• O software de segurança virtual de corpos humanos – THUMS (Total Human Model for Safety) analisa lesões corporais causadas em colisões de veículos.
  • • Mais de 400 utilizadores já utilizam o THUMS desde que a Toyota tornou o programa disponível gratuitamente .
  • Em alguns casos o THUMS é usado em estudos de ergonomia em áreas não automóveis.

No caminho para o seu objetivo de zero vítimas de acidentes de viação, a Toyota investiu mais de 20 anos de trabalho desde 1997 para criar e melhorar o software de segurança virtual de corpos humanos - THUMS, tornando-o o modelo de simulação virtual do corpo humano mais avançado do mundo.

A Toyota disponibilizou de forma gratuita o THUMS no início de 2021 através deste site público. Desde então até 1 de julho 2021, foi descarregado por 400 utilizadores em todo o mundo. O THUMS também tem vindo a ser usado em estudos de ergonomia em áreas não automóveis, como por exemplo, em projetos de camas voltados para a prevenção de escaras, projeto de raquetes, capacetes de futebol americano e ainda calçado para prevenção de lesões.

O THUMS foi originalmente desenvolvido como um manequim digital de teste de colisão de veículos, que inclui todos os ossos, órgãos, tecidos e tendões encontrados no corpo humano. O manequim virtual pode ser homem, mulher ou criança de diferentes idades, podendo até assumir diferentes posturas - sentado ou a caminhar. Tudo isto torna o THUMS um dos sistemas mais avançados disponíveis para simular e analisar lesões causadas por forças externas em infinitos cenários possíveis.

Tjark Kreuzinger, Gestor Sénior da TME R&D Safety Research & Technical Affairs afirma: "Comparado com bonecos de colisão físicos normalmente usados em testes de colisão de veículos, o THUMS é capaz de analisar lesões relacionadas à colisão com mais detalhe, porque modela com precisão as formas e durabilidade de corpos humanos levando em consideração diferentes gêneros, faixas etárias e tamanhos corporais, bem como diferentes posturas.

“O THUMS pode ajudar a melhorar a segurança e o conforto em diversas aplicações. É por isso que a Toyota deseja difundir o uso do THUMS, de forma mais ampla e além da indústria automóvel, tornando-o disponível gratuitamente.”

Compartilhar know-how de forma livre com terceiros não é novidade para a Toyota: em 2019, a Toyota concedeu licenças livres de royalties para quase 24.000 patentes que detém para tecnologias relacionadas à eletrificação de veículos para ajudar a acelerar o desenvolvimento da mobilidade sustentável

Toyota THUMS de acesso grátis, usado fora do setor automóvel

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma histórica quarta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Numa corrida dramática no mítico Circuito de la Sarthe, conseguiu superar as adversidades para se tornar no primeiro vencedor de Le Mans com um hipercarro - o GR010 HYBRID. História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única A TOYOTA GAZOO Racing cedeu de forma permanente ao museu “Le Mans 24H” o Toyota TS050 HYBRID #8, que venceu a 88.ª edição da lendária prova, pelas mãos de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley em setembro de 2020. Exposição reforça o compromisso da marca com as corridas de resistência. Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen subiram ao pódio no Rali da Bélgica. O jovem finlandês foi o mais rápido dos 3 Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing, terminando em 3º lugar da geral. Elfyn Evans terminou em 5º lugar e Sébastien Ogier, que continua líder no campeonato, terminou em 5º. TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição das 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021. Após 3 vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia o novo hipercarro GR010 HYBRID e procura vencer novamente.