Concept Toyota GR SUPRA GT4

Desenvolvido para uma potencial carreira futura no desporto automóvel

• Estreia mundial do novo Concept desportivo da Toyota – o GR Supra GT4 no Salão Automóvel de Genebra de 2019
• Desenhado e desenvolvido tecnicamente para respeitar os regulamentos de competição GT4
• O Concept GR Supra GT4 explora a forma como o novo Supra poderá vir a ser usado como base de automóvel de corrida acessível e competitivo

A Toyota apresenta, em estreia mundial, o novo Concept GR Supra GT4 no Salão Automóvel de Genebra de 2019, no dia 5 de março. Trata-se de um estudo de design e engenharia que explora a forma como a recém-lançada quinta geração do mítico desportivo Supra pode ser desenvolvida como um carro de corridas na disciplina GT4 internacional, acessível e com custos moderados para pilotos privados e pequenas equipas, dentro da filosofia mundial da Toyota de apoiar o desporto automóvel para as massas

O Toyota GR Supra tem qualidades essenciais que o tornam uma proposta atraente para as corridas de GT4, com o seu chassis perfeitamente equilibrado, habitáculo de dois lugares, carroçaria altamente rígida e leve, tração às rodas traseiras e um muito baixo centro de gravidade.

A combinação da reduzida distância entre-eixos com vias largas permite uma proporção ideal de 1,55 (Rácio dourado) para uma excelente estabilidade e agilidade, que são ativos valiosos numa disciplina da competição automóvel onde os regulamentos usam um cálculo de equilíbrio de desempenho (ajustando o peso de acordo com a potência do motor) para garantir corridas permanentemente equilibradas.

Este concept, desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing, é instantaneamente reconhecível como um Supra e mantém a forma baixa e musculada do modelo de produção em série, mas com maior comprimento e inferior altura. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Concept GR Supra GT4 para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassis, reduzindo o arrasto e otimizando a força descendente.

São ambos construídos em compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As jantes de liga leve originais foram substituídas por jantes de competição OZ 11 x 18 polegadas de cinco furos.

A arquitetura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços é mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição. A desaceleração de alta potência necessária para as corridas é fornecida pelos travões Brembo de elevado rendimento.

Sob o capot, o GR Supra GT4 Concept mantém o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla, acoplado a uma transmissão automática. O desempenho é aumentado com a ajuda de uma ECU e de cablagem de competição. Foram igualmente montados veios de transmissão e diferencial de autoblocante com especificações de competição.

O habitáculo minimalista recebeu barras de proteção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um depósito de combustível específico para o automobilismo e um sistema de reabastecimento rápido.

A categoria GT4 é uma das disciplinas do desporto automóvel que mais cresce no mundo, com competições nacionais e regionais na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. Estabelecida desde 2006 e regulada pela FIA, foi concebida para ser uma disciplina com uma favorável relação custo/benefício para pilotos profissionais e amadores e uma potencial ante-câmara para a categoria GT3.

A TOYOTA GAZOO Racing vai avaliar o interesse demonstrado pelos potenciais clientes no Supra GT4 Concept antes de decidir sobre o desenvolvimento futuro do veículo.

Especificações técnicas do Concept Toyota GR Supra GT4

Chassis  
Comprimento 4,460mm
Largura 1,855mm
Altura 1,250mm
Peso Não disponível neste momento
Construção Carroçaria em aço com barras de proteção de elevada rigidez (roll cage)
Difusor frontal Compósito em fibra natural
Asa traseira Compósito em fibra natural
Tanque de combustível Especificação desportiva com sistema de reabastecimento rápido
Banco do condutor Banco de competição OMP (FIA-standard)
Motor e Transmissão  
Tipo 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla
Cilindrada 2,998 cm3
Potência máxima Não disponível neste momento
Binário Máximo Não disponível neste momento
Transmissão Automática, tração traseira
Diferencial Autoblocante com especificações de competição
Semieixos Especificação de competição
Suspensão, direção & travões  
Suspensão Frontal MacPherson
Suspensão Traseira Multibraços
Molas, amortecedores e barras estabilizadoras Especificação de competição
Direção Electro-hidráulico,
Travões Brembo de competição
Jantes OZ de competição 11 x 18 polegadas de cinco furos

Para mais informações sobre a versão de estrada consulte: Toyota GR SUPRA

Toyota estreia Concept GR SUPRA GT4 no Salão de Genebra

Saiba mais sobre...

Novo Toyota Prius Plug-in, mais tecnológico e agora com 5 lugares Novo Toyota Prius Plug-in, mais tecnológico e agora com 5 lugares Toyota Prius Plug-in de 2019, com aumento da lotação para 5 lugares. Novo sistema multimédia Toyota Touch 2 e Câmara Panorâmica 360. Autonomia de 45km em modo 100% elétrico (EV). Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Toyota desenvolve nova plataforma GA-B para carros pequenos Projetado para oferecer uma condução envolvente e segura. A plataforma GA-B permite mais espaço e liberdade de design. A plataforma TNGA é um sistema modular para permitir uma variedade de distância entre-eixos e tipos de carroçaria. Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Fernando Alonso testa a Hilux da Toyota Gazoo Racing na europa Nos dias 2 e 3 de setembro em Szczecin, na Polónia, Fernando Alonso completou mais um treino de dois dias aos comandos da Toyota Hilux. O piloto espanhol percorreu mais de 700 quilómetros, em pisos variados, incluindo algumas especiais usadas recentemente na Baja da Polónia. Toyota Motor Europe inicia produção do motor 2 L na Polónia Toyota Motor Europe inicia produção do motor 2 L na Polónia A Toyota Motor Manufacturing Poland (TMMP), em Jelcz-Laskowice, inicia produção do novo motor a gasolina 2.0L. Este bloco pertence à família de motorizações da nova plataforma global da marca (Toyota New Global Architecture - TNGA) para o Toyota Corolla híbrido bem como o RAV4 convencional.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK