Toyota e-Palette versão Tóquio 2020:

Projetado para fornecer mobilidade autónoma a atletas

• Até 20 Toyota e-Palette previstos para apoiar a mobilidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
• Mobilidade nas aldeias Olímpicas e Paraolímpicas a baixa velocidade com um nível de automação de Nível 4 (norma SAE)
• Esta versão do e-Palette irá marca presença de 24 de outubro a 4 de novembro no Salão Automóvel de Tóquio 2019

A Toyota acaba de anunciar que irá fornecer até 20 veículos e-Palette na versão "Tóquio 2020", especialmente projetados para apoiar a mobilidade dos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. O veículo irá fornecer mobilidade autónoma “em loop” ao circular nas aldeias olímpicas e paralímpicas, oferecendo mobilidade a atletas e funcionários dos jogos. O veículo autónomo, 100% elétrico, foi adaptado especificamente para uso durante os Jogos, com base, em parte, no feedback dos atletas sobre suas necessidades de mobilidade.

“Os atletas olímpicos e paralímpicos trabalham incansavelmente para alcançar o impossível, e queríamos fornecer-lhes um veículo projetado e afinado especificamente para atender às suas necessidades de mobilidade durante Tóquio 2020”, disse Takahiro Muta, líder de desenvolvimento da versão exclusiva do e-Palette para Tóquio 2020. “Durante todo o processo de desenvolvimento, os atletas olímpicos, especialmente os atletas paralímpicos, ajudaram-nos a entender melhor como poderíamos adaptar e atualizar o e-Palette para atender melhor à necessidade de uma mobilidade simples, conveniente e confortável.

Estamos orgulhosos por poder trabalhar com eles num veículo que, não só, irá oferecer mobilidade para os atletas pela aldeia Olímpica e Paralímpica, mas também, oferecer novas oportunidades para interagir entre eles, partilhar novas experiências e ser transportados de forma emocional.”

Anunciado pela primeira vez em 2018, o e-Palette é o primeiro veículo da Toyota desenvolvido especificamente para aplicações de mobilidade autónoma como um serviço ("Autono-MaaSi"). Reflete a transição contínua da Toyota para uma empresa de mobilidade e combina eletrificação, redes conectadas e tecnologias avançadas de condução para dar apoio a novos negócios e modelos de negócios de mobilidade partilhada.

A versão Tóquio 2020, foi adaptada para atender às necessidades exclusivas da aldeia Olímpica e Paralímpica, com grandes portas e rampas elétricas para permitir que grupos de atletas, incluindo atletas paralímpicos, entrem com rapidez e facilidade. O veículo será controlado por um sistema de condução autónoma capaz de operar até 20 quilómetros por hora no nível SAE 4ii, apoiado por um operador de segurança a bordo.

O desenvolvimento do e-Palette para apoiar a mobilidade de atletas e funcionários é um elemento essencial do programa da Toyota para fornecer soluções avançadas de mobilidade para Tóquio 2020, como o primeiro parceiro mundial de mobilidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, a Toyota planeia alavancar o conhecimento adquirido com a utilização do e-Palette em Tóquio 2020 para continuar a desenvolver o veículo para apoiar futuras aplicações de Mobilidade como um Serviço (MaaS).

A versão Tóquio 2020 será revelada e exibida no espaço Toyota durante o Salão de Tóquio 2019, realizado no Japão, de 23 de outubro a 4 de novembro.

Especificações Principais:

Comprimento/Largura/Altura/Distância Entre-Eixos 5255 mm /2065 mm /2760 mm /4000 mm
Nº de passageiros Até 20 pessoas* (incluindo um operador)*Para cadeiras de rodas: Até 4 cadeiras de rodas + 7 passageiros em pé
Autonomia Elétrica Approx. 150 km
Velocidade 19 km/h

iCombinação de “mobilidade autónoma” e “mobilidade como um serviço” que descreve os serviços de mobilidade através de veículos autónomos.
iiNíveis SAE podem ser consultados: aqui

Toyota e-Palette: veículo autónomo na versão Tóquio 2020

Saiba mais sobre...

Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah arranca para o Dakar 2021 em primeiro lugar Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah arranca para o Dakar 2021 em primeiro lugar Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, aos comandos da Toyota Hilux, partiram para a 43ª edição do rali Dakar em 1º. A dupla da TOYOTA GAZOO Racing foi a mais rápida no Prólogo de 11 km no dia 2 de janeiro em Jeddah na Arábia Saudita e dia 3 de janeiro arrancou para o início do Dakar 2021 na frente. Toyota apresenta e-Palette com sistema de gestão de operações de mobilidade autónoma Toyota apresenta e-Palette com sistema de gestão de operações de mobilidade autónoma Toyota e-Palette é o primeiro veículo da Toyota desenvolvido especificamente para aplicações de mobilidade autónoma como um serviço ("Autono-MaaS”). Utilização prática planeada para Woven City no Japão, tendo como alvo o uso comercial em várias regiões nos primeiros anos da década de 20. Toyota entrega os primeiros GR Yaris em Portugal Toyota entrega os primeiros GR Yaris em Portugal Disponível em 3 cores e 3 níveis de equipamento: GR YARIS STANDARD, EXTREME PREMIUM e EXTREME RALLY e um preço desde 42.090 Euros, o novo desportivo da Toyota começou a ser entregue no final de dezembro aos clientes que efetuaram a reserva através do portal exclusivo online Toyota eleita Marca Automóvel Cinco Estrelas em 2021 pelo segundo ano consecutivo Toyota eleita Marca Automóvel Cinco Estrelas em 2021 pelo segundo ano consecutivo Toyota eleita marca automóvel Cinco Estrelas em 2021. Este é mais um reconhecimento do esforço da marca na satisfação do cliente. Tendo sido premiado pelo 2º ano consecutivo, na categoria automóvel, a Toyota atingiu a liderança, com o valor expressivo de 82,20% de satisfação.