TOYOTA GAZOO Racing

sagra-se Campeã Mundial de Endurance

A TOYOTA GAZOO Racing sagrou-se Campeã Mundial de Endurance da FIA (WEC) após a vitória nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a penúltima ronda da temporada 2018-2019. Numa corrida dramática, dominada pela chuva, granizo e até neve e que culminou com a vitória do Toyota TS050 Hybrid #8, a marca conquista o campeonato de construtores pela segunda vez, após alcançar o título em 2014.

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso no Toyota #8 ampliaram a sua liderança no campeonato de pilotos para 31 pontos, quando resta uma corrida e estão apenas 39 pontos em jogo. Esta foi o quarto triunfo da época, que teve início com a vitória precisamente em Spa há 12 meses atrás.

Os pilotos do Toyota TS050 Hybrid #7, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López controlaram quase até meio da corrida, estabelecendo até a volta mais rápida. Depois disso, perderam 11 minutos devido a uma situação com um sensor, terminando em sexto lugar da geral.

Com Mike Conway na pole position no Toyota # 7, a corrida do título foi marcada, nas primeiras voltas, pela queda de neve. Esta foi a primeira vez que caiu neve numa corrida do WEC, no entanto, a corrida continuou durante cerca de 30 minutos até que as condições forçaram a entrada do safety car. 25 minutos depois, já com sol, a corrida recomeçou com Mike Conway a liderar. Sébastien Buemi, que tinha perdido tempo durante a sua paragem, imediatamente ficou em segundo lugar no Toyota #8, passando para a frente da corrida no final da volta 19.

Pouco depois, uma situação de acidente com entrada do Safety Car foi dramática para ambos os Toyota. Sébastien Buemi foi forçado a fazer uma paragem para abastecer, enquanto a zona das boxes estava fechada, o que, devido aos regulamentos do WEC, significava que a equipa podia abastecer apenas cinco segundos de combustível.

Mike Conway, com menor consumo de combustível, conseguiu reabastecer e trocar de pneus normalmente, enquanto Sébastien Buemi foi forçado a reabastecer logo a seguir, perdendo cerca de um minuto e caindo para décimo lugar. Foi então que Sébastien Buemi lutou e conseguiu chegar ao segundo lugar. Com cerca de duas horas de corrida, Kamui Kobayashi no Toyota #7 e Fernando Alonso no #8 assumiram os comandos.

Num volte face, perto de meio da corrida, Kamui Kobayashi, que liderava com cerca de 50 segundos avanço, teve um problema de sensor do Toyota #7. Regressou prontamente às boxes onde a equipa corrigiu o problema, no entanto, José María López voltaria à pista, com quatro voltas de atraso e em 19º lugar. Kazuki Nakajima herdou a liderança no Toyota #8 mas, a duas horas do fim, uma tempestade de granizo atingiu a pista Belga, obrigando a nova entrada do safety car durante 25 minutos.

Entrando na última hora de corrida, José María López lutou para alcançar o sexto lugar, enquanto Fernando Alonso aumentou a vantagem no Toyota #8, dando uma volta de avanço ao segundo classificado. Após nova entrada do safety car a corrida terminou alguns minutos mais cedo, devido às condições climatéricas.

Fernando Alonso ao volante do Toyota TS050 Hybrid # 8 acabou por vencer com uma volta de avanço do Rebellion #3 e o carro da SMP Racing #11. Kamui Kobayashi terminou no Toyota TS050 Hybrid #7 em sexto, e com quatro voltas de atraso.

A TOYOTA GAZOO Racing segue agora para França para a última prova do campeonato, as míticas 24 horas de Le Mans, que terão lugar no fim de semana de 15 e 16 de junho.

Resultados finais das 6h de Spa-Francorchamps:
1st #8 TOYOTA GAZOO Racing 133 voltas

2nd #3 Rebellion (Berthon/Laurent/Menezes) +1 volta
3rd #11 SMP (Aleshin/Petrov/Vandoorne) +1 volta
4th #1 Rebellion (Jani/Lotterer/Senna) +2 voltas
5th #17 SMP (Sarrazin/Orudzhev/Sirotkin) +3 voltas
6th #7 TOYOTA GAZOO Racing +4 voltas

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance

Saiba mais sobre...

Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Projetado para oferecer uma condução envolvente e segura. A plataforma GA-B permite mais espaço e liberdade de design. A plataforma TNGA é um sistema modular para permitir uma variedade de distância entre-eixos e tipos de carroçaria. Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Nos dias 2 e 3 de setembro em Szczecin, na Polónia, Fernando Alonso completou mais um treino de dois dias aos comandos da Toyota Hilux. O piloto espanhol percorreu mais de 700 quilómetros, em pisos variados, incluindo algumas especiais usadas recentemente na Baja da Polónia. Toyota Motor Europe inicia produção do motor 2 L na Polónia Toyota Motor Europe inicia produção do motor 2 L na Polónia A Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP), em Jelcz-Laskowice, inicia produção do novo motor a gasolina 2.0L. Este bloco pertence à família de motorizações da nova plataforma global da marca (Toyota New Global Architecture - TNGA) para o Toyota Corolla híbrido bem como o RAV4 convencional. Toyota seleciona 240 atletas de 43 países para Tóquio 2020 Toyota seleciona 240 atletas de 43 países para Tóquio 2020 Toyota procura apoiar as atividades dos atletas a caminho de Tóquio 2020 e lança site dedicado. O objetivo da marca é ajudar a realizar sonhos apoiando os candidatos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK