Toyota Yaris WRC de Tänak

vence o Rali de Portugal

Ott Tänak e a TOYOTA GAZOO Racing venceram pela segunda vez consecutiva no campeonato mundial de ralis da FIA de 2019 - e alcançaram a terceira vitória da época. A vitória no rali de Portugal foi difícil, mas merecida, depois de subir à primeira posição, logo na terceira especial na sexta-feira, o piloto Estónio manteve-se sempre na frente.

O rali de Portugal continua a ser uma referência no calendário mundial, pelo fervoroso público e traçados emblemáticos, que este ano se estenderam por cerca de 1500 km de prova, dos quais mais de 300 foram cronometrados, ao longo de 18 especiais de classificação.

Após o shakedown em Paredes e cerimónia de abertura em Coimbra na quinta-feira, a prova lusa teve início efetivo no dia seguinte, na zona centro. Após 18 anos, a emoção do Mundial de Ralis regressou a troços míticos, como Arganil, Góis e Lousã, num dia em que a TOYOTA GAZOO Racing se mostrou superior a todos os concorrentes, terminando o dia na primeira, segunda e terceira posições. Ott Tänak liderou o trio de Yaris WRC, seguido pelos seus companheiros de equipa Jari-Matti Latvala e Kris Meeke.

Com gravilha solta, muito pó e temperaturas bem acima dos 30 graus, conduzir na frente era, em teoria, uma desvantagem, mas Tänak estabeleceu um ritmo forte desde o início, apesar de correr em segundo na estrada. Foi o segundo mais rápido no primeiro troço cronometrado do dia e, depois venceu a segunda e terceira especiais, assumiu a liderança, para nunca mais a largar até ao final. Jari-Matti Latvala e Kris Meeke também conseguiram bons tempos de manhã.

À tarde, Ott Tänak conseguiu aumentar a sua vantagem, terminando o dia com 17,3 segundos de vantagem para o seu colega Jari-Matti Latvala. Kris Meeke ficou a 5,5s, em terceiro lugar. O desempenho dos Yaris WRC no primeiro dia garantiu que teriam as posições de estrada mais favoráveis para o dia mais longo da prova, o sábado.

Sábado contou com 160,7 Km competitivos, divididos em duas repetições de três especiais. Durante a manhã, a equipa continuou o seu domínio mantendo as três primeiras posições. Kris Meeke foi o mais rápido no primeiro troço, aumentando a sua vantagem sobre o quarto classificado e Jari-Matti Latvala, venceu as duas especiais seguintes. Tänak manteve a liderança, superando os danos no sistema de travões, conseguindo consertar o Yaris WRC entre um dos troços. As segundas passagens, à tarde, mostraram-se mais difíceis.

O Yaris WRC de Latvala sofreu um problema na suspensão da frente, obrigando-o a parar antes da última especial, regressando no último dia e arrancando em décimo primeiro da geral. O Yaris WRC de Tänak também sofreu um problema na suspensão, perto do final, mas manteve a liderança para o seu companheiro de equipa Kris Meeke, que foi o segundo mais rápido nas três especiais da tarde, segurando a sua posição.

No domingo, Ott Tänak entrou nas cinco especiais finais com uma vantagem de 4,3 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Kris Meeke, que ficou apenas 4,9 segundos à frente do terceiro lugar. Ambos conseguiram aumentar a suas vantagens ao longo das três primeiras especiais de Montim, Fafe e Luilhas, estabelecendo os dois melhores tempos. Kris Meeke faz um peão na penúltima especial, deixando-o em terceiro, antes de cortar demasiado uma trajetória e bater na base de uma árvore cortada, no início da ultima especial, sendo obrigado a abandonar.

Ott Tänak e seu co-piloto Martin Järveoja geriram as duas últimas especiais conquistando a vitória com 15,9 segundos de avanço. Conseguiram ainda registar o terceiro melhor tempo na Power Stage, arrecadando três pontos, o que deixa Tänak a apenas dois pontos do líder no campeonato de pilotos. Jari-Matti Latvala recomeçou no domingo e ganhou quatro posições, terminando em sétimo da geral, arrecadando pontos para o campeonato de fabricantes, onde a Toyota continua a diminuir a diferença para o primeiro lugar.

Tommi Mäkinen (diretor da equipa)
“Esta é outra vitória brilhante de Ott Tänak e da equipa. Ele foi muito forte, liderando a partir de sexta-feira, apesar de ser o segundo na estrada, e gerindo tudo muito bem, em condições difíceis. Parabéns Ott e Martin! O nosso desempenho foi muito bom durante todo o fim de semana: vimos que os outros dois Yaris WRC tinham a velocidade para lutar pela vitória. Infelizmente, Jari-Matti teve um problema ontem e Kris cometeu um pequeno erro, hoje, que saiu caro. Mas as coisas continuam na direção certa em ambos os campeonatos e estamos confiantes.”

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com

*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota Yaris WRC de Tänak vence o Rali de Portugal

Saiba mais sobre...

Toyota Camry Hybrid é proposta de topo para o segmento dos executivos Toyota Camry Hybrid é proposta de topo para o segmento dos executivos A Toyota volta a contar com uma proposta de topo para assumir o segmento dos executivos. TOYOTA GAZOO Racing procura repetir vitória nas 24H Le Mans TOYOTA GAZOO Racing procura repetir vitória nas 24H Le Mans A TOYOTA GAZOO Racing irá encerrar a temporada 2018-2019 do Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC), com as míticas 24 Horas de Le Mans. Toyota Europa atribui prémio “Ichiban” a Caetano Auto Minho Toyota Europa atribui prémio “Ichiban” a Caetano Auto Minho Toyota Motor Europe (TME) anunciou os vencedores do “Ichiban Award 2019”, no qual Portugal foi reconhecido através de Toyota Caetano Auto Minho. Toyota líder em Portugal, com 65% de vendas de híbridos Toyota líder em Portugal, com 65% de vendas de híbridos A Toyota registou nos primeiros 5 meses de 2019, 2732 viaturas vendidas com a tecnologia híbrida, de um total de 4213 viaturas ligeiras de passageiros, verificando-se um aumento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK