TOYOTA GAZOO Racing conquista pontos cruciais

no desafiante Rali da Turquia

O Rali da Turquia é reconhecido como uma das provas mais duras do calendário. Este ano não foi exceção e provou ser especialmente desafiante para a TOYOTA GAZOO Racing. Jari-Matti Latvala e Kris Meeke garantiram pontos cruciais para o campeonato de fabricantes, ao terminar a prova em sexto e sétimo, respetivamente.

Ott Tänak foi obrigado a desistir no sábado, devido a um problema técnico, no entanto, no domingo regressou à prova e conquistou a vitória na derradeira Power Stage, mantendo a liderança no campeonato de pilotos, com 17 pontos de avanço, numa altura em que faltam três provas para o final da época.

O rali da Turquia teve início na quinta-feira, dia 12 de setembro, com a super especial citadina de Marmaris, onde Kris Meeke foi o melhor piloto da Toyota, obtendo o quinto melhor tempo e Ott Tänak e Jari-Matti Latvala, em sétimo e nono, respetivamente.

Na sexta-feira, o dia mais longo da prova, com 159,14 quilómetros cronometrados, a dureza do rali turco fez-se sentir, com um piso degradado, muitas pedras e pouca aderência devido à chuva. Os três pilotos aos comandos do Yaris WRC lutaram pelos lugares cimeiros. De manhã, Jari-Matti Latvala até venceu duas das três especiais, mas à tarde tudo se tornou mais difícil.

Kris Meeke começou a tarde a vencer o primeiro troço, mas depois de um toque, terminou o dia em sétimo, a 1m32.1s do primeiro classificado. Ott Tänak teve um furo e terminou o dia em oitavo e Jari-Matti Latvala, que teve também um furo, fechou o dia em nono.

As seis especiais de sábado, a oeste de Marmaris, ao longo da Península de Datça, continuaram a ser desafiantes. Os três Yaris WRC conquistaram um lugar na especial de abertura de manhã, subindo para sexto, sétimos e oitavo lugares, mas Ott Tänak não conseguiu iniciar a segunda especial e teve que desistir. Depois de trazer o carro de volta à área de serviço, a equipa confirmou que se tratou de uma falha na unidade de controlo eletrónico (ECU). Latvala e Meeke trocaram de posição várias vezes durante o dia, tentando manter a pressão sobre os pilotos da frente.

No domingo, Ott Tänak regressou com o objetivo de arrecadar o máximo de pontos bónus (cinco) disponíveis para o vencedor da Power Stage. O piloto Estónio arriscou tudo ao arrancar sem pneu suplente, para manter o peso no mínimo. Apesar de ter que abrir a estrada, Tänak alcançou o melhor tempo, vencendo com 2,6 segundos de avanço. Para Latvala e Meeke, o último dia foi principalmente de consolidação da sexta e sétima posição. Com este resultado, a TOYOTA GAZOO Racing sai do rali turco a apenas 19 pontos do líder no campeonato de fabricantes.

Classificação final, no rali da Turquia

1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) 3h50m12.1s
2 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC) +34.7s
3 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m04.5s
4 Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +1m35.1s
5 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m25.9s
6 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +2m59.1s
7 Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) +3m53.3s

8 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +5m34.8s
9 Pontus Tidemand/Ola Fløene (Ford Fiesta WRC) +7m22.9s
10 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta R5 MkII) +15m18.7s

16 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +39m10.2s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota-explica-de-forma-simples-a-tecnologia-hibrida

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans TOYOTA GAZOO Racing procura terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans A TOYOTA GAZOO Racing procura a 3ª vitória consecutiva dos seus híbridos nas 24 Horas de Le Mans, naquela que é a última aparição do TS050 HYBRID no Circuito de la Sarthe. A 88ª edição da corrida irá arrancar no dia 19 de setembro 2020 às 14:30. Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Toyota Yaris WRC de Ogier no Pódio na Estónia, mantem liderança no campeonato Sébastien Ogier em Toyota Yaris WRC, alcançou o 3º lugar no Rali da Estónia e mantem a liderança no campeonato de pilotos. Elfyn Evans terminou em 4º e Kalle Rovanperä, terminou a prova em 5º. Com este resultado a TOYOTA GAZOO Racing mantem também a liderança no campeonato de fabricantes Toyota arranca com produção do GR Yaris Toyota arranca com produção do GR Yaris A 26 de agosto de 2020, saiu da linha de produção a primeira unidade de produção em série do GR Yaris. TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias TOYOTA GAZOO Racing procura regressar às vitórias A TOYOTA GAZOO Racing vai retomar o Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020 com o reinicio marcado para o Rali da Estónia de 4 a 6 de setembro.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.