Rali da Alemanha:

Toyota coloca os três Yaris WRC no pódio

A Toyota GAZOO Racing colocou os seus três Yaris WRC no pódio, alcançando um feito histórico no Rali da Alemanha. Ott Tänak garantiu a vitória e aumenta assim a sua liderança no campeonato de pilotos para 33 pontos, com Kris Meeke e Jari-Matti Latvala a preencher os outros dois degraus do pódio. Com este resultado, a Toyota fica a apenas oito pontos da liderança no campeonato de fabricantes. Este foi um resultado histórico, uma vez que é a primeira vez, em quatro anos, que uma única marca preenche o pódio numa ronda do WRC.

Ott Tänak e o seu co-piloto, Martin Järveoja, lideraram o rali quase desde início, conquistando a sua terceira vitória seguida no exigente evento de asfalto alemão. Depois de uma intensa batalha os Toyota Yaris WRC, superaram o temível campo militar de Panzerplatte na tarde de sábado, onde Meeke e Latvala subiram para as posições do pódio para nunca mais as largar.

O rali da Alemanha teve início na quinta-feira, dia 22 de agosto, com a super especial de St. Wendeler Land, onde Ott Tänak mostrou logo ao que vinha. O Piloto Estónio conseguiu o melhor tempo, com Kris Meeke em quinto e Jari-Matti Latvala em sexto.

Na sexta-feira, os três pilotos da Toyota lutaram, todo o dia pela liderança ao longo das estradas estreitas e tortuosas da região vinícola do vale do rio Mosela. Ott Tänak terminou o dia na liderança, com um avanço de apenas 2,8 segundos, com os três Yaris WRC da Toyota GAZOO Racing entre os cinco primeiros lugares e Kris Meeke e Jari-Matti Latvala envolvidos numa luta renhida pela terceira posição.

Mas foi no sábado que os Yaris WRC mais mostraram o seu domínio. Ott Tänak aumentou a sua liderança de 2,8 para 5 segundos durante a manhã, mas foi com as vitórias em Panzerplatte, durante a tarde, que conseguiu dilatar a sua liderança para 32,4 segundos. Começando o dia em quarto e quinto, respetivamente, Kris Meeke e Jari-Matti Latvala permaneceram firmemente na luta pelas posições do pódio durante toda a manhã.

No asfalto de Panzerplatte (41,17 quilómetros) continuaram a mostrar o poderio do Yaris WRC, subindo para o segundo e terceiro lugares na primeira passagem, para depois reforçar as suas posições nas especiais seguintes.

Nas derradeiras especiais de domingo, as três duplas protegeram as suas posições, com Ott Tänak a vencer o Rali por 20,8 segundos, alcançando o seu quinto triunfo do ano. Para Meeke e o seu co-piloto, Seb Marshall, o segundo lugar representa o seu primeiro pódio para a Toyota, enquanto o terceiro lugar para Latvala e Miikka Anttila foi uma repetição de seu resultado na ronda anterior, na Finlândia. Foi um resultado perfeito para a Toyota Motorsport GmbH, responsável pelo desenvolvimento do motor do Toyota Yaris WRC e que tem sede nas proximidades de Colônia.

O rali alemão marcou a estreia de Takamoto Katsuta com um WRC. O piloto japonês, acompanhado de Dan Barrit, foi cauteloso e procurou ganhar experiência ao volante de um Yaris WRC, inscrito separadamente, tendo terminado em décimo da geral.

Akio Toyoda (Presidente da Toyota)

“Os seis pilotos e co-pilotos do TOYOTA GAZOO Racing subiram ao pódio no Rali da Alemanha. Foi uma alegria ver! Gostaria de poder ter estado ao vosso lado enquanto encharcados de champanhe no pódio. Hoje sinto-me ótimo! E ainda Takamoto Katsuta terminou o seu primeiro evento WRC com o Yaris. Isso também era algo que eu queria ver. A cena que eu realmente quero ver é ele de pé no pódio. Hoje sinto-me ótimo! Muito obrigado aos pilotos, co-pilotos, ao Tommi, aos membros da equipa e todos os fãs que estão satisfeitos com este resultado.

Ott e Martin, muito obrigado pelas vossas duas vitórias consecutivas e vitórias na Alemanha, a casa do motor do Yaris WRC. Kris e Jari-Matti disseram continuamente em entrevistas: "Vou conduzir para a equipa! Eu vou conduzir e conseguir pontos para o campeonato de fabricantes! 'É normal que um piloto queira ser mais rápido que qualquer outro. Eu realmente agradeço-lhes por controlar esse sentimento e correr pela equipa.

É uma equipa muito boa. Vamos continuar a lutar nos quatro eventos restantes desta temporada com esta equipa! E vamos fazer o nosso melhor para continuar a dar alegrias aos fãs! Para todos os fãs, agradeço o vosso apoio contínuo à Toyota GAZOO Racing.”

Classificação Final, no rali da Alemanha

1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h15m29.8s
2 Kris Meeke/Seb Marshall (Toyota Yaris WRC) +20.8s
3 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +36.0s

4 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +58.5s
5 Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m16.6s
6 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger-Amland (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m46.2s
7 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) +1m56.3s
8 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3 WRC) +2m02.2s
9 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +6m22.2s
10 Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC) +8m19.2s

Rali da Alemanha: Toyota coloca os três Yaris WRC no pódio

Saiba mais sobre...

Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in com sistema híbrido de carregamento externo, com 306 cv, 0-100 km/h em 6,2 s, Emissões CO2 de 29 g/km. O SUV da Toyota é o melhor na categoria em termos de autonomia elétrica (EV) permitindo circular em modo 100% elétrico durante mais de 60 km. Vendas no segundo semestre 2020 Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota GR Supra com novo motor a gasolina 2.0L Turbo, 258 cv, 400 Nm de binário e uma aceleração 0-100 km/h em 5,2 segundos. Motor mais leve e compacto, poupa 100 kg, melhorando as características de inércia, para além de uma distribuição de peso perfeita de 50:50. Início das vendas em março 2020. Toyota anuncia novo SUV compacto Toyota anuncia novo SUV compacto Toyota anuncia novo e distinto B-SUV com design compacto, dinâmico e personalidade única. Baseado na plataforma flexível TNGA (Toyota New Global Architecture), GA-B. Veículo será produzido na Europa, em Toyota Motor Manufacturing France, ao lado do Yaris Toyota lança KINTO, uma marca única para serviços de mobilidade na Europa Toyota lança KINTO, uma marca única para serviços de mobilidade na Europa Toyota KINTO marca a expansão da Toyota de fabricante de automóveis para a uma empresa de mobilidade. A KINTO irá fornecer serviços de mobilidade para cidades, clientes empresariais e particulares. Pretende ser "inclusiva e de confiança", "simples e sem esforço" e "sustentável"
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK