• O software de segurança virtual de corpos humanos – THUMS (Total Human Model for Safety) analisa lesões corporais causadas em colisões de veículos.
  • • Mais de 400 utilizadores já utilizam o THUMS desde que a Toyota tornou o programa disponível gratuitamente .
  • Em alguns casos o THUMS é usado em estudos de ergonomia em áreas não automóveis.

No caminho para o seu objetivo de zero vítimas de acidentes de viação, a Toyota investiu mais de 20 anos de trabalho desde 1997 para criar e melhorar o software de segurança virtual de corpos humanos - THUMS, tornando-o o modelo de simulação virtual do corpo humano mais avançado do mundo.

A Toyota disponibilizou de forma gratuita o THUMS no início de 2021 através deste site público. Desde então até 1 de julho 2021, foi descarregado por 400 utilizadores em todo o mundo. O THUMS também tem vindo a ser usado em estudos de ergonomia em áreas não automóveis, como por exemplo, em projetos de camas voltados para a prevenção de escaras, projeto de raquetes, capacetes de futebol americano e ainda calçado para prevenção de lesões.

O THUMS foi originalmente desenvolvido como um manequim digital de teste de colisão de veículos, que inclui todos os ossos, órgãos, tecidos e tendões encontrados no corpo humano. O manequim virtual pode ser homem, mulher ou criança de diferentes idades, podendo até assumir diferentes posturas - sentado ou a caminhar. Tudo isto torna o THUMS um dos sistemas mais avançados disponíveis para simular e analisar lesões causadas por forças externas em infinitos cenários possíveis.

Tjark Kreuzinger, Gestor Sénior da TME R&D Safety Research & Technical Affairs afirma: "Comparado com bonecos de colisão físicos normalmente usados em testes de colisão de veículos, o THUMS é capaz de analisar lesões relacionadas à colisão com mais detalhe, porque modela com precisão as formas e durabilidade de corpos humanos levando em consideração diferentes gêneros, faixas etárias e tamanhos corporais, bem como diferentes posturas.

“O THUMS pode ajudar a melhorar a segurança e o conforto em diversas aplicações. É por isso que a Toyota deseja difundir o uso do THUMS, de forma mais ampla e além da indústria automóvel, tornando-o disponível gratuitamente.”

Compartilhar know-how de forma livre com terceiros não é novidade para a Toyota: em 2019, a Toyota concedeu licenças livres de royalties para quase 24.000 patentes que detém para tecnologias relacionadas à eletrificação de veículos para ajudar a acelerar o desenvolvimento da mobilidade sustentável

Toyota THUMS de acesso grátis, usado fora do setor automóvel

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.