Toyota estreia concept do novo GR Yaris

no jogo oficial do mundial de ralis - WRC 9
  • Novo “concept” do GR Yaris será incluído na última atualização do jogo de vídeo WRC 9
  • Oferece aos jogadores e fãs uma primeira mostra do futuro
  • Os jogadores podem também experimentar o Yaris WRC de 2020 e Corolla WRC de 1999

A Toyota Motor Europe (TME) e NACON acabam de revelar aos jogadores e fãs de rali o novo Concept de ralis do Toyota GR Yaris. Disponível a partir de dezembro no WRC 9, o jogo oficial do Campeonato Mundial de Ralis da FIA desenvolvido pela KT Racing, irá incluir o novo Toyota através de uma atualização do jogo. O Toyota GR Yaris “Rally Concept” é derivado do Toyota GR Yaris de estrada, amplamente considerado pela imprensa especializada, em vários países, como o carro de seu segmento, com o melhor desempenho.

O Toyota GR Yaris "nasceu de e para o WRC", logo a colaboração da Toyota e da NACON para trazer este produto exclusivo para o jogo WRC 9 cumpre o objetivo da Toyota de entusiasmar e envolver os fãs de automóveis em todo o mundo, enquanto oferece um vislumbre de um futuro Toyota para o mundial de ralis.

O Toyota GR Yaris “Rally Concept” é inspirado no protótipo do Toyota GR Yaris World Rally Car testado no início deste ano. A TME, juntamente com a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team, a GAZOO Racing Company e a NACON, colaboraram para transformar o sonho coletivo em realidade através da parceria de eSports WRC da TME com a NACON. O vencedor geral da competição eSports WRC desta temporada também terá a possibilidade de ganhar um novo Toyota GR Yarisi

É raro para os entusiastas experimentarem uma versão de videojogo de um carro de estrada ou de corrida recém-lançado tão cedo no ciclo de vida do automóvel. Mas a Toyota trouxe uma edição especial do Toyota GR Yaris de ralis para o WRC 9 e a versão do carro de estrada para o Gran Turismo Sport durante a fase de lançamento do produto, demonstrando o compromisso da marca em ser uma marca mais emocional com o desporto automóvel dos videojogos (e-Motorsport).

Para o presidente da Toyota, Akio Toyoda, a criação de um carro desportivo feito exclusivamente pela Toyota - o primeiro em 20 anos - era uma ambição pessoal, que cresceu quando TOYOTA GAZOO Racing venceu o Campeonato de Fabricantes do WRC em 2018.

O Toyota GR Yaris é esse carro, construído do zero e projetado para vencer ao mais alto nível. É o segundo modelo GR global da Toyota, após o lançamento do GR Supra em 2018. O GR Yaris é construído sobre uma plataforma única, combinando a nova plataforma GA-B da Toyota (que estreou na nova geração Yaris) e uma seção traseira adaptada da plataforma GA-C usada para o Corolla e C-HR.

Os comentários da equipa de ralis enfatizaram a importância da leveza, que se reflete no uso de painéis de alumínio e um teto em plástico reforçado em fibra de carbono, enquanto a redução de peso foi prioridade máxima em todas as zonas do modelo.

Para obter o melhor desempenho aerodinâmico, a carroçaria em si é única: embora baseada no novo Toyota Yaris, é um modelo de três portas em vez de cinco portas, com uma linha de tejadilho mais baixa. Projetada para direcionar o fluxo de ar para o spoiler traseiro e gerar apoio aerodinâmico. Tal como acontece com um carro de competição, a forma da parte inferior da carroçaria canaliza com eficiência o fluxo de ar pelas laterais do veículo.

O motor também é totalmente novo, um motor turbo de três cilindros e novo motor 1,6 litros. Para além de ser o 1.6 turbo mais pequeno e leve, é o motor de três cilindros mais potente do mundo. Debita 261 cv e 360 Nm de binário, e está em conformidade com os regulamentos técnicos WRC2. O compacto Toyota GR Yaris acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 5,5 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 230 km/h.

A sua construção usa tecnologias derivadas diretamente do desporto motorizado, incluindo um turbocompressor de rolamento, válvulas de escape de grande diâmetro e arrefecimento de pistão a óleo de múltiplos jatos.

Um peso bruto de apenas 1.280 kg dá ao Toyota GR Yaris uma excelente relação peso-potência de apenas 4,9 kg por cv. A potência do motor é aproveitada através de um novo sistema de tração às quatro rodas permanente GR-FOUR da Toyota controlado eletronicamente. Outro recurso inspirado na competição, oferece três modos de condução com diferente distribuição de tração no eixo dianteiro / traseiro para se adequar às condições - Normal (60/40 distribuição pelo eixo dianteiro / traseiro), Track (50/50) e Sport (30/70).

O novo Toyota GR Yaris Rally Concept junta-se agora no jogo WRC oficial WRC 9, ao já disponível Toyota Yaris WRC 2020 e ao lendário Toyota Corolla WRC de 1999 para completar uma experiência Toyota nos ralis do passado, presente e futuro.

Apesar de uma época reduzida do Campeonato Mundial de Ralis de 2020, o Toyota Yaris WRC teve um ótimo desempenho e está na disputa do titulo. Procura alcançar um duplo Campeonato Mundial para a TOYOTA GAZOO Racing. Elfyn Evans lidera o Campeonato Mundial de Pilotos com 14 pontos de avanço para o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, enquanto a TOYOTA GAZOO Racing está em segundo lugar na classificação de fabricantes, a apenas sete pontos da liderança quando está perto o Rali de Monza, que termina a época no próximo mês de dezembro.

Baseado na oitava geração do modelo mais vendido do mundo, o Toyota Corolla WRC foi produzido pela Toyota Motorsport GmbH (recentemente rebatizado TOYOTA GAZOO Racing Europe GmbH), estreou-se em 1997 no Rali da Finlândia com os lendários pilotos do WRC Didier Auriol e Marcus Gronholm ao volante. O Toyota Corolla WRC foi levado à vitória por outra lenda da Toyota, Carlos Sainz, no Rali de Monte Carlo de 1998.

No ano seguinte, que se tornaria a última época da Toyota antes do regresso em 2017, o Toyota Corolla WRC conquistou a vitória final da marca no WRC no Rali da China de 1999, permitindo que a Toyota deixasse o desporto motorizado em alta com um terceiro Campeonato Mundial de fabricantes.

O novo Toyota GR Yaris Rally Concept está disponível para todos os jogadores do WRC 9, o jogo oficial do Campeonato Mundial de Rally da FIA, após a instalação da última atualização do jogo, que tem lançamento previsto em dezembro.

Para mais informação sobre este assunto: https://newsroom.toyota.eu/

i Condições e toda a Informação em inglês em: https://www.wrc.com/en/more/gaming/rules/, sujeito à disponibilidade do modelo, que poderá receber um prémio monetário.

Ogier e Ingrassia vencem sétimo titulo mundial de pilotos com o Yaris WRC -  WRC 9

Saiba mais sobre...

Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe aumenta vendas em 8% em 2021 atingindo um recorde de 6,4% de quota de mercado Toyota Motor Europe com um total de vendas de 1.076.300 (Jan-Dez 2021) um aumento de 8%, refletindo a forte procura dos clientes, superando um mercado estável de +1% em 2021 TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup: Calendário aprovado, com quatro ralis em terra e quatro provas em asfalto O Novo Troféu monomarca criado pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute (MSi) vai arrancar no último fim de semana de março de 2022, no Rali dos Açores. Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) estabelecem parceria para 2022 Toyota Caetano Portugal e Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) unem forças no sentido de aumentar o entusiasmo em torno do desporto automóvel em Portugal. Após a criação da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em 2021, a Toyota arranca em 2022 com esta nova parceria. TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022 TOYOTA GAZOO Racing irá revelar novos desportivos no Salão de Tóquio 2022. Estreia mundial a 14 de janeiro do GR GT3 Concept e versão especial do GR Yaris.