Toyota Yaris WRC de Tänak

vence o novo Rali do Chile

A TOYOTA GAZOO Racing celebrou a sua segunda vitória da época no Campeonato Mundial de Ralis FIA de 2019. Ott Tänak aos comandos do Toyota Yaris WRC venceu e convenceu no rali do Chile e ainda foi o mais rápido na derradeira Power Stage, arrecadando mais pontos para o campeonato. O jovem piloto da Toyota sai do Chile em segundo lugar no campeonato de pilotos, a apenas 10 pontos do líder

Pela primeira vez no calendário do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, todas as equipas estrearam as suas notas em novos percursos no Rali do Chile. Kris Meeke ainda arrecadou pontos para a equipa ao terminar o rali em décimo da geral e Jari-Matti Latvala terminou em décimo primeiro.

O Toyota Yaris WRC liderou ao longo de um exigente dia de abertura do rali. Depois de vencer três das primeiras seis etapas da prova, Ott Tänak terminou o dia de sexta-feira com uma vantagem de 22,4 segundos. Os seus companheiros de equipa Jari-Matti Latvala e Kris Meeke terminaram o dia na terceira e quinta posições, respetivamente. Os troços pelas florestas Chilenas, com lama e piso bastante escorregadio, foram um grande desafio para pilotos e máquinas, no entanto, os pilotos da TOYOTA GAZOO Racing conseguiram mostrar como o Yaris WRC está competitivo.

Ott Tänak continuou a liderar no segundo dia, dilatando a sua vantagem para meio minuto. O Estónio começou a manhã com uma vantagem de 22,4 segundos, vantagem essa que aumentou para 34,6s na paragem para serviço ao meio-dia. À tarde estabeleceu novamente o tempo mais rápido, em SS11, com as condições meteorológicas a alterarem-se novamente, passando de sol intenso para chuva e neblina.

Jari-Matti Latvala esteve envolvido numa disputa emocionante pela segunda posição durante a maior parte do dia. Infelizmente foi obrigado a parar na etapa final depois de bater numa pedra com a roda dianteira esquerda e danificar o eixo de transmissão, no entanto, a equipa reparou o Yaris WRC durante a noite para que o Finlandês voltasse à prova no último de prova.

Kris Meeke começou o segundo dia em quinto da geral, mas capotou a baixa velocidade na primeira especial. Perdeu bastante tempo, mas ainda conseguiu completar a especial e estabelecer bons tempos nas duas especiais seguintes, apesar de ter que conduzir sem o para-brisas. Depois de um ótimo trabalho da equipa, que reparou os danos no serviço de almoço em apenas 40 minutos, Kris Meeke terminou o dia no top 10 da classificação geral.

No domingo e último dia de prova, Tänak começou com uma vantagem de meio minuto, mas com os dois pilotos atrás dele a pressionar, não podia baixar o ritmo e acabou mesmo por ser 1,3 segundos mais rápido do que qualquer outro na Power Stage, conquistando a vitória no Rali com 23,1 segundos de avanço para o segundo classificado.

Os companheiros de equipa Jari-Matti Latvala e Kris Meeke também tiveram um bom desempenho na Power Stage, estabelecendo o terceiro e quinto melhores tempos, respetivamente. Kris Meeke passou de décimo lugar para oitavo no último dia, mas acabou classificado em décimo lugar depois de receber uma penalização, (de um minuto), porque a equipa removeu o para-brisas partido na área de controlo no sábado antes de SS8. Jari-Matti Latvala terminou o rali em 11º lugar. A equipa continua em segundo lugar no campeonato de fabricantes, reduzindo a diferença para 29 pontos.

Classificação final do Rali do Chile (Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h15m53.8s
2 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) +23.1s
3 Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai i20 Coupe WRC) +30.2s
4 Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) +1m36.7s
5 Teemu Suninen/Marko Salminen (Ford Fiesta WRC) +3m15.6s

6 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC) +3m45.4s
7 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) +4m39.0s
8 Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Skoda Fabia R5) +7m52.5s
9 Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 R5) +8m16.1s
10 Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) +8m33.4s
11 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +10m59.2s

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota Yaris WRC de Tänak vence o novo Rali do Chile

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo O Rali Dakar 2020 chegou ao fim com Nasser Al-Attiyah da TOYOTA GAZOO Racing e o navegador Mathieu Baumel a subir ao 2º lugar do pódio. A dupla, aos comandos da Toyota Hilux, após cerca de 5.000 quilómetros cronometrados pela Arábia Saudita, terminaram a 6 minutos e 21 segundos do 1º classificado. Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com 2ª geração do Mirai com um aumento da autonomia até 30%. Com 3 depósitos e um sistema de pilha de combustível eficiente, o elétrico zero emissões, da Toyota é um FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle que garante superior dinâmica e a eficiência Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in com sistema híbrido de carregamento externo, com 306 cv, 0-100 km/h em 6,2 s, Emissões CO2 de 29 g/km. O SUV da Toyota é o melhor na categoria em termos de autonomia elétrica (EV) permitindo circular em modo 100% elétrico durante mais de 60 km. Vendas no segundo semestre 2020 Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota GR Supra com novo motor a gasolina 2.0L Turbo, 258 cv, 400 Nm de binário e uma aceleração 0-100 km/h em 5,2 segundos. Motor mais leve e compacto, poupa 100 kg, melhorando as características de inércia, para além de uma distribuição de peso perfeita de 50:50. Início das vendas em março 2020.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK