O compartimento de carga combina uma reduzida altura da boca de carga com uma abertura ampla da porta para um fácil acesso, o que torna conveniente o carregamento de objetos grandes, como carrinhos de bebe ou bicicletas.

Novo sistema híbrido de 5ª geração
O Corolla Cross é o primeiro Toyota a nível global a beneficiar do novo sistema híbrido de quinta geração. A motorização eletrificada com a tecnologia híbrida, (full hybrid), de tração dianteira (FWD) ou tração inteligente às quatro rodas (AWD-i) baseia-se na antecessora, mas agora com mais binário, mais potência elétrica, maior eficiência e proporcionando um maior prazer de condução.

A caixa híbrida foi redesenhada juntamente com novos sistemas de lubrificação e distribuição do óleo que usam óleo de baixa viscosidade. Assim se alcançam melhorias de eficiência e potência graças à redução de perdas elétricas e mecânicas.

O novo sistema de baterias dispõe dos mais recentes progressos nas baterias de iões de lítio e é mais potente e 40% mais leve do que antes.

A potência dos motores (de gasolina e elétrico) aumentou, resultando num incremento de potência total do sistema de mais de 8%.

A motorização híbrida 2.0L da versão com tração à frente gera 146 kW/197 cv, tornando possível uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.

A variante AWD-i conta com um potente motor elétrico adicional no eixo traseiro com um impressionante rendimento de 30,6 kW.

O motor traseiro é acionado automaticamente para proporcionar maior tração, o que eleva a confiança na condução e paz de espírito em condições de reduzida aderência.

Assim equipado, o Corolla Cross AWD-i iguala o desempenho de aceleração da versão FWD. O desempenho do sistema híbrido de 5ª geração foi também melhorado. O sistema é agora ainda mais linear, previsível e controlável em aceleração, com a velocidade do veículo a corresponder mais às rotações do motor, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva e natural. Isto foi possível graças à recalibração da relação entre a ação do condutor no pedal do acelerador e a resposta real da motorização.

Tecnologias avançadas
Entre as inúmeras tecnologias avançadas que equipam o novo Corolla Cross cabe também destacar o HMI (Interface Homem-Máquina) atualizado com a mais recente tecnologia de multimédia e com uma configuração do painel de bordo (específico para a Europa) que apresenta um totalmente novo e configurável cockpit digital de 12,3 polegadas diante do condutor e um ecrã na consola central de 10,5 polegadas.

O cockpit digital de 12,3 polegadas é um sistema com hardware e software totalmente novos. Sendo o maior do seu segmento, oferece o máximo de espaço para conteúdos, ampla flexibilidade e opções de customização e personalização, tais como dados sobre consumo de combustível, funcionamento do sistema híbrido e navegação.

Com um novo processador mais rápido, o mais recente sistema de info-entretenimento multimédia de alta-definição e ecrã tátil de 10,5 polegadas é compatível com conectividade Apple CarPlay sem fios e Android Auto com fios e dispõe do novo Toyota Smart Connect.

O utilizador pode agora beneficiar da conveniente navegação na “cloud”, com atualizações da situação de incidentes rodoviários, agente de voz e atualizações remotas (over-the-air). Além disso, há um conjunto de serviços conectados do MyT App, incluindo análise de dados da condução, localização do carro e até recursos de controlo remoto, como programação do ar condicionado e bloqueio de portas.

Segurança
Por último, o novo Corolla Cross está equipado com T-Mate, que combina a última geração do conjunto de sistemas Toyota Safety Sense com outros sistemas de assistência ativa de condução e estacionamento para não só tornar a condução mais fácil e segura, mas também proteger todos os ocupantes do veículo e outros utentes da via pública, em vários tipos de cenários.

O Sistema de Pré-Colisão oferece, pela primeira vez, Supressão de Aceleração a baixa velocidade, Assistência Inteligente em Cruzamentos, bem como Deteção de Veículos em Aproximação e Assistência ao Virar em Cruzamentos.

Outras novas funções do Toyota Safety Sense incluem um sistema de Travagem de Emergência à Condução (EDSS) e atualizações automáticas (Over The Air) que mantêm as funções atualizadas e adicionam novas funções durante a vida do veículo. Além disso, foram feitas melhorias no Cruise Control Adaptativo em Toda a Gama de Velocidades (FSR ACC) e nos sistemas Assistência de Condução Inteligente (LTA) e Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA).

T-Mate oferece também assistência à condução através do Alerta de Ângulo Morto (BSM) com Assistência de Saída em Segurança (SEA), Sistema Adaptativo de Luzes de Máximos (AHS) e assistência ao estacionamento com o Toyota Teammate Advanced Park, Câmara Panorâmica 360º (PVM), Deteção Traseira de Aproximação de Veículos com Assistência à Travagem (RCTAB) e Sensores de Estacionamento Inteligentes (ICS).

Criando níveis ainda mais elevados de segurança passiva na altamente rígida plataforma GA-C do novo Corolla Cross, foi desenvolvido um novo airbag central dianteiro para evitar que os ocupantes dos bancos dianteiros colidam uns com os outros em caso de choque lateral.

Desde a sua introdução em 1966, mais de 50 milhões de Corolla foram vendidos em todo o mundo. O novo Corolla Cross irá reforçar ainda mais a presença da Toyota no segmento C e apoiará a ambição da marca de chegar às 400.000 vendas anuais, correspondendo a uma quota de mercado de 9% no segmento de mercado mais competitivo na Europa até 2025.

Com o caráter prático de um SUV espaçoso e o dinamismo da mais avançada tecnologia híbrida, conectividade e sistemas de segurança, o novo Corolla Cross ajuda as famílias modernas a desfrutarem os seus desafios quotidianos.

Dependendo dos mercados, a chegada do Corolla Cross irá começar a partir do último trimestre de 2022.

Toyota Corolla Cross alarga oferta no competitivo segmento C

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.