TOYOTA GAZOO Racing

sagra-se Campeã Mundial de Endurance

A TOYOTA GAZOO Racing sagrou-se Campeã Mundial de Endurance da FIA (WEC) após a vitória nas 6 horas de Spa-Francorchamps, a penúltima ronda da temporada 2018-2019. Numa corrida dramática, dominada pela chuva, granizo e até neve e que culminou com a vitória do Toyota TS050 Hybrid #8, a marca conquista o campeonato de construtores pela segunda vez, após alcançar o título em 2014.

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso no Toyota #8 ampliaram a sua liderança no campeonato de pilotos para 31 pontos, quando resta uma corrida e estão apenas 39 pontos em jogo. Esta foi o quarto triunfo da época, que teve início com a vitória precisamente em Spa há 12 meses atrás.

Os pilotos do Toyota TS050 Hybrid #7, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López controlaram quase até meio da corrida, estabelecendo até a volta mais rápida. Depois disso, perderam 11 minutos devido a uma situação com um sensor, terminando em sexto lugar da geral.

Com Mike Conway na pole position no Toyota # 7, a corrida do título foi marcada, nas primeiras voltas, pela queda de neve. Esta foi a primeira vez que caiu neve numa corrida do WEC, no entanto, a corrida continuou durante cerca de 30 minutos até que as condições forçaram a entrada do safety car. 25 minutos depois, já com sol, a corrida recomeçou com Mike Conway a liderar. Sébastien Buemi, que tinha perdido tempo durante a sua paragem, imediatamente ficou em segundo lugar no Toyota #8, passando para a frente da corrida no final da volta 19.

Pouco depois, uma situação de acidente com entrada do Safety Car foi dramática para ambos os Toyota. Sébastien Buemi foi forçado a fazer uma paragem para abastecer, enquanto a zona das boxes estava fechada, o que, devido aos regulamentos do WEC, significava que a equipa podia abastecer apenas cinco segundos de combustível.

Mike Conway, com menor consumo de combustível, conseguiu reabastecer e trocar de pneus normalmente, enquanto Sébastien Buemi foi forçado a reabastecer logo a seguir, perdendo cerca de um minuto e caindo para décimo lugar. Foi então que Sébastien Buemi lutou e conseguiu chegar ao segundo lugar. Com cerca de duas horas de corrida, Kamui Kobayashi no Toyota #7 e Fernando Alonso no #8 assumiram os comandos.

Num volte face, perto de meio da corrida, Kamui Kobayashi, que liderava com cerca de 50 segundos avanço, teve um problema de sensor do Toyota #7. Regressou prontamente às boxes onde a equipa corrigiu o problema, no entanto, José María López voltaria à pista, com quatro voltas de atraso e em 19º lugar. Kazuki Nakajima herdou a liderança no Toyota #8 mas, a duas horas do fim, uma tempestade de granizo atingiu a pista Belga, obrigando a nova entrada do safety car durante 25 minutos.

Entrando na última hora de corrida, José María López lutou para alcançar o sexto lugar, enquanto Fernando Alonso aumentou a vantagem no Toyota #8, dando uma volta de avanço ao segundo classificado. Após nova entrada do safety car a corrida terminou alguns minutos mais cedo, devido às condições climatéricas.

Fernando Alonso ao volante do Toyota TS050 Hybrid # 8 acabou por vencer com uma volta de avanço do Rebellion #3 e o carro da SMP Racing #11. Kamui Kobayashi terminou no Toyota TS050 Hybrid #7 em sexto, e com quatro voltas de atraso.

A TOYOTA GAZOO Racing segue agora para França para a última prova do campeonato, as míticas 24 horas de Le Mans, que terão lugar no fim de semana de 15 e 16 de junho.

Resultados finais das 6h de Spa-Francorchamps:
1st #8 TOYOTA GAZOO Racing 133 voltas

2nd #3 Rebellion (Berthon/Laurent/Menezes) +1 volta
3rd #11 SMP (Aleshin/Petrov/Vandoorne) +1 volta
4th #1 Rebellion (Jani/Lotterer/Senna) +2 voltas
5th #17 SMP (Sarrazin/Orudzhev/Sirotkin) +3 voltas
6th #7 TOYOTA GAZOO Racing +4 voltas

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

TOYOTA GAZOO Racing sagra-se Campeã Mundial de Endurance

Saiba mais sobre...

Toyota AYGO Mandarina apreciado por todos com ColorADD Toyota AYGO Mandarina apreciado por todos com ColorADD A Toyota lançou a nova série especial do citadino AYGO x-cite, em cor laranja e teto preto, adotando o código de cor universal do sistema ColorADD, associado à oferta financeira de 99€ por mês, em 5 anos, através de Flex & Drive da Toyota Financial Services. Toyota Lança ofensiva de veículos comerciais Ligeiros, que inclui eletrificação Toyota Lança ofensiva de veículos comerciais Ligeiros, que inclui eletrificação PROACE CITY – o novo furgão pequeno de classe 1 de portagem - expande a presença da Toyota nos Veículos Comerciais Ligeiros (LCV). PROACE e PROACE CITY 100% elétricas a serem introduzidas a partir de 2020. TOYOTA GAZOO Racing dá início à comercialização do GR Supra GT4 em 2020 TOYOTA GAZOO Racing dá início à comercialização do GR Supra GT4 em 2020 A TOYOTA GAZOO Racing confirma que irá lançar o GR Supra GT4, um carro de corrida para equipas privadas, já em 2020. O GR Supra GT4 GT4 é um carro de corrida baseado no GR Supra o primeiro modelo global da TOYOTA GAZOO Racing. Híbridos Toyota equipam frota da GNR Híbridos Toyota equipam frota da GNR Dia 12 de junho, a Toyota Caetano Portugal, entregou à Guarda Nacional Republicana (GNR) 26 híbridos Toyota. Desta forma, a força de segurança nacional passa a contar, pela primeira vez, com viaturas eletrificadas da Toyota na sua frota.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK