Toyota fornece mobilidade diversificada para Tóquio 2020

incluindo uma gama completa de veículos eletrificados

Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, aproximadamente 90% dos veículos da Toyota serão eletrificados. A marca tem como objetivo, atingir o nível mais baixo de emissões de qualquer frota de veículos oficiais alguma vez utilizada em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, bem como, reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

Toyota irá desenvolver uma versão única de certos modelos e veículos inicialmente desenvolvidos para uso durante o evento em Tóquio, oferecendo uma ampla e diversificada gama de mobilidade.

A Toyota Motor Corporation (Toyota), parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, anunciou hoje que irá fornecer uma gama completa de veículos eletrificados, incluindo versões exclusivas de certos modelos, bem como veículos desenvolvidos especificamente para apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 (Tóquio 2020). Com a sua gama eletrificada, a Toyota, em conjunto com o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, pretende atingir o nível mais baixo de emissões de qualquer frota de veículos oficiais alguma vez utilizada em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ajudando também a reduzir o impacto ambiental dos Jogos.

A Toyota irá fornecer um total de cerca de 3.700 veículos para Tóquio 2020. A maioria, ou quase 90%, da frota de veículos oficiais será eletrificada.

Os veículos eletrificados incluem Veículos Híbridos (Hybrid Electric Vehicles - HEV), Veículos a Pilha de Combustível (Fuel Cell Electric Vehicles - FCEV), como o Mirai movido a hidrogénio, Veículos Híbridos Plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicles - PHEV), como o Prius PHV (conhecido como Prius Prime em alguns mercados), e Veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles - BEV), incluindo o “APM” (Accessibles People Mover) e o e-Palette na versão Tokyo 2020, bem como o TOYOTA Concept-i, que irão fornecer serviços de mobilidade únicos e diversificados durante Tokyo 2020.

Entre os veículos elétricos fornecidos, a Toyota incluirá aproximadamente 500 FCEV e aproximadamente 850 BEV, a maior quantidade de qualquer frota de jogos até hoje.

Para além dos aproximadamente 3.700 veículos para Tóquio 2020, a maioria dos veículos, serão parte integrante da frota oficial dando apoio no transporte entre vários eventos durante os Jogos Olímpicos. Alguns serão veículos já em comercialização, como o Mirai, etc. Cálculos preliminares sugerem que o CO2 emitido pela frota já em comercialização para Tóquio 2020 será em média menor que 80 g/km*1, resultando numa redução de aproximadamente metade das emissões quando comparada com uma frota de dimensão similar de veículos convencionais a gasolina ou diesel.

Além disso, outras reduções são previstas durante os Jogos, quando combinadas com a outra mobilidade avançada da Toyota, incluindo versões exclusivas de veículos ou veículos projetados para uso nos Jogos. Como tal, a Toyota pretende alcançar o nível mais baixo de emissões de qualquer frota oficial alguma vez usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Adicionalmente, para ajudar a evitar colisões e reduzir/mitigar possíveis danos ou ferimentos, todos os veículos disponíveis comercialmente para transporte de pessoal estarão equipados com tecnologias de segurança preventivas da Toyota, incluindo “Toyota Safety Sense” e “Lexus Safety System +”. Além disso, quase todos os veículos disponíveis comercialmente também serão equipados com a tecnologia Intelligent Clearance Sonar (ICS) da Toyota, projetada para auxiliar na travagem em caso de aplicação incorreta não intencional do acelerador.

Além da frota oficial, a Toyota também irá apoiar as operações dos Jogos com outros veículos, incluindo o veículo de transporte coletivo a pilha de combustível – o Fuel Cell Bus “Sora”, veículos que ajudam a levantar passageiros dos seus bancos ou que estão equipados com uma rampa para permitir o acesso a passageiros em cadeiras de rodas. Por fim, irá fornecer empilhadores a pilha de combustível, fabricados e comercializados pela Toyota Industries Corporation.

Os pilares da Toyota para Tóquio 2020

Os três pilares principais da Toyota para Tóquio 2020 são: (1) Mobilidade para Todos (“Mobility for All”), ou permitir que todas as pessoas tenham liberdade de movimento; (2) Sustentabilidade, centrando-se na realização de uma sociedade de hidrogénio (meio ambiente / segurança); e (3) Apoio no transporte para os Jogos usando o Toyota Production System (TPS). Com estes três pilares, a Toyota pretende fornecer soluções de mobilidade que vão além da provisão tradicional de veículos.

Através de sua gama completa de veículos eletrificados para reduzir o impacto ambiental e as soluções de mobilidade que combinam o TPS com a mobilidade diversificada, a Toyota irá apoiar na coordenação de operações para Tóquio 2020 e no transporte dos participantes, incluindo funcionários, atletas e visitantes.

Além disso, através dos seus robôs, a Toyota irá fornecer apoio a operações de eventos e experiências únicas, superando a noção geral do que significa mobilidade para os Jogos. Essas atividades serão desenvolvidas enquanto a Toyota continua a desafiar-se para oferecer “Mobilidade para Todos” (Mobility for All), oferecendo várias soluções de mobilidade para tornar Tóquio 2020 um evento único.

A seguir um breve resumo dos principais veículos que a Toyota irá fornecer:

1) Veículos desenvolvidos especificamente para Tóquio 2020:

APM
  • Aproximadamente 200 unidades vão apoiar os participantes com necessidades especiais de mobilidade a viajar dentro dos locais do evento Tóquio 2020, como o Estádio Olímpico e o parque de ténis de Ariake, bem como, atividades de mobilidade e socorro “de última milha”
  • Detalhes do APM foram divulgados a 18 de julho (comunicado completo aqui)

2) Versões exclusivas do veículo para Tóquio 2020

e-Palette (versão de Tóquio 2020)

• O primeiro 100% elétrico (BEV) da Toyota desenvolvido especificamente para Autono-MaaS *2, o e-Palette Tokyo 2020 irá apoiar as necessidades de transporte de funcionários e atletas, com uma dúzia ou mais a circular num circuito contínuo dentro da Vila Olímpica e Paralímpica.

• Com o piso baixo, movimento elétrico e parando com grande precisão em cada paragem, deixando pouco ou nenhum espaço entre o passeio e o veículo, o e-Palette tornará a viagem mais fácil para os passageiros em cadeira de rodas e irá apoiar o transporte de curta distância.

• O veículo está previsto circular com condução autónoma (até o nível SAE 4 *3). Além de ter um operador a bordo de cada veículo para monitorar a condução autónoma, a Toyota irá também apresentar um sistema de controlo digital para monitorar as condições gerais de operação do veículo.

Especificações do Veículo
Comprimento/Largura/Altura (mm): 5,255 (C) / 2,065 (L) / 2,760 (A)
Nº. de passageiros: Até 20* (incluindo um operador)
*Para cadeiras de rodas: até 4 cadeiras de rodas + 7 passageiros de pé

Toyota Concept-i (versão Tóquio 2020)

• Com um design exterior único designado “high-tech one-motion silhouette”, o Concept-i espera trazer ainda mais emoção e atenção aos Jogos através da inclusão do veículo no transporte da tocha olímpica, bem como, veículo líder na maratona.

• Além dos veículos fornecidos para os Jogos, as vias públicas em torno de Toyota City o show “MEGAWEB” na área de Tóquio Odaiba / Toyosu está previsto o uso para testes de condução de veículos com avançada tecnologia. Que irá incluir o Toyota Concept-i, com condução autónoma (SAE Nível 4 *3) e outras funcionalidade, incluindo “Conversa a bordo”, que usa inteligência artificial para entender os passageiros, ajudando a experimentar novas formas de mobilidade, no caminho para o futuro de veículos que são companheiros e que a marca chama “beloved cars".

Especificações do Veículo
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4,530 (C) / 1,840 (L) / 1,480 (A)
Nº. de passageiros: Até 4

3) Outros veículos

Mirai

• Aproximadamente 500 Mirai serão fornecidos para o transporte de funcionários dos Jogos na área circundante aos locais oficiais de Tóquio 2020.

BEV em áreas pedonais

• A Toyota irá fornecer aproximadamente 300 dispositivos pessoais de mobilidade para uso de equipas de segurança / médica centrada em locais de Tóquio 2020, como o Estádio Olímpico e o campo de Ténis de Ariake.
• Adicionalmente, a Toyota está a explorar o melhor uso de veículos de mobilidade pessoal de vários tipos: sentado e de cadeira de rodas.

Especificações do veículo
C/L/A (mm):
De pé – 700 / 450 / 1,200
Sentado – 1,180 / 630 / 1,090
Cadeira de rodas – 540 / 630 / 1,090

Vel. Máx. (km/h)
De pé – 2,4,6,10km/h (ajustável)
Sentado – 2,4,6km/h (ajustável)
Cadeira de rodas – 2,4,6km/h (ajustável)

Autonomia EV
De pé – Aprox. 14km
Sentado – Aprox. 10km
Cadeira de rodas – Aprox. 20km

Tempo de carga
De pé – 2,5 h (c/ troca de bateria)
Sentado – 2 h (c/ troca de bateria)
Cadeira de rodas – 2,5 h (c/ troca de bateria)

*1Cálculo da Toyota com base em informações disponíveis em catálogos de produtos. O cálculo do PHEV, está baseado nos métodos de cálculo da Toyota descritos num relatório criado a 1º de março de 2013 pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo. Para alguns veículos com personalização especial para o Tokyo 2020, a Toyota calcula o consumo de combustível de acordo com o aumento de peso devido à personalização. A partir de 23 de agosto de 2019.

*2Combinação de “mobilidade autónoma” e “mobilidade como um serviço”, descrevendo os serviços de mobilidade da Toyota usando veículos de condução autónoma

*3Referências de nível SAE podem ser encontradas aqui

Toyota fornece mobilidade diversificada para Tóquio 2020, incluindo uma gama completa de veículos eletrificados

Saiba mais sobre...

Principal associação de consumidores do Reino Unido elege uma dúzia de modelos Toyota como a compra acertada Principal associação de consumidores do Reino Unido elege uma dúzia de modelos Toyota como a compra acertada Principal associação de consumidores do Reino Unido elege uma dúzia de modelos Toyota como a compra acertada. Toyota registou no guia anual da Which? doze modelos como "Compra Acertada” (Best Buy) de segmentos de mercado diferentes, com várias motorizações incluindo híbridos e a hidrogénio. Novo Toyota Prius Plug-in, mais tecnológico e agora com 5 lugares Novo Toyota Prius Plug-in, mais tecnológico e agora com 5 lugares Toyota Prius Plug-in de 2019, com aumento da lotação para 5 lugares. Novo sistema multimédia Toyota Touch 2 e Câmara Panorâmica 360. Autonomia de 45km em modo 100% elétrico (EV). Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Projetado para oferecer uma condução envolvente e segura. A plataforma GA-B permite mais espaço e liberdade de design. A plataforma TNGA é um sistema modular para permitir uma variedade de distância entre-eixos e tipos de carroçaria. Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Nos dias 2 e 3 de setembro em Szczecin, na Polónia, Fernando Alonso completou mais um treino de dois dias aos comandos da Toyota Hilux. O piloto espanhol percorreu mais de 700 quilómetros, em pisos variados, incluindo algumas especiais usadas recentemente na Baja da Polónia.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK