Toyota desenvolve “APM” para Tóquio 2020,

um veículo acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada

Veículo de transporte de última milha (last mile), para apoio e socorro de funcionários e visitantes durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A Toyota Motor Corporation (Toyota), parceira mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, acaba de anunciar, como apoio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, que está a desenvolver um novo e especial produto, o “APM”. Accessible People Mover – Um veículo acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, um veículo desenvolvido expressamente para uso nos Jogos.

Através dos Jogos Olímpicos, a Toyota procura proporcionar a todas as pessoas a liberdade de movimentos, de acordo com o seu mote “Mobilidade para Todos” (Mobility for All). O APM leva esse desafio ao máximo, ao oferecer uma solução de mobilidade de “última milha” que ajuda a transportar o maior número possível de pessoas para eventos e locais, incluindo atletas e funcionários envolvidos nos Jogos, bem como a todos os tipos de visitantes com mobilidade reduzida ou condicionada.

Podem ser por exemplo: idosos, grávidas, famílias com filhos pequenos e pessoas com deficiência. Prevê-se também que parte da frota de APM, seja usada para apoiar atividades de socorro em eventos/instalações durante o verão. Durante os Jogos, a Toyota irá colocar aproximadamente 200 APM no serviço de apoio ao transporte de visitantes e funcionários em várias instalações, incluindo locais oficiais do evento ou onde são realizadas as competições ou em locais como a Aldeia Olímpica.

Características principais: 1. "Modelo Básico": Para apoiar a comparência em eventos, fornecer transporte de "última milha".

• Um veículo 100% elétrico (BEV) de baixa velocidade e curta distância adequado para o transporte de visitantes e funcionários dentro de grandes áreas do evento/local.
• Usado por todo o tipo de participantes dos Jogos, incluindo funcionários e atletas, bem como outros, como visitantes, incluindo idosos, pessoas com deficiência, mulheres grávidas e famílias com crianças pequenas.

• O APM contará com três filas de bancos. Na primeira fila estará o banco do condutor, a segunda fila terá capacidade para três pessoas e a terceira fila irá oferecer dois lugares, permitindo uma lotação total de seis pessoas, cinco passageiros e um condutor. Quando utilizado para passageiros em cadeiras de rodas, a configuração pode ser modificada dobrando os assentos para permitir que a cadeira de rodas entre na segunda fila.

• Pensando na segurança, a posição do banco do condutor foi elevada e localizada no centro, a fim de permitir que o condutor veja os passageiros e possa apoiar nas suas necessidades individuais à medida que entram ou saem do veículo.
• Os bancos dos passageiros são acessíveis de ambos os lados do veículo, e o projeto geral considera necessidades variadas dos ocupantes, com barras de segurança de ambos os lados para ajudar os passageiros a entrar e sair do veículo, pontos de fixação e rampas para cadeiras de rodas. Fácil acesso e transporte de passageiros em cadeiras de rodas.

2. Especificações da versão de “Socorro”: Com o objetivo de fornecer socorro durante os Jogos
• Partindo do modelo base, metade do espaço da segunda e terceira fila está reservada para uma maca que é presa dentro do veículo.
• O veículo também foi projetado com espaço para permitir que dois funcionários da equipa de socorro fiquem imediatamente adjacentes à maca.

Especificações principais

Modelo modelo base Especificações de socorro
Lotação: Condutor + 5 passageiros ou Condutor + 1 cadeira de rodas + 2 passageiros   Condutor + 2 Socorristas+ 1 Doente  
Dimensões (m): Aprox. 3,9 de Comprimento x Aprox. 1,6 de Largura: x Aprox. 2.0 de Altura
Autonomia (km): 100
Raio Min. de viragem (m): 4.8
Velocidade Max. (km/h): 19
Toyota APM, um veículo para pessoas com mobilidade reduzida

Saiba mais sobre...

Toyota e CATL com acordo para baterias em carros elétricos Toyota e CATL com acordo para baterias em carros elétricos Toyota e CATL com acordo que inclui não apenas o fornecimento de baterias, mas também a evolução e o desenvolvimento de baterias para 100% elétricos (BEV) veículos híbridos plug-in (PHEV) e a pilha de combustível (FCEV). Toyota C-HR Neon Lime no Super Bock Super Rock 2019 Toyota C-HR Neon Lime no Super Bock Super Rock 2019 A Toyota volta a associar-se aos Festivais de Música, como “Carro Oficial” no festival Super Bock Super Rock, no Meco. Depois do irreverente modelo AYGO, a Toyota apresenta, este ano, o crossover C-HR numa versão exclusiva em parceria com a JBL – o C-HR Neon Lime Toyota e JAXA iniciam projeto de veículo elétrico lunar Toyota e JAXA iniciam projeto de veículo elétrico lunar A Toyota Motor Corporation e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) assinaram um acordo de pesquisa conjunta para três anos. O projeto conjunto irá desenvolver um veículo elétrico lunar tripulado e pressurizado, que utiliza a tecnologia de pilha de combustível (hidrogénio). Toyota e Denso desenvolvem componentes para carros autónomos Toyota e Denso desenvolvem componentes para carros autónomos Parceria procura acelerar investigação e desenvolvimento para a mobilidade do futuro, que a Toyota designa como veículos CASE (Connected, Automated, Shared, Electrified) Conectados, Autónomos, Partilhados e Eletrificados.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK