Final inglório para Tänak e TOYOTA GAZOO Racing

na Sardenha

Depois de um desempenho muito forte ao longo do fim de semana na Sardenha, o piloto da TOYOTA GAZOO Racing, Ott Tänak, estava a caminho da sua terceira vitória consecutiva no campeonato mundial de ralis FIA de 2019, quando uma questão na direção do Yaris WRC o atrasou na última especial da prova. O piloto Estónio terminou o desgastante rali italiano na quinta posição da geral mas à frente de seus rivais no campeonato, o que lhe permite assumir o comando da competição.

Depois da vitória em Portugal, a equipa seguiu para Itália, com a ilha mediterrânica da Sardenha a receber a oitava prova da época. Após o shakedown na quinta-feira, o rali teve início efetivo no dia seguinte. Ott Tänak iniciou uma grande luta pela liderança, em condições difíceis, por ser o segundo na estrada de manhã e o primeiro na estrada à tarde. Com temperaturas a rondar os 40ºC, o Yaris WRC de Tänak encontrava-se no final de sexta-feira em terceiro, a 11,2s do líder e 0,4s atrás do segundo classificado.

O seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, também liderou durante o dia antes de cometer um erro que lhe custou oito minutos. No seu regresso, forçou o andamento e teve um despiste, sendo obrigado a parar. Não tendo disputado o evento no ano passado, Kris Meeke foi cauteloso e terminou o dia em sexto, a menos de meio minuto da liderança do rali.

Sábado era o dia mais longo da prova, com 6 especiais e 142,42 quilómetros cronometrados, com o rápido desgaste de pneus, temperaturas elevadas e piso difícil com muitas pedras, Ott Tänak optou por levar uma mistura de pneus médios e duros durante a manhã, enquanto os seus rivais escolheram pneus duros. O piloto Estónio aproveitou ao máximo a superior aderência dos pneus, conquistando de imediato o segundo lugar na primeira especial e encurtando o seu tempo para o líder.

Conseguiu manter esse desempenho toda a manhã, alcançando a liderança do rali na 12º especial, para à tarde aumentar a sua vantagem para 25,9 segundos, tendo sido o mais rápido em todas especiais do dia.

Durante essa manhã, Kris Meeke manteve a sexta posição da geral e começou a aproximar-se dos dois pilotos à sua frente. Infelizmente, na fase final do dia, teve que parar para trocar um pneu, perdendo dois minutos e descendo para o oitavo lugar. Depois de ser obrigado a desistir na última especial de sexta-feira, Jari-Matti Latvala, reiniciou a manhã com tempos competitivos, apesar de ter que abrir a estrada.

Nas quatro etapas finais de domingo, Ott Tänak, manteve a liderança durante as três etapas iniciais, antes de um problema de direção na derradeira Power Stage o fazer perder mais de dois minutos, relegando-o para a quinta posição final. O seu colega, Kris Meeke, terminou o rali na oitava posição da geral e Jari-Matti Latvala, que alcançou o quarto melhor tempo na Power Stage, terminou a prova em décimo nono da geral.

Tommi Mäkinen (diretor da equipa)
“Este ultimo dia de prova foi um dos momentos mais difíceis para a nossa equipa. Durante todo o fim de semana, o carro mostrou forte desempenho e fiabilidade. E de repente, algo inesperado acontece no troço final. Claro, estamos a investigar o que causou o problema. É uma grande deceção para todos e especialmente difícil para Ott e o seu co-piloto Martin.

Estão agora a liderar o campeonato, mas teria sido muito melhor ir para as férias de verão, depois de vencer os últimos três ralis. Será uma sensação difícil nos próximos dias, mas tenho a certeza que nos podemos recuperar ”

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing e Tänak com final inglório na Sardenha

Saiba mais sobre...

Tänak é campeão do mundo de ralis 2019 em Toyota Yaris WRC Tänak é campeão do mundo de ralis 2019 em Toyota Yaris WRC O piloto Estónio da TOYOTA GAZOO Racing, Ott Tänak e o seu co-piloto Martin Järveoja fizeram história ao garantir o primeiro título Mundial de Pilotos com um segundo lugar no Rali de Espanha. É a quinta vez que um piloto da Toyota conquista o título do WRC. Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand™ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo, segundo a Interbrand™ Segundo a “Best Global Brands 2019”, da Interbrand™, a Toyota é a marca automóvel mais valiosa. A Interbrand™ estima que o valor da marca Toyota cresceu mais 5% do que em 2018 para 56.246 milhões de dólares. Desde 2004 que a Toyota é considerada pela Interbrand™ a marca automóvel mais valiosa. Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota CaetanoBus SA lança H2.CITY GOLD, o autocarro Caetano a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota. Com uma autonomia de 400km e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano Toyota estreia em Tóquio 2019 ultracompacto elétrico Toyota estreia em Tóquio 2019 ultracompacto elétrico Toyota estreia no Salão de Tóquio 2019 ultracompacto elétrico na versão de produção. Outros BEV (Battery Electric Vehicle) da Toyota, incluindo três “Walking Area” elétricos e Toyota “i-ROAD”, estarão disponíveis para experimentar na Zona “OPEN ROAD” do Salão Automóvel de Tóquio de 2019.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK