Toyota promove a eletrificação global de veículos

ao disponibilizar perto de 24.000 patentes, sem custos

• Toyota disponibiliza patentes concedidas ao longo de mais de 20 anos de desenvolvimento da tecnologia de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida.
• Suporte técnico disponível para ajudar outros fabricantes de veículos a atingir metas de desempenho ambiental com os sistemas adquiridos para a eletrificação de veículos.
• Oportunidade de promover o crescimento de veículos eletrificados a nível global.

Tendo em consideração a quantidade de tempo, dinheiro e recursos necessários para desenvolver mobilidade sustentável para ajudar a combater as emissões crescentes e continuar a utilizar a tecnologia atualmente disponível, a Toyota Motor Corporation (Toyota) acaba de anunciar duas medidas: uma relacionada com as suas patentes e outra com o conhecimento técnico para promover ainda mais a uso generalizado de veículos eletrificados.

Em primeiro lugar, a Toyota acaba de anunciar que irá conceder licenças isentas de royalties a perto de 24.000 das suas patentes. (incluindo alguns pedidos pendentes) para tecnologias relacionadas com a eletrificação de veículos. Em segundo lugar, a Toyota irá fornecer apoio técnico baseado em honorários para outros fabricantes que pretendam desenvolver e vender veículos eletrificados com motores, baterias, unidades de controlo e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota, como parte integrante dos seus veículos.

Por fim, ao conceder patentes livres de royalties e fornecer suporte técnico dos seus sistemas de eletrificação de veículos, a Toyota pretende ajudar a promover o uso massificado de veículos eletrificados e, ao fazê-lo, ajudar governos, fabricantes automóveis e a sociedade em geral a alcançar metas relacionadas com as alterações climáticas.

"Com base no grande volume de consultas que recebemos sobre nossos sistemas de eletrificação de veículos, de empresas que reconhecem a necessidade de popularizar tecnologias de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida e outros sistemas, acreditamos que chegou a hora de cooperação", disse Shigeki Terashi, membro do Conselho e Vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. "Se o número de veículos eletrificados acelerar significativamente nos próximos 10 anos, os híbridos serão a norma, e esperamos desempenhar um papel importante no apoio a esse processo".

As patentes livres de royalties são relativas a tecnologias avançadas encontradas em veículos eletrificados da marca Toyota e Lexus, particularmente aqueles usados em veículos eletrificados com a tecnologia híbrida (HEV) que ajudaram a Toyota a alcançar um superior desempenho, tamanho reduzido e redução de custos. Mais especificamente, as patentes incluídas são para componentes e sistemas, como motores elétricos, unidades de controlo de potência (PCUs) e controladores do sistema.

São tecnologias essenciais, que podem ser aplicadas ao desenvolvimento de vários tipos de veículos eletrificados, incluindo HEVs, veículos eletrificados com a tecnologia híbrida plug-in (PHEV) e veículos elétricos a pilha de combustível (FCEV). No total, a Toyota irá oferecer aproximadamente 23.740 patentes concedidas ao longo de mais de 20 anos no desenvolvimento de tecnologia de veículos eletrificados. O período de concessão começará agora e durará até ao final de 2030. Os contratos para as concessões podem ser emitidos entrando em contato com a Toyota e discutindo termos e condições específicas de licenciamento.

A Toyota já oferece 5.680 patentes relacionadas com veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. Agora, a Toyota adiciona aproximadamente 2.590 patentes relacionadas com motores elétricos, 2.020 patentes relacionadas com PCUs, 7.550 patentes relacionadas com controladores do sistema e 1.320 patentes da transmissão híbrida, 2.200 patentes de carregadores e 2.380 patentes de pilha de combustível (elevando o total de patentes relacionadas com a pilha de combustível para 8.060).

Quanto ao suporte técnico que a Toyota irá disponibilizar baseado em taxas, os detalhes específicos incluem o fornecimento de visões gerais dos sistemas de eletrificação de veículos, guias de controlo e explicações detalhadas dos guias de ajuste para veículos que irão utilizar os sistemas da marca. A orientação que a Toyota irá fornecer, por exemplo, inclui ajudar outros fabricantes de automóveis a alcançar um elevado nível de desempenho do produto em termos de eficiência de combustível, produção e silêncio, adequados aos veículos que estão a desenvolver. Os serviços serão baseados em contratos e mais detalhes serão fornecidos às partes interessadas.

Ao oferecer patentes livres de royalties e suporte técnico para veículos eletrificados, a marca acredita que existe um grande oportunidade para incentivar o desenvolvimento e a introdução no mercado de veículos eletrificados em todo o mundo, algo que há muito considera uma questão de gestão prioritária baseada na sua forte crença de que os veículos amigos do ambiente só contribuirão para a luta contra as alterações climáticas se forem amplamente utilizados através da redução das emissões de CO2.

Em 2015, a Toyota identificou metas para reduzir a suas próprias emissões e estabeleceu o Desafio Ambiental Toyota 2050, um conjunto de metas de longo prazo para a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 de seus veículos e fábricas. Em 2017, a marca anunciou um plano de vendas para a proliferação de veículos eletrificados que compreendem o período até o final de 2030.

Toyota disponibiliza 24 mil patentes de eletrificação

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans A TOYOTA GAZOO Racing procura a 3ª vitória consecutiva dos seus híbridos nas 24 Horas de Le Mans, naquela que é a última aparição do TS050 HYBRID no Circuito de la Sarthe. A 88ª edição da corrida irá arrancar no dia 19 de setembro 2020 às 14:30. Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Sébastien Ogier em Toyota Yaris WRC, alcançou o 3º lugar no Rali da Estónia e mantem a liderança no campeonato de pilotos. Elfyn Evans terminou em 4º e Kalle Rovanperä, terminou a prova em 5º. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing mantem também a liderança no campeonato de fabricantes Toyota arranca com produção do GR Yaris Toyota arranca com produção do GR Yaris A 26 de agosto de 2020, saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris. TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias A TOYOTA GAZOO Racing vai retomar o Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020 com o reinicio marcado para o Rali da Estónia de 4 a 6 de setembro.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.