Toyota Yaris WRC de Tänak

vence o Rali da Suécia

A TOYOTA GAZOO Racing celebrou a sua primeira vitória da época no Campeonato Mundial de Ralis FIA de 2019. Ott Tänak aos comandos do Toyota Yaris WRC venceu o rali da Suécia e ainda foi o mais rápido na derradeira Power Stage, arrecadando o máximo de pontos possíveis. Numa extraordinária exibição de perícia e velocidade, o piloto Estónio alcançou a sétima vitória da carreira. Foi ainda a segunda vitória em três anos para o Toyota Yaris WRC na Suécia onde obteve o seu primeiro triunfo em 2017.

Kris Meeke terminou em sexto da geral e Jari-Matti Latvala em vigésimo primeiro.

Os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing começaram bem a etapa de abertura na quinta-feira à noite em Karlstad ao terminar no Top10. Ott Tänak foi o melhor piloto da Toyota com o quarto tempo mais rápido, logo seguido do seu colega, Jari-Matti Latvala, que terminou a noite em quinto, enquanto Kris Meeke ficou em nono da geral, a apenas 4,4 segundos da liderança. O quarto Yaris WRC conduzido pelo regressado bicampeão Marcus Gröhnholm (como entrada privada) também ficou entre os 10 primeiros, ao alcançar o oitavo lugar.

Na sexta-feira, Ott Tänak e Jari-Matti Latvala lutaram pela liderança no primeiro dia completo da prova, que contou com uma grande variedade de condições, com temperaturas mais quentes do que o habitual que derreteu muito rapidamente a neve e o gelo. Tänak venceu duas das três especiais da manhã e terminou o dia no segundo lugar da geral, a apenas 2 segundos do líder.

Latvala passou de terceiro para a liderança do rali na primeira etapa da tarde, mas na fase final do dia, quando estava em segundo lugar, ficou preso num banco de neve sendo obrigado a parar e a recomeçar muito atrasado no sábado. Kris Meeke terminou o dia na oitava posição.

No sábado, Ott Tänak impôs um ritmo fortíssimo e terminou o dia na liderança do Rali da Suécia, com quase um minuto de vantagem. Kris Meeke ganhou dois lugares, subindo para sexto no início do dia, posição que manteve até ao final do dia. Kris registou ainda o salto mais longo (41 metros) em Colin's Crest (salto em homenagem ao seu mentor Colin McRae) durante a sua segunda passagem por Vargåsen.
Jari-Matti Latvala regressou ao rali com um bom ritmo mas terminou o dia em vigésimo quinto da geral.

No domingo, Tänak continuou a perseguir a vitória controlando o seu tempo e gerindo os pneus nas duas primeiras especiais para ser o mais rápido na Power Stage por 3,5 segundos, arrecadando cinco pontos adicionais. Com o seu co-piloto Martin Järveoja, Ott Tänak é agora líder na classificação do campeonato de pilotos pela primeira vez na sua carreira. No seu segundo rali com a TOYOTA GAZOO Racing, Kris Meeke manteve a sexta posição da geral. Esta classificação permitiu à equipa conquistar uma vantagem de um ponto no campeonato de construtores. Jari-Matti Latvala terminou o fim de semana em vigésimo primeiro.

Classificação final do Rali da Suécia (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 2h47m30.0s
2 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC) +53.7s
3 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +56.7s
4 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m05.4s
5 Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) +1m08.2s
6 Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) +1m38.8s
7 Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m49.7s
8 Pontus Tidemand/Ola Floene (Ford Fiesta WRC) +3m37.7s
9 Ole Christian Veiby/Jonas Andersson (Volkswagen Polo R5) +6m34.0s
10 Janne Tuohino/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +8m21.4s
21 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +14m44.4s

Toyota Yaris WRC de Tänak vence o Rali da Suécia

Saiba mais sobre...

Novo Toyota Prius Plug-in, mais tecnológico e agora com 5 lugares Novo Toyota Prius Plug-in, mais tecnológico e agora com 5 lugares Toyota Prius Plug-in de 2019, com aumento da lotação para 5 lugares. Novo sistema multimédia Toyota Touch 2 e Câmara Panorâmica 360. Autonomia de 45km em modo 100% elétrico (EV). Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Projetado para oferecer uma condução envolvente e segura. A plataforma GA-B permite mais espaço e liberdade de design. A plataforma TNGA é um sistema modular para permitir uma variedade de distância entre-eixos e tipos de carroçaria. Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Nos dias 2 e 3 de setembro em Szczecin, na Polónia, Fernando Alonso completou mais um treino de dois dias aos comandos da Toyota Hilux. O piloto espanhol percorreu mais de 700 quilómetros, em pisos variados, incluindo algumas especiais usadas recentemente na Baja da Polónia. Toyota Motor Europe inicia produção do motor 2 L na Polónia Toyota Motor Europe inicia produção do motor 2 L na Polónia A Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP), em Jelcz-Laskowice, inicia produção do novo motor a gasolina 2.0L. Este bloco pertence à família de motorizações da nova plataforma global da marca (Toyota New Global Architecture - TNGA) para o Toyota Corolla híbrido bem como o RAV4 convencional.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK