TOYOTA GAZOO Racing vence Le Mans

pela 3ª vez consecutiva

Após uma corrida desafiante no Circuito de la Sarthe, a TOYOTA GAZOO Racing conquistou a terceira vitória consecutiva, com o TS050 HYBRID, nas 24 Horas de Le Mans. Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley completaram mais de 5.000 km da icónica corrida de resistência, com o Toyota híbrido # 8 a terminar com cinco voltas de avanço para o segundo classificado, assumindo ainda a liderança no Campeonato Mundial de pilotos.

A vitória nesta 88ª edição de Le Mans, que se realizou apenas pela segunda vez em setembro, é simultaneamente a penúltima ronda do Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC), e significa que a TOYOTA GAZOO Racing é coroada campeã mundial por equipas, com uma vantagem de 57 pontos sobre a Rebellion Racing e alcançando assim o seu terceiro título após os de 2014 e 2018-2019.

Para Sébastien e Kazuki, este foi o terceiro triunfo consecutivo em Le Mans juntando-se a apenas a outros sete pilotos, nos 97 anos de história da corrida, que alcançaram tal feito. Brendon venceu pela segunda vez após a sua vitória em 2017.

A pole position do TS050 HYBRID # 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López parecia rumo à sua primeira vitória em La Sarthe até surgir um problema de escape, apesar da paragem, pouco depois de meio da prova, os pilotos lutaram para conquistar o terceiro lugar conseguindo nos derradeiros 70 minutos da corrida um lugar no pódio

A corrida ficará marcada como a despedida em Le Mans do TS050 HYBRID de 1.000 CV com tração às quatro rodas, eletrificado com a tecnologia híbrida da Toyota, estabeleceu um novo nível em termos de eficiência e desempenho em La Sarthe. Usando 35% menos combustível do que a primeira geração de híbridos LMP1 de 2012, o TS050 HYBRID é cerca de 10 segundos, mais rápido, por volta.

Detém a volta mais rápida de todos os tempos em Le Mans, quatro “pole position” consecutivas e três vitórias.
Estas conquistas inspiraram o novo Toyota GR Super Sport, um hipercarro nascido em Le Mans. Desta feita, foi por isso que a marca achou que a sua estreia pública em pista deveria ser antes do início da corrida. Uma versão de desenvolvimento personalizada completou uma volta de demonstração antes de devolver o troféu dos vencedores, pouco antes do início às 14h30, com o Toyota # 7 na “pole position”, e o Toyota # 8 em terceiro.

Excetuando 10 voltas em torno da marca de seis horas de corrida, o Toyota híbrido # 7 manteve-se na frente, construindo uma vantagem de uma volta por meia distância. Mas, pouco antes das 3 da manhã, com Kamui ao volante, sofreu uma redução de potência que o obrigou a entrar na box. Um coletor de escapamento danificado foi substituído em menos de 30 minutos e Kamui voltou em quarto lugar, seis voltas atrás da liderança e quatro voltas atrás do Rebellion em terceiro.

Isto deixou o Toyota # 8 na liderança, que já tinha recuperado dos seus problemas primeiro com um furo, depois uma conduta de arrefecimento dos travões danificada por detritos, que o atrasou com duas paragens antes de uma reparação de 10 minutos na sétima hora de corrida. Mas os pilotos e equipa nunca desistiram e lutaram para ficar em segundo lugar antes da situação do Toyota # 7.

Agora com uma liderança expressiva, Sébastien, Kazuki e Brendon controlaram o resto da corrida na frente, estabelecendo uma vantagem de cinco voltas. Pelo terceiro ano consecutivo, Kazuki cruzou a linha da meta para vencer as 24 Horas de Le Mans, consolidando o seu status como o piloto japonês de maior sucesso em La Sarthe.

Mike, Kamui e José recuperaram e aproximaram-se do terceiro lugar, mas o Toyota # 7 sofreu danos devido a destroços na zona inferior, que comprometeram o desempenho aerodinâmico. No entanto, a batalha pelo último lugar do pódio ganhou vida na última final da prova, quando o Rebellion # 3 deu um toque na pista e depois não conseguiu sair dos boxes, permitindo a José ganhar o terceiro lugar, terminando a seis voltas do Toyota # 8 e uma volta atrás do rebelion # 1, em segundo lugar.

Uma variação significativa de pontos a favor dos pilotos do Toyota # 8 em Le Mans significa que a corrida pelo título do Campeonato Mundial de pilotos é adiada para a última corrida da época 2019-2020, a 14 de novembro no Bahrain. O Toyota # 8 detém uma vantagem de sete pontos com um máximo de 39 disponíveis no Bahrein.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing vence Le Mans pela 3ª vez consecutiva

Saiba mais sobre...

Toyota e Hino desenvolvem camião elétrico a hidrogénio para a América do Norte  Toyota e Hino desenvolvem camião elétrico a hidrogénio para a América do Norte Toyota e Hino desenvolvem camião elétrico a hidrogénio para a América do Norte que vai oferecer mobilidade zero emissões. A Toyota Motor North America (TMNA) e a Hino USA vão um camião elétrico a pilha de combustível (hidrogénio) (FCET) Classe 8 para o mercado norte-americano. Toyota GR Yaris estreia em Goodwood com Elfyn Evans Toyota GR Yaris estreia em Goodwood com Elfyn Evans O atual líder do Campeonato de pilotos do Mundial de Ralis, Elfyn Evans, irá trocar temporariamente o Yaris WRC de competição, pelo novo desportivo de estrada o GR Yaris. Desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing, o compacto fará a sua 1ª aparição pública no Goodwood speedweek no Reino Unido. Toyota apoia Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil Toyota apoia Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil A Toyota Caetano Portugal está a apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com a cedência de um Toyota RAV4 híbrido e a PROACE VERSO de 9 Lugares para monitorização e coordenação das operações de socorro em Portugal continental. Toyota desafia a “pensar em grande” com os SUV híbridos RAV4 e C-HR Toyota desafia a “pensar em grande” com os SUV híbridos RAV4 e C-HR A Toyota desafia os portugueses a pensar em grande, com a tecnologia híbrida e a fiabilidade que só a marca oferece. A pensar em grande, ao trocar por um SUV híbrido C-HR ou RAV4 e a aproveitar a campanha válida até final de outubro, com grandes ofertas de financiamento e valorização da retoma.
Configurações de Cookies

Os cookies são usados para lhe fornecer uma melhor experiência no nosso site, para fornecer serviços e ferramentas de terceiros, para nos ajudar a compreender e melhorar o funcionamento do site e para publicidade. Recomendamos que mantenha todos os cookies, mas se não concordar, pode alterar facilmente clicando na opção de configurações de cookies abaixo. Os detalhes completos estão disponíveis na nossa política de cookies.