Toyota apresenta Prius com sistema inteligente

de tração às quatro rodas (AWD-i)

Toyota Prius com tração às quatro rodas AWD-i

• Novo Toyota Prius disponível pela primeira vez com sistema inteligente de tração às quatro rodas (AWD-i)

• O passo seguinte na experiência de condução eletrificada com o sistema “self-charging hybrid”i, proporciona mais paz de espírito e apoio ao condutor

• O novo Prius adota também novos elementos de estilo, novos acabamentos interiores e equipamentos avançados

• O conjunto de sistemas de segurança ativa - Toyota Safety Sense é de série em todas as versões

O Toyota Prius é o pioneiro na eletrificação o primeiro híbrido de produção em série com a tecnologia “Self-charging Hybrid”. É o mais vendido do mundo, com uma herança de inovação técnica e liderança que se estende por mais de 20 anos. Desde a introdução do primeiro modelo, em 1997, levou eletrificação das margens do mundo automóvel até à vanguarda da mobilidade excecionalmente eficiente e mais limpa para o mercado de massas.

O Prius foi o modelo que desbravou o caminho para a introdução da tecnologia híbrida da Toyota numa ampla gama de modelos na Europa, desde o compacto Yaris até ao SUV RAV4. Como base para essa estratégia de sucesso, estabeleceu também novos padrões de referência para a tecnologia híbrida na indústria automóvel no seu todo.

A atual geração do Prius conseguiu novos avanços em termos de refinamento, prazer de condução e inovação e, na qualidade de primeiro modelo a ser construído sobre a nova plataforma Toyota New Global Architecture, alcançou progressos significativos em termos de desempenho dinâmico, condução mais envolvente, design diferenciado e segurança melhorada.

Agora o Prius dá mais um passo em frente na experiência de condução híbrida com a introdução de um sistema inteligente de tração às quatro rodas. Disponível como opção no novo Prius de 2019, o AWD-i é um sistema compacto e leve que funciona automaticamente para ajudar o condutor em cenários habituais em que é necessária aderência extra. O sistema é acionado automaticamente após o arranque e a velocidades mais altas quando deteta uma perda de tração, por exemplo, sobre neve, gelo e estradas molhadas.

O resultado é uma condução mais segura em condições difíceis e maior paz de espírito para o condutor.

Desenvolvido especificamente para o Prius, o peso leve e o funcionamento elétrico do sistema têm um impacto mínimo na eficiência de combustível do carro e nas baixas emissões. A suas dimensões compactas significam igualmente que o espaço para bagagem é muito pouco penalizado.

A Toyota aproveitou para criar, ao mesmo tempo, um renovado estilo para as secções dianteira e traseira que confere ao Prius o aspeto de um automóvel novo, que acrescenta ênfase à sua aparência arrojada e dinâmica. Há também novos designs de jantes e novos revestimentos no habitáculo, enquanto os novos equipamentos incluem uma base de carregamento sem fios maior para uma nova geração de smartphones, funcionamento mais intuitivo e rápida do sistema Toyota Touch 2 e mais informação proporcionada pelo head-up display.

Todas as versões do novo Prius serão equipadas com o Toyota Safety Sense, oferecendo um elevado nível de segurança ativa de série.

O novo Prius com AWD-i será lançado inicialmente apenas em alguns em mercados da Europa Ocidental, incluindo Escandinávia, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Áustria, Reino Unido e Irlanda. A comercialização será alargada a outros mercados da Europa Central e de Leste posteriormente.

AWD-i:Tração às quatro rodas inteligente - em estreia num Toyota eletrificado com a tecnologia “self-charging hybrid”

• O passo seguinte na experiência de condução híbrida da Toyota
• Tração às Quatro Rodas - inteligente usa um motor elétrico traseiro adicional e independente para fornecer automaticamente tração traseira no arranque ou quando são detetadas condições de baixa aderência
• Feito sob medida para o Prius, o sistema é compacto e leve, com impacto mínimo na eficiência de combustível, emissões e espaço de carga

Mantendo a sua excelente reputação na introdução de novas tecnologias, o novo Prius dá o passo seguinte na experiência de condução híbrida ao tornar-se o primeiro automóvel híbrido de passageiros da Toyota a dispor de tração às quatro rodas. Este novo sistema, AWD-i (Tração às Quatro Rodas -inteligente), foi desenvolvido especificamente para o Prius, o que permitiu que o seu funcionamento tenha um impacto mínimo na excecional eficiência de combustível do veículo e baixas emissões.

