Toyota Yaris WRC de Evans vence o Rali da Suécia

e Rovanperä sobe ao pódio

Logo na sua segunda prova ao volante do Toyota Yaris WRC e após dominar grande parte do Rali da Suécia, Elfyn Evans alcançou a sua primeira vitória com a TOYOTA GAZOO Racing. Com ele no pódio, estava Kalle Rovanperä, o jóvem de 19 anos, que com um tempo impressionante na derradeira Power Stage, venceu uma emocionante batalha pelo terceiro lugar com o seu colega de equipa e campeão do mundo, Sébastien Ogier.

Juntos, o trio de pilotos, ao volante dos seus Yaris WRC continuaram o excelente início de época da equipa que alinha com uma nova formação de pilotos. Com este resultado, a Toyota assume a liderança do campeonato dos fabricantes, enquanto Evans lidera, ex aequo, o campeonato de pilotos, pela primeira vez na sua carreira.

O rali da Suécia arrancou em condições bastante diferentes do habitual, devido ao tempo mais ameno, com menos neve e gelo que o esperado nesta época do ano e com um percurso algo reduzido. As especiais cronometradas tiveram lugar apenas na sexta-feira, com a noite de quinta-feira marcada por uma cerimónia de partida e um shakedown adicional.

As temperaturas bem abaixo de zero no início da manhã de sexta-feira, fizeram com que a sessão de abertura, (três especiais junto à fronteira com a Noruega), estivesse em condições relativamente boas, permitindo que os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing andassem a muito bom ritmo, tendo terminando o primeiro dia com Elfyn Evans na liderança, enquanto os seus companheiros de equipa, Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier, nos outros dois Yaris WRC, terminaram em terceiro e quarto lugares, respetivamente.

O percurso de sábado era idêntico ao de sexta-feira. Embora tivesse caído alguma neve durante a noite, as temperaturas estavam ainda acima de zero. Elfyn Evans começou o dia na liderança, com 8,5 segundos de vantagem e foi o mais rápido nas três especiais de floresta duplicando, dessa forma, a sua vantagem na frente. Sébastien Ogier superou o seu companheiro de equipa, Kalle Rovanperä nas duas primeiras especiais da manhã e subiu na classificação geral.

Desta feita, no final do segundo dia, Elfyn Evans liderava o Rali com uma vantagem de 17,2 segundos, enquanto os outros dois Yaris WRC da TOYOTOA GAZOO Racing de Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä estavam numa luta acesa por um lugar no pódio, terminando o dia em terceiro e o quarto lugares da geral, respetivamente, e separados por apenas 0,5 segundos.

No domingo, Elfyn Evans, que tinha vencido cinco das oito etapas anteriores, optou por uma abordagem relativamente cautelosa, mas ainda assim, garantiu a vitória por 12,7segundos. De forma impressionante, após a sua estreia no Rali de Monte-Carlo, Kalle Rovanperä atingiu outro nível na Suécia e na derradeira especial da prova foi 3,7 segundos mais rápido do que qualquer outro piloto, conquistando a sua primeira vitória numa etapa WRC e os cinco pontos de bónus disponíveis na Power Stage.

É o piloto mais jovem de sempre a subir ao pódio no mundial de ralis (dois anos mais novo que o recordista anterior). Sébastien Ogier alcançou o terceiro tempo mais rápido e terminou em quarto lugar da geral, acumulando pontos importantes para o campeonato, onde está em terceiro lugar, cinco pontos atrás de Evans.

Classificação final do Rali da Suécia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 1h11m43.1s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +12.7s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +20.2s
4 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) +23.6s

5 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) +32.4s
6 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +33.8s
7 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m00.9s
8 Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +1m24.5s
9 Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC) +1m59.6s
10 Jari Huttunen/Mikko Lukka (Hyundai i20 R5) +4m03.0s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota Yaris WRC de Evans vence na Suécia e Rovanperä em 3º

Saiba mais sobre...

Toyota Gazoo Racing apresenta hípercarro eletrificado - GR010 Hybrid Toyota Gazoo Racing apresenta hípercarro eletrificado - GR010 Hybrid A TOYOTA GAZOO Racing inicia uma nova era nas corridas de resistência com o lançamento de seu novo hípercarro eletrificado para Le Mans GR010 HYBRID, que irá competir no WEC (World Endurance Championship) no Campeonato Mundial de Resistência de 2021 da FIA. Toyota Motor Europe supera claramente o mercado em 2020 Toyota Motor Europe supera claramente o mercado em 2020 Toyota Motor Europe vendeu 993.113 viaturas em 2020, menos -9,% que em 2019, mas com um desempenho superior que o mercado que caiu -20%. A Toyota passa a ser a 3ª marca mais vendidas na Europa. Em Portugal, no mercado total de ligeiros em 2020, a marca aumentou a sua quota de mercado. Toyota lidera na venda de veículos eletrificados em Portugal Toyota lidera na venda de veículos eletrificados em Portugal Com uma gama alargada de modelos híbridos, a Toyota mantem-se como a marca líder na venda de veículos eletrificados em 2020. Num ano desafiante devido à pandemia, 67% das vendas da Toyota foram híbridos. Toyota com estreia mundial online do novo hípercarro de Le Mans Toyota com estreia mundial online do novo hípercarro de Le Mans Convite exclusivo para imprensa da revelação global do novo topo de gama da Toyota Gazoo Racing, em “livestream” Sexta-feira, 15 de janeiro às 8 horas de Portugal continental