Toyota inicia testes de condução autónoma

na via pública em Bruxela

• Veículo autónomo, com condutor de segurança, irá circular no centro da cidade de Bruxelas
• Objetivo é estudar o impacto da diversidade do comportamento humano em sistemas de condução autónoma
• Após conduzir com sucesso no Japão e nos EUA, serão adicionadas condições europeias ao sistema de entendimento do automóvel

A Toyota Motor Europe (TME) acaba de anunciar que está a iniciar ensaios de condução autónoma (CA) em vias públicas na Europa. Após simulações e testes bem-sucedidos em circuitos fechados, a TME está agora a levar os seus sistemas de CA (desenvolvidos internamente) para um cenário urbano real: o vibrante centro da cidade de Bruxelas, na Bélgica. No coração das instituições europeias, um Lexus LS irá completar repetidamente um ciclo definido durante os próximos 13 meses.

Gerald Killmann, Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento da TME refere o seguinte:“Dentro das operações da Toyota Global, a unidade da TME de I&D de Bruxelas é o Centro Regional de Excelência em Visão Computacional: fazendo com que os computadores 'vejam' e 'entendam' o ambiente ao seu redor. O objetivo final da Toyota é zero acidentes e vítimas de acidentes de trânsito, sendo o principal objetivo deste teste piloto, estudar o comportamento humano complexo e imprevisível e o seu impacto nos requisitos do sistema de condução autónoma.

Responder à complexidade e à diversidade populacional de um ambiente urbano como Bruxelas - a capital europeia onde vivem cidadãos de 184 nacionalidades diferentes – é fundamental para o entendimento do comportamento humano na via pública. Depois de testes bem-sucedidos em estradas públicas no Japão e nos EUA, agora adicionamos condições europeias ao sistema de entendimento do automóvel.”

Christophe Vanoerbeek, da “Brussels Mobility” refere: “A Região de Bruxelas e a Brussels mobility, em particular, está comprometida em manter-se informada sobre os últimos avanços tecnológicos em relação aos veículos autónomos. Estamos conscientes do potencial da tecnologia como uma solução para a mobilidade urbana, ao mesmo tempo que damos prioridade à segurança. Este reconhecimento é refletido no nosso novo Plano Diretor de Mobilidade Regional, chamado Good Move, e numa das 50 ações que apresentamos para tornar a nossa visão uma realidade: antecipar a automação de veículos.

O nosso ambicioso estudo estratégico sobre a transição para veículos autónomos determina os passos necessários para uma estrutura forte e um desenvolvimento positivo de veículos autónomos. Acho que podemos ter orgulho no facto da nossa cidade e região ser o laboratório para este tipo de soluções de mobilidade com tecnologia de ponta. Estamos definitivamente a incentivar a inovação na mobilidade e isso é reconhecido internacionalmente”.

Segurança primeiro

O Lexus LS é um veículo de produção em série que estará a conduzir em estrada aberta normal. A única diferença é o conjunto de sensores montado no teto, incluindo um LIDAR, radares, câmaras e sistema de posicionamento de alta precisão. No automóvel, um condutor de segurança, pode intervir, a qualquer momento, e anular o sistema de controlo de CA do veículo, que será acompanhado por um operador que supervisiona todo o sistema.

A Toyota traz este automóvel para as estradas públicas, depois de meses de completa preparação do veículo: validando o sistema de CA, treinando os condutores, analisando a rota e interagindo com as autoridades para adquirir as aprovações necessárias.

Esta pesquisa está de acordo com a visão global da Toyota de criar Mobilidade para Todos, sempre segura. A Toyota vê a relação entre um condutor e o automóvel como colegas que trabalham juntos, numa abordagem de mobilidade apelidada de "Mobility Teammate Concept": Com o objetivo de promover uma mobilidade mais segura e acessível, a Toyota está a trabalhar em paralelo em dois modelos de condução autónoma diferentes: Guardian e Chauffeuri.

Ao desenvolver estas tecnologias de ponta, a Toyota também está a democratizar recursos de segurança de maneira acessível, em toda a gama. A Toyota equipa os seus veículos mais recentes com sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), chamado Toyota Safety Sense e Lexus Safety System+ii.

L3Pilot Europeu

O veículo autónomo também será usado para recolher dados como parte do envolvimento da Toyota no “Projeto L3Pilot” europeu, juntamente com 34 outros parceiros, incluindo grandes fabricantes de automóveis, fornecedores automóveis, institutos de pesquisa e autoridades. O L3Pilot é um projeto europeu de quatro anos lançado em 2017 e parcialmente financiado pela Comissão Europeiaiii.

O projeto abre caminho para testes reais em larga escala de cerca de 1.000 condutores em 100 automóveis em 10 países da Europa. Dentro deste quadro, a TME irá concentrar-se em pesquisar os comportamentos dos clientes e a operação segura de sistemas em ambientes urbanos complexos e diversos.

iO modo Guardian usa a tecnologia para monitorizar constantemente a condução do ser humano, intervindo apenas quando necessário. No modo Chauffeur, a tecnologia assume toda a responsabilidade pela condução. 

iiO Lexus LS está equipado com o Lexus Safety Sense + A 

iiiEste projeto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação “Horizon 2020” da União Europeia; acordo de subvenção 723051, Financiado ao abrigo do H2020-EU.3.4.

Toyota inicia testes de condução autónoma urbana na Europa

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