Foi projetado para fornecer automaticamente aderência adicional nos arranques e sob pisos escorregadios, com superfícies cobertas de neve, gelo e água. O condutor ganha uma maior paz de espírito e também uma superior capacidade de controlo do veículo em condições de condução mais difíceis e que são comumente encontradas na Europa, sejam estradas de paralelepípedos molhadas ou de montanha com neve.

O sistema AWD-i equipa o Prius com um motor elétrico e inversor adicional e independente sem íman, instalado no eixo traseiro e alimentado pela bateria híbrida. O sistema começa a funcionar automaticamente logo no arranque para fornecer tração adicional às rodas traseiras, a velocidades de até 10 km/h. A velocidades superiores - entre 10 e 70 km/h - entra em ação transferindo binário para o eixo traseiro quando os sensores detetam perdas de aderência proporcionando, dessa forma, uma paz de espírito e prazer de condução superiores.

Mais uma vez tudo funciona de modo automático e penas quando necessário; o condutor não tem necessidade de selecionar o sistema AWD. O sistema não funciona em condições normais de condução ou durante a travagem

Ao contrário dos sistemas mecânicos de tração às quatro rodas, aqui não há veio de transmissão entre os eixos dianteiro e traseiro ou diferencial central. Assim se economiza peso, contribuindo para o desempenho eficiente do Prius, e espaço. A sua instalação reduz o espaço da bagageira em apenas 45 litros, mantendo-se o piso de carga plano para facilidade de uso.

O motor elétrico é compacto e eficiente, produzindo um máximo de 5,3 kW, mas gerando o elevado binário de 570 Nm com uma taxa de redução de 10,4. O seu desempenho não diminui o estatuto do Prius como líder da Toyota em emissões de CO2, com números (WLTP) de 99 g/km (NEDC correlacionado de 77 g/km), o que equivale a um consumo de combustível de 4,4 l/100km2. Para os mercados com condições climatéricas muito frias há uma nova bateria de hidretos metálicos níquel de disponível para o Prius AWD-i.

A motorização híbrida do Prius mantém-se inalterada, juntando um motor a gasolina (a funcionar em ciclo Atkinson) de quatro cilindros e 1.8 litros, duas árvores de cames à cabeça, 16 válvulas (com duplo comando de válvulas inteligente VVT-i) a dois motores-geradores compactos mas potentes. O motor é o exemplo acabado de desempenho eficiente, atingindo uma eficiência térmica de 40% graças a uma série de inovações e avanços de engenharia, incluindo um sistema de recirculação de gases de escape de grande volume, otimização de combustão e gestão de calor e medidas de redução de atrito.

Para 2019, o Prius adota um óleo de motor de baixa viscosidade para reduzir a resistência ao deslizamento dos êmbolos e, assim, ajudar a manter a excelente eficiência de combustível. O desempenho das emissões está em conformidade com as mais recentes normas Euro 6d.

Todas as versões do novo Prius dispõem de um acelerador mais rígido, com uma estrutura interna revista que oferece uma melhor resposta com menos pressão. O seu perfil foi ajustado para que a superfície seja confortável de usar, independentemente da altura do condutor, e o curso foi reduzido, para que seja necessária uma menor amplitude de movimento do tornozelo para pressionar totalmente o pedal.

Melhorias no design exterior

• Novos detalhes de design conferem ao Prius uma aparência mais limpa que não deixa ninguém indiferente.
• O visual frontal evolui com um para-choques com novo perfil e novas unidades de farol bi-LED mais finas.
• Novos grupos óticos traseiros enfatizam as linhas horizontais e o aspeto do carro amplo e junto ao solo.
• Novos tampões de rodas de 15 polegadas e novo design das jantes de liga leve de 17 polegadas

A quarta geração do Prius introduziu um arrojado novo design graças à adoção da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA) que lhe confere linhas mais baixas e à equipa de design mais opções de explorar novas oportunidades de estilo. A liberdade de design produziu uma silhueta de carroçaria distinta e atlética que continua a ser impressionantemente eficiente em termos aerodinâmicos.

Enquanto o estilo que é uma assinatura do Prius permanece em vigor, foram feitas mudanças detalhadas que dão ênfase à limpeza das suas linhas, ao mesmo tempo que envolvem os sentidos com mais força. Na dianteira foram instalados grupos óticos mais estreitos e elegantes ajudando a criar uma linha horizontal mais forte que transmite o aspeto amplo e bem assente do carro. Estes apresentam dois LEDs para as luzes de Máximos e de Médios e LEDs para as luzes de circulação diurna. Os novos faróis de nevoeiro redondos do tipo tomada estão localizados na grelha inferior.

O para-choques dianteiro foi remodelado para criar uma nítida forma de pontão, com a aresta inferior debaixo da grelha inferior a ter um efeito flutuante, expressando ainda mais o baixo centro de gravidade do carro. O ponto mais alto do capot foi subido para gerar uma linha fluida e coerente pelas laterais do carro, produzindo uma silhueta mais dinâmica e fluida.

Na secção traseira os novos grupos óticos voltam a focar o olhar numa proeminente linha horizontal para destacar o baixo centro de gravidade do carro e estão equipados com guias de luz e lentes com novo desenho. A forma como estão dispostos contrasta com a orientação vertical das unidades dianteiras e o poderoso efeito visual que geram é enfatizado por uma nova forma trapezoidal invertida integrada na tampa da mala traseira à volta da placa de matrícula.

Outras mudanças no modelo de 2019 incluem duas novas cores fortes que se juntam à gama disponível para o Prius – Vermelho Emotional II (mais vivo que o anterior) e Azul Breeze. As outras opções são Branco Antártida, Branco Pérola, Cinza Hematite, Cinza Pérola, Preto Atitude e Bronze Steel.

Na versão de acesso à gama o Prius adota um novo design mais dinâmico para os tampões das jantes de 15 polegadas, com um acabamento prateado e preto contrastante. O design das jantes de 17 polegadas de cinco raios tem um novo acabamento preto e cinza escuro (semelhante a titânio) metalizado.

O novo Prius AWD-i distingue-se pelos vidros traseiros escurecidos mas num tom mais claro e o acabamento em piano black no pilar central (estas duas soluções apenas nos modelos com volante à esquerda).

Harmonioso estilo e qualidade no interior

• Qualidade, conforto e paz de espírito expressos no design interior do Prius
• Novos detalhes de acabamento em negro piano lacado criam um visual mais coerente
• Introdução de novo design dos estofos dos bancos

O interior do Toyota Prius foi concebido como um espaço que transmite paz de espírito, sendo acolhedor, tranquilo e confortável. O conceito de “tecnologia humana” combina elementos futuristas e plenos de estilo de maneira racional e engenhosa; a tecnologia empregue pode ser avançada, mas ao viajar no Prius o condutor e os ocupantes sentem-se à vontade num habitáculo confortável e fácil de usar.

A Toyota melhorou ainda mais a qualidade do interior, concentrando-se em detalhes de acabamento e novos revestimentos de bancos de alta qualidade. À consola central foi dado um visual mais limpo e consistente, com um novo tratamento piano black, que se estende também às inserções à volta do seletor da transmissão e no volante.

Por uma questão de conveniência, os interruptores de aquecimento dos bancos dianteiros foram reposicionados na consola central; Nos modelos sem esse recurso, foi adicionada uma pequena bandeja. A base de carregamento sem fio do smartphone na consola é agora maior (mais detalhes no capítulo sobre elementos do equipamento).

A quarta geração do Prius estreia um novo desenho dos bancos dianteiros que oferece mais conforto, pesando menos e ocupando menos espaço, ao mesmo tempo que proporcionam um ajuste confortável com excelente conforto para vários tipos de estatura e que ajuda a aliviar o stress nas longas viagens. Na geração de 2019 chega também um novo tecido em relevo para os bancos do Prius de equipamento intermédio (disponível em preto) ou uma combinação de cinza com detalhes em negro. Para maior capacidade de arrumação e conveniência, os bancos dianteiros foram equipados com bolsas na costas dos bancos com um fecho.

A atenção aos detalhes pode ser testemunhada no novo módulo de comandos no lado do condutor do painel de bordo para controlar o head-up display (nas versões equipadas com HUD) e o Sistema de Máximos Automáticos.

Ao inserir um novo separador entre os dois botões, é mais fácil o condutor selecionar aquele que deseja ao mesmo tempo que mantém o olhar na estrada, ao mesmo tempo que ajuda a evitar que os comandos sejam acionados acidentalmente ao entrar e sair do carro. Os interruptores dos vidros elétricos e de regulação dos espelhos retrovisores exteriores foram igualmente alterados para melhorar a sua utilização.

Novos elementos de equipamento

• Melhoria do sistema Toyota Touch 2 com resposta mais rápida, operação mais intuitiva e funções alargadas
• A base para o carregamento sem fios aumentou para acomodar smartphones de nova geração
• Mais funções para o head-up display para incluir orientação de rota ponto-por-ponto.

O Prius representa uma herança de liderança tecnológica para a Toyota, responsável pela introdução de avançados elementos de equipamento que progridem para se tornarem recursos valiosos e muito usados em toda a gama de modelos da Toyota. As melhorias introduzidas no novo Prius de 2019 incluem atualizações de equipamentos que acompanham os requisitos dos clientes para uma comunicação mais rápida, mais inteligente e para um mais fácil acesso à informação.

O sistema multimédia Toyota Touch 2 foi melhorado já que o monitor tátil de sete polegadas está agora preparado para responder a gestos de beliscar, mover e deslizar como aqueles que todos usamos nos smartphones. O nível de zoom nos mapas pode ser alterado usando movimentos de beliscar para dentro ou para fora e o mapa pode ser movido com movimentos de deslize. Tal como um gesto de toque deslizante pode servir para percorrer listas.

Além de ser mais intuitivo de usar, o sistema também responde mais rapidamente e está agora disponível com reconhecimento de voz para utilização das principais funções em modo de mãos livres. A qualidade de reprodução de som foi melhorada no sistema de áudio que dispõe de um amplificador novo e mais potente e o uso da tecnologia Clari-Fi para maximizar a qualidade do som dos arquivos de música compactados.

Acompanhando as mudanças na tecnologia de dispositivos portáteis, a base de carregamento sem fio Qi na consola central do novo Prius foi aumentada para acomodar telefones de até 160 mm por 87 mm. O que significa que passa a ser adequado para smartphones da última geração, incluindo o Samsung Galaxy e Apple iPhone 8, Xr e Xs. Nas versões do Prius sem a base de carregamento essa área é substituída por um tapete de borracha anti-deslizante.

O head-up display disponível nos Prius com equipamento de topo é um elemento importante para uma condução mais segura, garantindo que o condutor pode aceder a dados e informações importantes enquanto mantém o olhar na estrada. O sistema foi atualizado para incluir a nova orientação de rota ponto-por-ponto, fornecendo ao condutor comandos de navegação com gráficos claros e nítidos projetados na base do para-brisas.

A versão de entrada passa a apresentar novos tampões de rodas nas jantes de 15 polegadas, sistema multimédia Toyota Touch 2 e novos estofos de tecido de alta qualidade. Outros elementos de série são os faróis bi-LED com sensor de escuridão com Sistema de Máximos Automático, função follow-me-home (segue-me até casa) e faróis de nevoeiro integrados, ar condicionado automático de duas zonas e uma câmara para manobras de marcha-atrás.

O Prius de 2019 conta com o sistema Toyota Safety Sense de série, com Sistema de Segurança Pré-colisão (incluindo reconhecimento de peões), Cruise Control adaptativo, Alerta de Saída de Faixa com intervenção na direção, Sistema de Máximos Automáticos e Reconhecimento dos Sinais de Trânsito.

No nível de equipamento intermédio, o novo Prius adota novas jantes de liga de 17 polegadas com acabamento em contraste preto e cinza escuro (semelhante a titânio) e o head-up display passa a fornecer instruções de navegação ponto-por-ponto. Está igualmente equipado com bancos dianteiros aquecidos, Monitor de Ângulos Mortos com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro, volante revestido em pele e acabamento macio nas secções superiores dos painéis das portas.

1Excluindo os SUV
2As emissões de CO2 começam em 94 g/km (WLTP) para a versão de tração dianteira, cujo consumo médio é de 4.1 l/100 km

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance A TOYOTA GAZOO Racing sagrou-se Campeã Mundial de Endurance da FIA (WEC) após a vitória nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a penúltima ronda da temporada designada Super Season 2018-2019. Toyota no ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico Toyota no ECAR SHOW – Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico A Toyota vai marcar presença no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico que irá realizar-se no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 3, 4 e 5 de maio. TOYOTA GAZOO Racing termina em quarto e quinto na Argentina TOYOTA GAZOO Racing termina em quarto e quinto na Argentina Na quinta ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA na Argentina, o piloto da TOYOTA GAZOO Racing, Kris Meeke terminou em quarto da geral. Jari-Matti Latvala terminou em quinto e Ott Tänak que liderou no início da prova terminou em oitavo. Toyota revela a nova Hilux Premium Edition no Salão de Birmingham Toyota revela a nova Hilux Premium Edition no Salão de Birmingham Toyota estreia a nova Hilux Premium Edition no Salão de Veículos Comerciais de 2019 em Birmingham no Reino Unido.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK