TOYOTA GAZOO Racing vence

pela segunda vez consecutiva as 24H de Le Mans

A TOYOTA GAZOO Racing venceu a 87ª edição das 24 horas de Le Mans com uma “dobradinha” dos híbridos Toyota no circuito de la Sarthe. Depois de várias horas na liderança, a última hora de corrida provou ser dramática para o Toyota TS050 Hybrid #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López.

Um furo lento e um erro da equipa a ler os sensores, e a consequente ida à boxe, acabou por ditar a vitória do Toyota TS050 Hybrid #8 de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso por 16.9 segundos, naquele que é o segundo triunfo consecutivo da TOYOTA GAZOO Racing na prova francesa, que encerra a super-época 2018-2019 do Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC).

Na 367ª volta, com uma vantagem de mais de dois minutos, o ecrã no volante do Toyota TS050 Hybrid #7 indicou que havia um furo e José Maria Lopez fez uma paragem para substituir o pneu. Um problema no sensor resultou na identificação do pneu errado, o que significou que o carro saiu da box ainda com um furo lento, obrigando-o a uma volta lenta de regresso à box, onde os quatro pneus foram trocados. Deste incidente resultou a perda do primeiro lugar e a vantagem dada a Kazuki Nakajima no Toyota #8.

Os três pilotos do TS050 Hybrid #7 controlaram a maior parte da corrida tendo estabelecido a volta mais rápida em Le Mans, com 17.297 segundos. Ficará para a história do automobilismo o facto de Kazuki Nakajima se tornar o primeiro campeão mundial de circuitos do Japão e o bi-campeão da Fórmula 1, Fernando Alonso, será lembrado por ser o segundo piloto a vencer títulos mundiais em duas disciplinas de automóveis diferentes.

O Toyota #7 começou a corrida na “pole position” após a volta de qualificação mais rápida de Kamui Kobayashi, com o carro #8 a arrancar logo na segunda posição. Estava assim preparado o cenário para uma emocionante batalha pela vitória entre os dois Toyota híbridos com 1.000 cv.

Após 12 horas, os dois TS050 Hybrid estavam separados por apenas 8,6 segundos. Durante a noite, embora os carros estivessem sempre na mesma volta, o carro #7 aproveitou uma importante vantagem quando carro #8 sofreu de um desequilíbrio aerodinâmico, devido a danos na carroçaria.

À medida se aproximavam das 24 horas, a diferença permaneceu relativamente estável em torno de dois minutos e o foco mudou para que os dois Toyota chegassem ao final em segurança. Tudo parecia definido até à troca de líder a uma hora do final.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing vence pela segunda vez consecutiva as 24H de Le Mans

Saiba mais sobre...

Tänak é campeão do mundo de ralis 2019 em Toyota Yaris WRC Tänak é campeão do mundo de ralis 2019 em Toyota Yaris WRC O piloto Estónio da TOYOTA GAZOO Racing, Ott Tänak e o seu co-piloto Martin Järveoja fizeram história ao garantir o primeiro título Mundial de Pilotos com um segundo lugar no Rali de Espanha. É a quinta vez que um piloto da Toyota conquista o título do WRC. Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand™ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand™ Segundo a “Best Global Brands 2019”, da Interbrand™, a Toyota é a marca automóvel mais valiosa. A Interbrand™ estima que o valor da marca Toyota cresceu mais 5% do que em 2018 para 56.246 milhões de dólares. Desde 2004 que a Toyota é considerada pela Interbrand™ a marca automóvel mais valiosa. Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota CaetanoBus SA lança H2.CITY GOLD, o autocarro Caetano a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota. Com uma autonomia de 400km e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano Toyota estreia em Tóquio 2019 ultracompacto elétrico Toyota estreia em Tóquio 2019 ultracompacto elétrico Toyota estreia no Salão de Tóquio 2019 ultracompacto elétrico na versão de produção. Outros BEV (Battery Electric Vehicle) da Toyota, incluindo três “Walking Area” elétricos e Toyota “i-ROAD”, estarão disponíveis para experimentar na Zona “OPEN ROAD” do Salão Automóvel de Tóquio de 2019.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK