Toyota no Rali de Monza

Ogier e Ingrassia vencem sétimo titulo mundial de pilotos com o Yaris WRC

Sébastien Ogier e o seu co-piloto Julien Ingrassia venceram o Rali de Monza e conquistaram o seu sétimo título Mundial de Pilotos de Rali da FIA, ao volante do Toyota Yaris WRC. Ogier alcançou este feito notável na sua primeira época com a TOYOTA GAZOO Racing. Com este título, o francês torna-se no quinto piloto a ganhar o título do WRC aos comandos de um Toyota e volta a conseguir vencer o campeonato em 2020, após a vitória de Ott Tänak com a Toyota, em 2019.

Numa época atípica, com uma longa paragem devido à pandemia do novo coronavírus, Ogier entrava na última prova do campeonato em segundo lugar da classificação de pilotos, atrás do seu companheiro de equipa Elfyn Evans. A prova italiana, adicionada ao calendário do mundial de ralis, mostrou-se exigente e muito desafiante.

Ogier arrancou na quinta-feira 3 de dezembro e mostrou logo ao que vinha, conseguindo ser o mais rápido e tornando-se no primeiro líder da prova Italiana. O segundo dia, deu lugar a especiais extremamente técnicas de superfície mista no circuito de Monza, que se tornaram extraordinariamente desafiantes pela chuva contínua. No sábado, as equipas aventuraram-se por estradas de montanha e encontraram condições de neve e gelo extremamente traiçoeiras.

Já vencedor na Suécia e na Turquia este ano, naquela que também foi a sua primeira época com a Toyota, Elfyn Evans estava bem posicionado, no sábado, para ser campeão. Era terceiro da geral quando saiu de estrada numa direita incrivelmente escorregadia. O piloto britânico lamentou a situação uma vez que foi a primeira vez, este ano, que terminou uma prova fora dos quatro primeiros, precisamente quando mais precisava de pontuar.

Com o caminho livre para alcançar o campeonato de pilotos, Ogier, assumiu a liderança do rali na manhã de sábado, em condições comparáveis às do Rali Monte-Carlo, onde já venceu sete vezes. Conseguiu uma vantagem de 17,8 segundos, num último dia, novamente marcado pela chuva, vencendo o rali com uma vantagem final de 13,9s.

No lugar mais alto do pódio de Monza, Tommi Mäkinen juntou-se a Ogier e Ingrassia recebendo também o troféu naquele que foi o seu último evento como Diretor de Equipa, antes de assumir funções como Conselheiro de Desporto Automóvel da Toyota, a partir de janeiro de 2021.

A Toyota termina com a dobradinha na classificação de pilotos e co-pilotos, com Evans e o seu navegador, Scott Martin, na segunda posição, após uma época emocionante na qual lutaram pelo campeonato pela primeira vez. Completando um ano notável da Toyota com a sua nova formação de pilotos, Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen garantiram o quinto lugar no campeonato.

No campeonato de fabricantes, a Toyota terminou em segundo lugar, a cinco pontos do vencedor, tendo o Yaris WRC vencido quatro das sete provas.

No programa TOYOTA GAZOO Racing WRC “Challenge”, Takamoto Katsuta completou o seu programa de cinco provas ao volante do Yaris WRC com a vitória na Power Stage final de Monza.

Pilotos Campeões do Mundo com a Toyota:
1990: Carlos Sainz (Toyota Celica GT-Four ST165)
1992: Carlos Sainz (Toyota Celica Turbo 4WD ST185)
1993: Juha Kankkunen (Toyota Celica Turbo 4WD ST185)
1994: Didier Auriol (Toyota Celica Turbo 4WD ST185)
2019: Ott Tänak (Toyota Yaris WRC)
2020: Sébastien Ogier* (Toyota Yaris WRC)
*sujeito a confirmação da FIA

Classificação final do Rali de Monza (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h15m51.0s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +13.9s
3 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +15.3s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) +45.7s
5 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +1m11.1s
6 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Škoda Fabia Rally2 evo) +3m56.2s
7 Oliver Solberg/Aaron Johnston (Škoda Fabia Rally2 evo) +4m12.1s
8 Jari Huttunen/Mikka Lukka (Hyundai i20 R5) +5m15.4s
9 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 R5) +5m27.4s
10 Pontus Tidemand/Patrik Barth (Škoda Fabia Rally2 evo) +5m53.0s
29 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +20m12.6s

Ogier-Ingrassia-vencem-setimo-titulo-mundial -  WRC 9

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.