CaetanoBus SA lança H2.CITY GOLD, o autocarro Caetano a hidrogénio

com tecnologia de pilha de combustível Toyota

• Com uma autonomia de 400kmi e o sistema de pilha de combustível da Toyota, o novo autocarro vai estar disponível no mercado Europeu no próximo ano

Busworld 18 de Outubro de 2019 - Este novo autocarro reforça o compromisso da Caetano em desenvolver soluções para rotas mais amigas do ambiente, mas sem comprometer a oferta já existente de autocarros elétricos. A CaetanoBus torna-se na primeira empresa da Europa a usar a tecnologia de pilha de combustível da Toyota.

“A nossa parceria com a Toyota foi alargada com sucesso à criação deste novo autocarro urbano para a Europa, o que permite demonstrar as capacidades tecnológicas e de engenharia complementares de ambas as partes. Este projeto vai permitir às cidades repensar a mobilidade do futuro e melhorar a sua qualidade de vida.”, refere José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria.

O H2.City Gold tem uma autonomia para 400kms com um só carregamento e esta caraterística apoia na concretização de uma sociedade descarbonizada, sem comprometer os requisitos operacionais.

“Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio”, revelou o Presidente e CEO da Toyota Motor Europe (TME), Johan van Zyl. “Estou ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio.”, acrescentou.

Caetano H2.City Gold: Hydrogen in, water out

O H2.City Gold é o novo autocarro Caetano elétrico a hidrogénio. Este veículo amigo do ambiente está equipado com uma célula de combustível Toyota e é resultado da elevada capacidade de engenharia da CaetanoBus. O autocarro utiliza a mesma célula de hidrogénio do Toyota Mirai.

Graças ao rápido tempo de carregamento, em menos de 9 minutos, e à elevada autonomia do veículo, as operações nas cidades não estão comprometidas. O H2.City Gold tem uma autonomia de 400km com um só carregamento, uma caraterística diferenciadora no mercado dos autocarros a hidrogénio, permitindo rotas mais longas. O veículo tem um conjunto de pilhas de combustível Toyota de 60kW e também se destaca pelo motor com uma potência de 180kW.

Destaca-se também pela sua modularidade, conforto, segurança e usabilidade. Disponível com 10.7m ou 12m, nas versões LHD e RHD, adapta-se facilmente a qualquer ambiente urbano.

Os tanques de hidrogénio estão armazenados no tejadilho, o que permite otimizar o interior do veículo, tornando-o mais espaçoso. No entanto, existem diferentes opções de configuração do interior, para oferecer uma capacidade maior.

O H2.City Gold está ainda equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão, para que no caso de fuga ou acidente o fornecimento de hidrogénio seja cortado nos tanques. Através de uma fita colorida é possível ter perceção visual sobre possíveis fugas, de modo mais fácil e rápido. Tal como o autocarro 100% elétrico, poderá também ser equipado com uma grande variedade de equipamentos de segurança.

Este novo veículo foi desenhado para promover uma experiência intuitiva deste o início ao utilizador. As semelhanças com os veículos convencionais promovem a fácil adaptação.

Os primeiros veículos vão ser entregues em 2020. Este é mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções de mobilidade para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.

O H2.City Gold pode ser visto na Busworldii, no stand 903a, Hall 9.

Sobre a CaetanoBus

A CaetanoBus é fabricante de autocarros e chassis e faz parte do Grupo Salvador Caetano e da Mitsui & Co. A empresa tem uma oferta consolidada de veículos para cidades e aeroportos, como resultado da sua capacidade técnica no desenvolvimento de soluções únicas, orientadas para o consumidor. A CaetanoBus também fabrica o modelo COBUS, o autocarro de aeroporto líder de mercado.

Sobre a Toyota

A Toyota Motor Europe NV / SA (TME) supervisiona as vendas e o marketing de veículos, peças e acessórios Toyota e Lexus e as operações de fabrico e engenharia europeias da Toyota. A Toyota emprega diretamente cerca de 20.000 pessoas na Europa e investiu mais de 9 biliões de euros desde 1990. As operações da Toyota na Europa são apoiadas por uma rede de 29 Empresas Nacionais de Marketing e Vendas em 53 países, um total de cerca de 3.000 pontos de venda e nove fábricas. Em 2018, a Toyota vendeu 1.035.430 veículos Toyota e Lexus na Europa.

iDependendo do ciclo de condução e requisitos de Ar Condicionado e aquecimento.
iiBusworld é o mais antigo e famoso Salão exclusivo de Autocarros, celebra este ano a 25ª edição num novo local – Brussels Expo.

Autocarro Caetano a hidrogénio estreia com sistema Toyota

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva TOYOTA GAZOO Racing vence em Le Mans pela quarta vez consecutiva A TOYOTA GAZOO Racing conquistou uma histórica quarta vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. Numa corrida dramática no mítico Circuito de la Sarthe, conseguiu superar as adversidades para se tornar no primeiro vencedor de Le Mans com um hipercarro - o GR010 HYBRID. História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única História da Toyota em Le Mans é celebrada com exposição única A TOYOTA GAZOO Racing cedeu de forma permanente ao museu “Le Mans 24H” o Toyota TS050 HYBRID #8, que venceu a 88.ª edição da lendária prova, pelas mãos de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley em setembro de 2020. Exposição reforça o compromisso da marca com as corridas de resistência. Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Toyota de Rovanperä termina o rali da Bélgica em 3º lugar Kalle Rovanperä e o seu co-piloto Jonne Halttunen subiram ao pódio no Rali da Bélgica. O jovem finlandês foi o mais rápido dos 3 Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing, terminando em 3º lugar da geral. Elfyn Evans terminou em 5º lugar e Sébastien Ogier, que continua líder no campeonato, terminou em 5º. TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID TOYOTA GAZOO Racing procura fazer história em Le Mans com o hipercarro GR010 HYBRID A TOYOTA GAZOO Racing pretende defender a sua coroa e fazer história na 89ª edição das 24 Horas de Le Mans que irá decorrer de 21 – 22 de Agosto 2021. Após 3 vitórias consecutivas em Le Mans com o seu TS050 HYBRID, este ano a equipa estreia o novo hipercarro GR010 HYBRID e procura vencer novamente.