Final inglório para Tänak e TOYOTA GAZOO Racing

na Sardenha

Depois de um desempenho muito forte ao longo do fim de semana na Sardenha, o piloto da TOYOTA GAZOO Racing, Ott Tänak, estava a caminho da sua terceira vitória consecutiva no campeonato mundial de ralis FIA de 2019, quando uma questão na direção do Yaris WRC o atrasou na última especial da prova. O piloto Estónio terminou o desgastante rali italiano na quinta posição da geral mas à frente de seus rivais no campeonato, o que lhe permite assumir o comando da competição.

Depois da vitória em Portugal, a equipa seguiu para Itália, com a ilha mediterrânica da Sardenha a receber a oitava prova da época. Após o shakedown na quinta-feira, o rali teve início efetivo no dia seguinte. Ott Tänak iniciou uma grande luta pela liderança, em condições difíceis, por ser o segundo na estrada de manhã e o primeiro na estrada à tarde. Com temperaturas a rondar os 40ºC, o Yaris WRC de Tänak encontrava-se no final de sexta-feira em terceiro, a 11,2s do líder e 0,4s atrás do segundo classificado.

O seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, também liderou durante o dia antes de cometer um erro que lhe custou oito minutos. No seu regresso, forçou o andamento e teve um despiste, sendo obrigado a parar. Não tendo disputado o evento no ano passado, Kris Meeke foi cauteloso e terminou o dia em sexto, a menos de meio minuto da liderança do rali.

Sábado era o dia mais longo da prova, com 6 especiais e 142,42 quilómetros cronometrados, com o rápido desgaste de pneus, temperaturas elevadas e piso difícil com muitas pedras, Ott Tänak optou por levar uma mistura de pneus médios e duros durante a manhã, enquanto os seus rivais escolheram pneus duros. O piloto Estónio aproveitou ao máximo a superior aderência dos pneus, conquistando de imediato o segundo lugar na primeira especial e encurtando o seu tempo para o líder.

Conseguiu manter esse desempenho toda a manhã, alcançando a liderança do rali na 12º especial, para à tarde aumentar a sua vantagem para 25,9 segundos, tendo sido o mais rápido em todas especiais do dia.

Durante essa manhã, Kris Meeke manteve a sexta posição da geral e começou a aproximar-se dos dois pilotos à sua frente. Infelizmente, na fase final do dia, teve que parar para trocar um pneu, perdendo dois minutos e descendo para o oitavo lugar. Depois de ser obrigado a desistir na última especial de sexta-feira, Jari-Matti Latvala, reiniciou a manhã com tempos competitivos, apesar de ter que abrir a estrada.

Nas quatro etapas finais de domingo, Ott Tänak, manteve a liderança durante as três etapas iniciais, antes de um problema de direção na derradeira Power Stage o fazer perder mais de dois minutos, relegando-o para a quinta posição final. O seu colega, Kris Meeke, terminou o rali na oitava posição da geral e Jari-Matti Latvala, que alcançou o quarto melhor tempo na Power Stage, terminou a prova em décimo nono da geral.

Tommi Mäkinen (diretor da equipa)
“Este ultimo dia de prova foi um dos momentos mais difíceis para a nossa equipa. Durante todo o fim de semana, o carro mostrou forte desempenho e fiabilidade. E de repente, algo inesperado acontece no troço final. Claro, estamos a investigar o que causou o problema. É uma grande deceção para todos e especialmente difícil para Ott e o seu co-piloto Martin.

Estão agora a liderar o campeonato, mas teria sido muito melhor ir para as férias de verão, depois de vencer os últimos três ralis. Será uma sensação difícil nos próximos dias, mas tenho a certeza que nos podemos recuperar ”

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing e Tänak com final inglório na Sardenha

Saiba mais sobre...

Venda online do Toyota GR Yaris acelera em Portugal Venda online do Toyota GR Yaris acelera em Portugal Toyota GR Yaris, com 261cv, apresenta-se exclusivamente online com 3 cores e 3 níveis de equipamento e está disponível em Portugal desde 45.090 Euros. Após 48 horas de abertura do portal exclusivo online em Portugal, já tinham sido vendidas 10 unidades. Toyota Motor Europe em recuperação com aumento de quota após os primeiros 6 meses de 2020 Toyota Motor Europe em recuperação com aumento de quota após os primeiros 6 meses de 2020 Toyota Motor Europe vendeu 424.862 viaturas de janeiro a junho de 2020, menos -26,5% que em igual período de 2019, mas com um desempenho superior que o mercado que caiu -36%. TME com aumento da quota. Subiu para 6,1%, mais 0,8 pontos percentuais devido à forte procura de híbridos Toyota e Lexus Toyota anuncia preços e especificações do novo GR Yaris em Portugal Toyota anuncia preços e especificações do novo GR Yaris em Portugal Com a chegada a Portugal prevista para o início de 2021, o Toyota GR Yaris está disponível em 3 cores e 3 níveis de equipamento: GR YARIS, EXTREME PREMIUM e EXTREME RALLY. Com um preço desde 45.090 Euros, o registo numa plataforma on-line dá acesso prioritário à compra do GR Yaris. Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2020. O valor da marca é de 28,3 mil milhões de dólares (25,2 mil milhões de Euros) e está colocada 8 lugares à frente da seguinte marca automóvel. É a única automóvel no Top50.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.