Rali da Grã-Bretanha: TOYOTA GAZOO Racing

vence e Tänak arrecada o máximo de pontos

Ott Tänak aumentou a sua liderança no Campeonato Mundial de Ralis da FIA ao conquistar o máximo de pontos no Rali da Grã-Bretanha. O piloto estónio da TOYOTA GAZOO Racing, não só alcançou a sua sexta vitória da época ao volante do Yaris WRC, como estabeleceu o tempo mais rápido na Power Stage. O seu companheiro de equipa, Kris Meeke, terminou em quarto lugar, arrecadando pontos importantes para a equipa, que fica a oito pontos da liderança no campeonato de fabricantes.

O Toyota Yaris WRC liderou o rali do início ao fim, com Kris Meeke a liderar primeiro até Ott Tänak assumir o comando no segundo dia.

O rali da Grã-Bretanha teve início na quinta-feira, dia 3 de outubro, com a super-especial noturna de Oulton Park, com 3,58 km. Kris Meeke foi o piloto mais rápido, obtendo cedo a liderança para a TOYOTA GAZOO Racing. Jari-Matti Latvala terminou em oitavo, enquanto Ott Tänak ficou em 13º, uma vez que o motor foi abaixo momentaneamente.

Na sexta-feira, os pilotos da Toyota tiveram uma manhã forte em condições difíceis, com muita lama e piso escorregadio. Enquanto Kris Meeke ampliou a sua vantagem para 6 segundos na frente, Jari-Matti Latvala foi o mais rápido na quinta especial, subindo para o terceiro lugar logo à frente de Ott Tänak, que venceu duas das quatro primeiras especiais. Infelizmente, Jari-Matti Latvala foi forçado a desistir do rali depois de um despiste na sétima especial.

À tarde, Ott Tänak destacou-se, ao vencer as duas últimas especiais do dia e assumindo a liderança do rali ao seu colega de equipa. O piloto Estónio terminou o dia na liderança da prova, com 3,4 segundos de vantagem para o segundo, com o colega Kris Meeke em terceiro da geral, a apenas dois décimos, do segundo classificado.

No sábado, os dois Yaris WRC enfrentaram o dia mais longo do rali, com sete especiais e um total de 151,24 quilómetros cronometrados. A fiabilidade foi testada ao limite, uma vez que não houve serviço a meio do dia, apenas troca de pneus, enquanto a chuva trazia pisos mais escorregadios. Ott Tänak aumentou gradualmente sua vantagem na frente com um desempenho consistente ao longo do dia, conseguindo o segundo tempo mais rápido em cinco das seis especiais na floresta.

Embora Kris Meeke tenha descido de terceiro para quarto lugar da geral, durante a manhã, continuou a manter a pressão sobre os pilotos à sua frente, sempre com vista a conquistar o máximo de pontos para a equipa.

No domingo, Ott Tänak, começou o dia a vencer o seu rival mais próximo por um décimo de segundo. Acabou por levar 9,5 segundos de vantagem para a Power Stage, onde foi o mais rápido novamente, alcançando os cobiçados cinco pontos para o campeonato de pilotos. O piloto Estónio venceu a prova com 10,9 segundos de vantagem e sai do País de Gales na liderança do campeonato de pilotos, com 28 pontos de avanço.

Akio Toyoda (Presidente da Equipa)
“A TOYOTA GAZOO Racing venceu dois eventos do Campeonato do Mundo da FIA (WEC e WRC) no mesmo fim de semana. Quase que conseguimos o mesmo no início deste ano, em junho, e portanto, depois da corrida de Fuji, estava realmente com a esperança que também pudéssemos vencer no País de Gales. Com ventos fortes, chuva e condições extremas nas estradas, estou muito feliz por ver Ott e Martin a vencer o Rali da Grã-Bretanha, acreditando na equipa e no carro após o problema que lhes custou pontos na Turquia.

Nos dois últimos eventos da época WRC, tenho esperança que vamos alcançar mais vitórias e, por fim, os campeonatos. Vamos fazer automóveis cada vez melhores com todas as nossas equipas. Muito obrigado a todos os fãs que apoiam as nossas atividades nestes dois campeonatos mundiais da FIA.”

Classificação final, no Rali da Grã-Bretanha

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h00m58.0s

2 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +10.9s
3 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) +23.8s
4 Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) +35.6s
5 Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) +48.6s
6 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) +58.2s
7 Pontus Tidemand/Ola Fløene (Ford Fiesta WRC) +5m23.8s
8 Craig Breen/Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) +9m25.0s
9 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Škoda Fabia R5 Evo) +10m51.1s
10 Petter Solberg/Phil Mills (Volkswagen Polo GTI R5) +11m36.1s

Toyota Gazoo Racing e Tãnak vencem o Rali da Grã-Bretanha

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo O Rali Dakar 2020 chegou ao fim com Nasser Al-Attiyah da TOYOTA GAZOO Racing e o navegador Mathieu Baumel a subir ao 2º lugar do pódio. A dupla, aos comandos da Toyota Hilux, após cerca de 5.000 quilómetros cronometrados pela Arábia Saudita, terminaram a 6 minutos e 21 segundos do 1º classificado. Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com 2ª geração do Mirai com um aumento da autonomia até 30%. Com 3 depósitos e um sistema de pilha de combustível eficiente, o elétrico zero emissões, da Toyota é um FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle que garante superior dinâmica e a eficiência Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in com sistema híbrido de carregamento externo, com 306 cv, 0-100 km/h em 6,2 s, Emissões CO2 de 29 g/km. O SUV da Toyota é o melhor na categoria em termos de autonomia elétrica (EV) permitindo circular em modo 100% elétrico durante mais de 60 km. Vendas no segundo semestre 2020 Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota GR Supra com novo motor a gasolina 2.0L Turbo, 258 cv, 400 Nm de binário e uma aceleração 0-100 km/h em 5,2 segundos. Motor mais leve e compacto, poupa 100 kg, melhorando as características de inércia, para além de uma distribuição de peso perfeita de 50:50. Início das vendas em março 2020.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK