Toyota e JAXA iniciam projeto

de veículo elétrico lunar

Plano previsto tem como objetivo lançar o veículo lunar em 2029

A Toyota Motor Corporation (Toyota) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) acabam de assinar um acordo de pesquisa conjunta durante três anos, (do ano fiscal de 2019 até o ano fiscal de 2021). No passado dia 12 de março de 2019, as duas partes anunciaram o seu acordo de colaboração para pesquisa conjunta de um veículo elétrico lunar tripulado e pressurizado que utiliza a tecnologia de pilha de combustível (hidrogénio) da Toyota.

Ao longo do período de pesquisa conjunta de três anos, como parte integrante de um projeto internacional, a JAXA e a Toyota irão fabricar, testar e avaliar protótipos, com o objetivo de desenvolver um veículo lunar (lunar rover) tripulado e pressurizado para explorar a superfície lunar. Esta forma de mobilidade é necessária para atividades de exploração humana na superfície lunar, mesmo com a quantidade limitada de energia que pode ser transportada para a lua, está previsto que o veículo a pilha de combustível (Fuel Cell) tenha uma autonomia na superfície lunar de mais de 10.000 km.

Detalhes do projeto de pesquisa conjunta:

Período de pesquisa conjunta
De 20 de junho de 2019 até o final do ano fiscal de 2021. Uma visão geral da pesquisa a realizar em cada ano fiscal abaixo:
Exercício fiscal de 2019: Identificar elementos tecnológicos que precisam ser desenvolvidos para conduzir na superfície da lua; elaboração de especificações para um protótipo do veículo lunar* Exercício de 2020: Fabrico de componentes de teste para cada elemento tecnológico; fabrico de um protótipo Exercício fiscal de 2021: Teste e avaliação dos componentes de teste fabricados e o veículo protótipo

* O protótipo do veículo lunar será uma versão modificada de um veículo de produção

Referência 1
A JAXA pretende adquirir dados relacionados a tecnologias de condução para desenvolver um veículo lunar tripulado e pressurizado. O veículo lunar será usado em missões para explorar as regiões polares da Lua, com o objetivo de investigar a possibilidade de usar os recursos da Lua - como água congelada - e adquirir tecnologias que permitam a exploração das superfícies de corpos celestes maciços.

Referência 2
A 1 de julho de 2019, a Toyota estabeleceu um departamento dedicado chamado: “Lunar Exploration Mobility Works”; A Toyota planeia expandir o número de elementos no departamento para 30 até o final do ano.

Referência 3
Plano previsto tem como objetivo lançar o veículo lunar em 2029
  • A partir de 2022: Fabrico e avaliação do protótipo do veículo lunar em escala 1: 1; aquisição e verificação de dados de sistemas de condução necessários para explorar as regiões polares da lua.
  • A partir de 2024: Projeto, fabrico e avaliação de um modelo de engenharia do veículo lunar; projeto do veículo final para a viagem espacial.
  • A partir de 2027: Fabrico e testes de desempenho e qualidade do modelo final para viagem espacial

Fruto de várias décadas de investigação e desenvolvimento, a Toyota avançou com o desenvolvimento de um veículo pioneiro movido a hidrogénio que foi colocado à venda no Japão em 2014 e com mais de 3500 unidades vendidas, está já a contribuir para uma sociedade assente na mobilidade sustentável. Mirai - que significa “ futuro” em japonês – é comercializado em vários países da Europa desde 2015 e assume-se como o pioneiro do próximo passo em mobilidade ecológica, utilizando o hidrogénio como combustível e emitindo apenas vapor de água.

Com este projeto, em colaboração com a JAXA, a Toyota pretende desenvolver e colocar a sua tecnologia de pilha de combustível também na lua.

Sobre o veículo lunar Toyota/JAXA:
Dados técnicos previstos para o protótipo:
  • Comprimento: 6.0m; largura: 5.2m; altura: 3.8m
  • Espaço habitável interior: 13m3
  • Lotação prevista para 2 pessoas (4 pessoas em caso de emergência)

Sobre o Toyota Mirai:
O Toyota Mirai é o primeiro automóvel sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo. O Toyota Mirai iniciou a sua comercialização em 2015 e até à data tem sido vendido no Japão, Califórnia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Bélgica, com a Holanda e a Suécia em 2016, na Noruega em 2017. Como demonstração da forte aposta na sociedade de hidrogénio, a produção da pilha de combustível do Toyota Mirai irá aumentar para mais de 30 mil unidades a partir do ano 2020.

Com o Mirai, a Toyota está na vanguarda do desenvolvimento da pilha de combustível, graças às avançadas capacidades de engenharia e ao profundo conhecimento e experiência da tecnologia Híbrida. O Mirai vai permitir à Toyota elevar a consciência, o conhecimento e a aceitação da tecnologia da pilha de combustível e promover o desenvolvimento da necessária infraestrutura de hidrogénio. Vai também ajudar a Toyota a compreender a experiência dos clientes com a nova tecnologia, juntamente com percursores que querem levar o combustível hidrogénio para outros níveis.

Com o sistema pioneiro Toyota Fuel Cell (TFCS), totalmente desenvolvido dentro de portas, o Mirai recorre a um conjunto de pilhas de combustível, a um depósito de hidrogénio de alta pressão e ao conhecido sistema híbrido da Toyota.

Ao utilizar hidrogénio como combustível para gerar eletricidade, o Mirai alcança performances ambientais únicas sem qualquer emissão de CO2 ou de gases poluentes durante as viagens e, o mesmo tempo, proporciona o mesmo nível de desempenho e autonomia dos veículos com motores de gasolina, com uma generosa distância entre reabastecimentos e com um tempo de enchimento do depósito de hidrogénio em cerca de três a cinco minutos (semelhante a atestar um depósito de gasolina num posto de abastecimento).

Toyota e JAXA iniciam projeto de veículo elétrico lunar

Saiba mais sobre...

Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2020. O valor da marca é de 28,3 mil milhões de dólares (25,2 mil milhões de Euros) e está colocada 8 lugares à frente da seguinte marca automóvel. É a única automóvel no Top50. Caetano Auto Santa Maria da Feira vence prémio europeu de excelência atribuído pela Toyota Motor Europe Caetano Auto Santa Maria da Feira vence prémio europeu de excelência atribuído pela Toyota Motor Europe Toyota Motor Europe (TME) anunciou os vencedores do “Ichiban Award 2020”, no qual Portugal foi reconhecido através de Toyota Caetano Santa Maria da Feira. Mais de 2.500 concessionários europeus esforçam-se por prestar um serviço de excelência aos clientes e pela honra de ser um dos 45 vencedores. Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental. A Toyota pretende expandir o uso desta nova máquina, que transforma o processo de revestimento, através da rede Mikado Technos / Kanematsu no Japão. As primeiras seis mensalidades no Yaris e Auris usados são por conta da Toyota As primeiras seis mensalidades no Yaris e Auris usados são por conta da Toyota Toyota Plus, o programa de usados certificados, com financiamento da financeira da marca, vai apoiar os portugueses no pagamento das primeiras 6 prestações no Yaris ou Auris. Por 99€ / mês pode contar com o Yaris 1.0 VVT i de 2018 e 2019 ou por mais 50€ com o Auris 1.4 D-4D de 2017 e 2018.
Toyota oferece acesso gratuito ao THUMS, o software de segurança virtual de corpos humanos Toyota oferece acesso gratuito ao THUMS, o software de segurança virtual de corpos humanos Toyota irá disponibilizar gratuitamente o software de segurança – THUMS (Total Human Model for Safety), a partir de janeiro de 2021. O THUMS é um programa virtual do corpo humano para análise computacional de lesões corporais causadas em colisões de veículos para atingir uma mobilidade mais segura. Toyota lança campanha de check-up de verão Toyota lança campanha de check-up de verão Numa aposta clara na segurança, a Toyota propõe condições aliciantes no após-venda para o regresso à estrada neste período de verão. Oferta de Check-up de verão, que verifica mais de 20 pontos principais de segurança do Toyota e serviço especial de Higienização. PROACE CITY eleva Toyota ao Top 4 no segmento de Veículos Comerciais em maio PROACE CITY eleva Toyota ao Top 4 no segmento de Veículos Comerciais em maio Novo furgão compacto PROACE CITY, lançado em abril, impulsiona a Toyota para o Top 4 na venda de veículos comerciais ligeiros em maio. Com versões de mercadorias e de passageiros e várias combinações de motorização e comprimento, este Toyota insere-se no segmento de furgões de classe 1 de portagem. Toyota é novamente líder na venda de veículos eletrificados em Portugal Toyota é novamente líder na venda de veículos eletrificados em Portugal A Toyota vendeu de janeiro a maio de 2020 em Portugal 1554 viaturas híbridas. Durante os primeiros 5 meses de 2020, a percentagem de Toyota eletrificados representa 64,7% do total de vendas. A Toyota é líder na venda de veículos eletrificados desde 2014
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.