Toyota Motor Europe reforça aliança estratégica

com CaetanoBus e Finlog no negócio de autocarros a pilha de combustível
  • A Toyota Caetano Portugal (TCAP), joint-venture da Toyota Motor Europe (TME) e da Salvador Caetano, reforçou a sua aliança estratégica com a CaetanoBus e a Finlog.
  • A aliança impulsionará a expansão das soluções de mobilidade com zero emissões da Toyota no caminho para a sociedade do hidrogénio

A Toyota Caetano Portugal (TCAP) tornou-se a 17 de dezembro de 2020, acionista direta de duas empresas portuguesas. O reforço da aliança estratégica com a fabricante e comercializadora de autocarros CaetanoBus e a Finlog, empresa de serviços financeiros para automóveis de passageiros, visa acelerar a difusão da mobilidade a hidrogénio.

À medida que mais países e cidades europeias anunciam políticas estratégicas para promover a descarbonização da mobilidade, espera-se que os veículos comerciais, especialmente os autocarros urbanos, sejam eletrificados rapidamente. Assim, a TME irá expandir ainda mais a sua mobilidade comercial com zero emissões, alavancando o negócio de autocarros de longa data da CaetanoBus e os esforços recentes no desenvolvimento e venda de autocarros com zero emissões.

Atualmente, a TME fornece já à CaetanoBus a tecnologia de pilha de combustível da Toyota, integrando-a no seu primeiro autocarro movido a hidrogénio com uma autonomia de 400km. Impulsionada por esta aliança reforçada, iniciará o desenvolvimento, produção e distribuição de autocarros movidos a pilha de combustível Toyota para expandir as suas soluções de mobilidade com zero emissões para promover o crescimento da sociedade do hidrogénio.

Já a Finlog desenvolverá um programa operacional completo de leasing focado no negócio de autocarros. Aproveitando o seu know-how relativamente ao leasing de serviço completo de automóveis de passageiros, estão a aumentar o seu portfólio de soluções de mobilidade com zero emissões em todas as cidades europeias.

"Estamos felizes com a oportunidade de expandir a parceria histórica que temos com a Toyota de forma a englobar o negócio de autocarros. Em conjunto com a CaetanoBus, acreditamos que podemos contribuir de forma expressiva para o desenvolvimento da sociedade do hidrogénio, partilhando o nosso know-how e recursos humanos, bem como dando-lhes a conhecer o nosso conceituado Sistema de Produção Toyota (TPS, Toyota Production System)", referiu José Ramos, CEO da TCAP.

“Estas novas alianças reforçam a nossa relação com o Grupo Caetano e permitem-nos a oportunidade de aprender ainda mais com o empreendedorismo e agilidade da Caetano. A Toyota está empenhada em fornecer mobilidade sustentável e a introdução dos autocarros com pilha de combustível da Toyota irá expandir ainda mais a nossa linha de zero emissões na Europa”, comentou Johan van Zyl, Presidente da TME.

Para mais informações, por favor entre em contacto com:
Victor Marques | T.: +351 918 937 180 | victor.marques@toyotacaetano.pt
Raquel Santos | T.: +351 915 278 883 | raquel.santos@salvadorcaetano.pt

Toyota Motor Europe

Jean-Yves Jault   T +32 2 745 2997 Jean.yves.jault@toyota-europe.com
Paul Greaves      T +32 2 745 2345 Paul.greaves@toyota-europe.com
Carol Coolsaet    T +32 2 745 2960 Carol.coolsaet@toyota-europe.com
An Dua              T +32 2 745 2471 An.dua@toyota-europe.com
Kaori Hasegawa  T +32 2 745 3525 Kaori.Hasegawa@toyota-europe.com

Notas aos editores:
 
A Toyota Motor Europe NV/SA (TME) supervisiona as vendas e o marketing no mercado grossista de peças, acessórios e veículos Toyota e Lexus, e as operações de produção e engenharia da Toyota na Europa. A Toyota emprega diretamente mais de 25.000 pessoas na Europa e já investiu mais de 10 mil milhões de euros desde 1990.

As operações da Toyota na Europa são apoiadas por uma rede de 29 empresas nacionais de marketing e vendas em 53 países, um total de cerca de 3.000 pontos de venda e 9 fábricas. Em 2019, a Toyota vendeu 1.089.422 veículos Toyota e Lexus na Europa.
Para mais informações, visite www.toyota-europe.com.

Grupo Salvador Caetano
O Grupo Salvador Caetano está presente em três continentes, 37 países e conta com mais de 70 anos dedicados à indústria e setor automóvel, 7000 Colaboradores e um Volume de Negócios de 2.3 mil milhões de euros. As áreas de negócio do Grupo englobam a indústria, com o desenvolvimento, produção e comercialização internacional de autocarros e a produção de peças e componentes para a indústria aeronáutica.

A distribuição e retalho automóvel em Portugal, Espanha e em diversos países do continente africano e, mais recentemente, na Colômbia, representando mais de 20 marcas. Agrega também os mais variados serviços de mobilidade e equipamentos industriais, assim como investimentos na área da comunicação e publicidade.

“Todos temos um propósito e o nosso é cuidar da mobilidade dos nossos Clientes.
Juntos, ajudamos as pessoas a moverem-se.”

Para mais informações, visite: www.toyota.pt  www.caetanobus.pt  www.finlog.pt

Toyota reforça estratégia Fuel Cell com CaetanoBus e Finlog

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma histórica quarta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Numa corrida dramática no mítico Circuito de la Sarthe, conseguiu superar as adversidades para se tornar no primeiro vencedor de Le Mans com um hipercarro - o GR010 HYBRID. História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única A TOYOTA GAZOO Racing cedeu de forma permanente ao museu “Le Mans 24H” o Toyota TS050 HYBRID #8, que venceu a 88.ª edição da lendária prova, pelas mãos de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley em setembro de 2020. Exposição reforça o compromisso da marca com as corridas de resistência. Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen subiram ao pódio no Rali da Bélgica. O jovem finlandês foi o mais rápido dos 3 Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing, terminando em 3º lugar da geral. Elfyn Evans terminou em 5º lugar e Sébastien Ogier, que continua líder no campeonato, terminou em 5º. TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição das 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021. Após 3 vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia o novo hipercarro GR010 HYBRID e procura vencer novamente.