Híbridos da TOYOTA GAZOO Racing conquistam

o título mundial de resistência na nova era de hipercarros

A TOYOTA GAZOO Racing fez história no mundial de resistência da FIA (WEC - World Endurance Championship) ao conquistar o título mundial na nova era de hipercarros. Com uma “dobradinha” nas 6 horas do Bahrain, a Toyota torna-se campeã mundial de equipas, enquanto o título de pilotos continua em aberto entre as duas tripulações dos Toyota GR010 HYBRID com os números 7 e 8. Tudo será decidido na próxima corrida de 8h, novamente no Bahrain, a 6 de novembro.

30 de outubro 2021 – Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López venceram a penúltima corrida do Campeonato Mundial de Resistência da FIA de 2021 (WEC) no seu GR010 HYBRID #7. Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley completaram um resultado perfeito para a equipa, terminando com o Toyota híbrido #8 em segundo lugar.

Em condições atmosféricas desafiantes devido ao intenso calor, mecânicos, engenheiros e pilotos trabalharam arduamente para ganhar o quarto Campeonato Mundial da TOYOTA GAZOO Racing no WEC e o seu terceiro campeonato consecutivo. Esta vitória também permitiu manter o recorde de 100% de vitórias em 2021 do novo hipercarro GR010 HYBRID, quando resta apenas uma corrida para o final da época.

Com o campeonato de equipas entregue à Toyota, o foco muda agora para a luta pelo título de pilotos na derradeira corrida já no próximo fim-de-semana. A tripulação do Toyota #7, que venceu em Le Mans, deu um passo importante para conseguir o Campeonato Mundial que ganhou no Bahrain há 12 meses. Esta sua terceira vitória da época aumenta a sua vantagem sobre a tripulação do Toyota híbrido #8 para 15 pontos.

Resumo da Prova  A competição entre as duas tripulações aos comandos dos dois GR010 HYBRID foi intensa durante toda a corrida. Quando a prova começou, Sébastien Buemi, no Toyota #8, segurou a vantagem da pole position, mas Mike Conway, perseguiu-o durante a primeira parte da prova e rodaram separados por menos de um segundo durante os primeiros 45 minutos.

Ambos os Toyota alternaram a liderança, durante bastante tempo, até que o Toyota híbrido #7 manteve a liderança, sofrendo menos da degradação dos pneus. Algo que todos os hipercarros enfrentaram durante a corrida.

A meia distância, José María López liderava, a apenas 10 segundos de Sébastien Buemi, mas a batalha tomou um rumo decisivo após quatro horas, quando o Toyota #8 se atrasou numa mudança de pneus e caiu para terceiro. Embora Brendon Hartley tenha ultrapassado rapidamente o Alpine, para recuperar o segundo lugar, estava já a 40 segundos de Kamui Kobayashi.

Os GR010 HYBRID mantiveram o seu ritmo na frente e Kamui Kobayashi estava ao volante do vitorioso carro #7 quando atravessou a meta, após 185 voltas. Kazuki Nakajima terminou 51,401segundos depois, conseguindo a dobradinha da Toyota.

Mal terminaram a prova de 6 horas, a equipa começou de imediato os preparativos para a próxima corrida na mesma pista, mas desta vez de 8 horas e que terá lugar no sábado 6 de novembro, terminando a época de 2021 do WEC e decidindo o Campeonato Mundial de Pilotos.

Resultados nas 6 Horas do Bahrain:
1º: #7 TOYOTA GAZOO Racing 185 voltas
2º #8 TOYOTA GAZOO Racing +51.401segundos

3º #36 Alpine (Negrao/Lapierre/Vaxivierre) +1 volta
4º #31 Team WRT (Frijns/Habsburg/Milesi) +5 voltas
5º #28 JOTA (Galael/Vandoorne/Blomqvist) +5 voltas
6º #38 JOTA (Gonzalez/Da Costa/Davidson) +5 voltas

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Estas Imagens não têm copyright. Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing conquista título mundial de resistência

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.