TOYOTA GAZOO Racing

sagra-se Campeã Mundial de Endurance

A TOYOTA GAZOO Racing sagrou-se Campeã Mundial de Endurance da FIA (WEC) após a vitória nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a penúltima ronda da temporada 2018-2019. Numa corrida dramática, dominada pela chuva, granizo e até neve e que culminou com a vitória do Toyota TS050 Hybrid #8, a marca conquista o campeonato de construtores pela segunda vez, após alcançar o título em 2014.

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso no Toyota #8 ampliaram a sua liderança no campeonato de pilotos para 31 pontos, quando resta uma corrida e estão apenas 39 pontos em jogo. Esta foi o quarto triunfo da época, que teve início com a vitória precisamente em Spa há 12 meses atrás.

Os pilotos do Toyota TS050 Hybrid #7, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López controlaram quase até meio da corrida, estabelecendo até a volta mais rápida. Depois disso, perderam 11 minutos devido a uma situação com um sensor, terminando em sexto lugar da geral.

Com Mike Conway na pole position no Toyota # 7, a corrida do título foi marcada, nas primeiras voltas, pela queda de neve. Esta foi a primeira vez que caiu neve numa corrida do WEC, no entanto, a corrida continuou durante cerca de 30 minutos até que as condições forçaram a entrada do safety car. 25 minutos depois, já com sol, a corrida recomeçou com Mike Conway a liderar. Sébastien Buemi, que tinha perdido tempo durante a sua paragem, imediatamente ficou em segundo lugar no Toyota #8, passando para a frente da corrida no final da volta 19.

Pouco depois, uma situação de acidente com entrada do Safety Car foi dramática para ambos os Toyota. Sébastien Buemi foi forçado a fazer uma paragem para abastecer, enquanto a zona das boxes estava fechada, o que, devido aos regulamentos do WEC, significava que a equipa podia abastecer apenas cinco segundos de combustível.

Mike Conway, com menor consumo de combustível, conseguiu reabastecer e trocar de pneus normalmente, enquanto Sébastien Buemi foi forçado a reabastecer logo a seguir, perdendo cerca de um minuto e caindo para décimo lugar. Foi então que Sébastien Buemi lutou e conseguiu chegar ao segundo lugar. Com cerca de duas horas de corrida, Kamui Kobayashi no Toyota #7 e Fernando Alonso no #8 assumiram os comandos.

Num volte face, perto de meio da corrida, Kamui Kobayashi, que liderava com cerca de 50 segundos avanço, teve um problema de sensor do Toyota #7. Regressou prontamente às boxes onde a equipa corrigiu o problema, no entanto, José María López voltaria à pista, com quatro voltas de atraso e em 19º lugar. Kazuki Nakajima herdou a liderança no Toyota #8 mas, a duas horas do fim, uma tempestade de granizo atingiu a pista Belga, obrigando a nova entrada do safety car durante 25 minutos.

Entrando na última hora de corrida, José María López lutou para alcançar o sexto lugar, enquanto Fernando Alonso aumentou a vantagem no Toyota #8, dando uma volta de avanço ao segundo classificado. Após nova entrada do safety car a corrida terminou alguns minutos mais cedo, devido às condições climatéricas.

Fernando Alonso ao volante do Toyota TS050 Hybrid # 8 acabou por vencer com uma volta de avanço do Rebellion #3 e o carro da SMP Racing #11. Kamui Kobayashi terminou no Toyota TS050 Hybrid #7 em sexto, e com quatro voltas de atraso.

A TOYOTA GAZOO Racing segue agora para França para a última prova do campeonato, as míticas 24 horas de Le Mans, que terão lugar no fim de semana de 15 e 16 de junho.

Resultados finais das 6h de Spa-Francorchamps:
1st #8 TOYOTA GAZOO Racing 133 voltas

2nd #3 Rebellion (Berthon/Laurent/Menezes) +1 volta
3rd #11 SMP (Aleshin/Petrov/Vandoorne) +1 volta
4th #1 Rebellion (Jani/Lotterer/Senna) +2 voltas
5th #17 SMP (Sarrazin/Orudzhev/Sirotkin) +3 voltas
6th #7 TOYOTA GAZOO Racing +4 voltas

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance

Saiba mais sobre...

Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota CaetanoBus SA lança H2.CITY GOLD, o autocarro Caetano a hidrogénio com tecnologia de pilha de combustível Toyota. Com uma autonomia de 400km e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano Toyota estreia em Tóquio 2019 ultracompacto elétrico Toyota estreia em Tóquio 2019 ultracompacto elétrico Toyota estreia no Salão de Tóquio 2019 ultracompacto elétrico na versão de produção. Outros BEV (Battery Electric Vehicle) da Toyota, incluindo três “Walking Area” elétricos e Toyota “i-ROAD”, estarão disponíveis para experimentar na Zona “OPEN ROAD” do Salão Automóvel de Tóquio de 2019. Toyota aumenta vendas de híbridos em 16% até Setembro 2019 Toyota aumenta vendas de híbridos em 16% até Setembro 2019 Toyota Motor Europe reforça liderança em viaturas eletrificadas com aumento de vendas de híbridos de 16% de janeiro a setembro. Vendeu 838 mil viaturas de janeiro a setembro de 2019. Corresponde a uma quota de mercado da TME de 5,3% na Europa. Híbridos representam mais de 52% das vendas da TME. Toyota estreia o RAV4 plug-in em Los Angeles Toyota estreia o RAV4 plug-in em Los Angeles A Toyota acaba de confirmar que irá revelar o RAV4 mais potente de sempre - o RAV4 Plug-in de 2021. Previsto numa nova cor vermelha, a imagem do novo RAV4 Plug-in destaca o desempenho do novo SUV eletrificado com a mais recente tecnologia Híbrida Plug-in (PHEV).
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK