- Toyota Motor Corporation comercializou 1,52 milhões de veículos eletrificados em 2017, três anos antes da meta definida para 2020 no Desafio Ambiental Toyota 2050
- Toyota Motor Corporation atingiu a venda acumulada de 11,47 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo. Contribuindo para uma redução de mais de 90 milhões de toneladas de CO2 para o ambiente.
- Este volume de vendas de híbridos, demonstra a pertinência de uma tecnologia que já celebrou 20 anos no mercado, com o objetivo da redução das emissões de CO2.
Quando se trata de liderança ambiental a nível global, o número de veículos que os clientes compram em todo o mundo tem um impacto maior do que o número de concepts e exercícios de estilo apresentados nos vários Salões do Automóvel. A Toyota Motor Corporation acaba de anunciar que alcançou um marco importante nas vendas anuais de veículos eletrificados (híbridos) em 2017, com mais de 1,52 milhões vendidos em todo o mundo.
Este foi um aumento de oito por cento em relação ao recorde anterior estabelecido em 2016, e que marca anos consecutivos de crescimento e concretiza uma das metas do Desafio Ambiental Toyota 2050, Com a venda de mais de 1,5 milhões de veículos eletrificados num só ano, a Toyota antecipa em três anos o seu objetivo estabelecido para o ano de 2020.
Além disso, as vendas acumuladas de veículos eletrificados agora ultrapassam 11,47 milhões, o que representa uma redução de mais de 90 milhões de toneladas de CO2 quando comparado com as vendas de veículos com motorizações convencionais.
"Em pouco mais de 20 anos, assistimos ao aumento de vendas de veículos novos eletrificados passar de 500 vendas por ano para mais de 1,5 milhões", disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation. "Este é um testemunho dado pelos clientes de veículos híbridos Toyota para a qualidade, durabilidade e fiabilidade da nossa tecnologia de eletrificação e que nos levou a estabelecer uma base sólida e sustentável para a produção em massa de uma gama mais diversificada de veículos eletrificados e da mudança que se irá sentir em breve."
A Toyota lançou em 1997 o Prius – o primeiro automóvel de passageiros híbrido produzido em série, em todo o mundo. Outro marco no desenvolvimento de veículos eletrificados foi o lançamento do Toyota Mirai - o primeiro sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo. Com a quarta geração do Prius em 2016 e o Prius Plug-In (PHV) de segunda geração em 2017.
A marca irá continuar o desenvolvimento e diversificação de veículos eletrificados, com a produção em massa prevista por volta do ano 2020 de veículos 100% elétricos, com início de comercialização na China e na Índia, seguido pelo Japão, Estados Unidos e Europa.
A Toyota também pretende expandir ainda mais as vendas de veículos híbridos em mercados emergentes para contribuir ainda mais para a redução em todo o mundo de níveis de CO2 e outros poluentes.
O esforço para melhorar e aumentar a diversidade de opções de propulsão elétrica está diretamente ligado ao "Desafio ambiental 2050" da Toyota, em que a marca pretende alcançar vendas anuais de veículos eletrificados de 5,5 milhões de unidades até 2030, conforme anunciado em dezembro de 2017. Para alcançar o seu objetivo a Toyota revelou os seus planos para ter 10 modelos 100% elétricos disponíveis em todo o mundo até o início dos anos 2020 e por volta de 2025, toda a gama de modelos irá contar com uma versão eletrificada.
- Atingir a venda global anual de mais de 30.000 veículos a pilha de combustível próximo do ano 2020. No Japão vender 1.000 veículos a pilha de combustível por mês (mais de 10.000 unidades ano).
- Dar início à venda de autocarros a pilha de combustível no início de 2017, focalizado na cidade de Tóquio; preparados para a venda de mais de 100 autocarros a pilha de combustível nos jogos olímpicos e paralimpicos de Tóquio 2020.
- Atingir vendas anuais de 1.5 milhões de híbridos e vendas acumuladas de 15 milhões de híbridos até 2020
- Reduzir a média de emissões de CO2 de novos veículos em mais de 22% até 2020 (comparado com a média global de emissões da Toyota em 2010)
Vendas de veículos eletrificados Baseado em dados da TMC (Unidade = 1.000 veículos)
|
Global |
|
Acumulado |
|||
|
Japan |
North America |
Europe |
Other |
||
1993-1996 |
0.1 |
0.1 |
- |
- |
- |
0.1 |
1997 |
0.4 |
0.4 |
- |
- |
- |
0.5 |
1998 |
18.1 |
17.7 |
0.4 |
- |
- |
18.6 |
1999 |
15.6 |
15.3 |
0.3 |
- |
- |
34.2 |
2000 |
19.2 |
12.6 |
5.9 |
0.7 |
- |
53.4 |
2001 |
37.1 |
18.5 |
16.1 |
2.3 |
0.2 |
90.5 |
2002 |
20.0 |
20.7 |
0.8 |
0.2 |
132.2 |
|
2003 |
53.5 |
27.2 |
25.0 |
0.9 |
0.4 |
185.7 |
2004 |
134.7 |
68.7 |
56.0 |
8.1 |
1.9 |
320.4 |
2005 |
234.9 |
58.5 |
150.0 |
23.4 |
3.1 |
555.3 |
2006 |
312.5 |
72.4 |
197.6 |
36.0 |
6.5 |
867.9 |
2007 |
429.4 |
82.0 |
287.8 |
49.0 |
10.7 |
1297.3 |
2008 |
429.7 |
104.4 |
255.0 |
57.8 |
12.6 |
1727.0 |
2009 |
530.1 |
251.1 |
205.3 |
54.7 |
19.0 |
2257.1 |
2010 |
690.2 |
392.2 |
195.9 |
70.2 |
31.9 |
2947.3 |
2011 |
629.0 |
316.4 |
185.1 |
82.8 |
44.7 |
3576.3 |
2012 |
1219.3 |
678.0 |
344.9 |
106.9 |
89.5 |
4795.6 |
2013 |
1280.3 |
679.1 |
359.3 |
152.9 |
89.0 |
6075.9 |
2014 |
1267.3 |
684.3 |
324.7 |
171.8 |
86.5 |
7343.2 |
2015 |
1204.5 |
633.6 |
283.0 |
200.9 |
87.1 |
8547.7 |
2016 |
1402.7 |
678.7 |
267.3 |
285.4 |
171.3 |
9950.4 |
2017 |
1520.7 |
658.6 |
246.3 |
392.3 |
223.5 |
11471.0 |
Total |
|
5469.8 |
3426.6 |
1696.1 |
878.7 |
|
Vendas em 2017 de veículos eletrificados Baseado em dados da TMC (Unidade = 1.000 veículos)
Modelo |
Global |
|
|||
Japão |
América do Norte |
Europa |
Outro |
||
Prius |
218.6 |
116.6 |
68.6 |
11.1 |
22.3 |
Prius α / Prius v / Prius + |
38.5 |
17.6 |
11.7 |
7.4 |
1.7 |
Aqua / Prius c |
149.3 |
131.6 |
14.7 |
- |
3 |
Camry Hybrid |
63.3 |
18.9 |
23.6 |
- |
20.8 |
Alphard Hybrid1 |
9.3 |
8.9 |
- |
- |
0.4 |
Auris Hybrid |
88.2 |
2.9 |
- |
78.9 |
6.3 |
Vitz Hybrid / Yaris Hybrid |
130.9 |
27.9 |
- |
100.9 |
2.2 |
Avalon Hybrid |
5 |
- |
5 |
- |
(20 units) |
Highlander Hybrid / Kluger Hybrid2 |
18.3 |
- |
18.3 |
- |
(7 unid.) |
RAV4 Hybrid |
120.9 |
- |
57.2 |
57.2 |
6.5 |
C-HR Hybrid |
191.6 |
96.7 |
- |
90.1 |
4.8 |
Corolla Hybrid |
58.5 |
- |
- |
- |
58.5 |
Levin Hybrid |
40.5 |
- |
- |
- |
40.5 |
Vellfire Hybrid |
5.7 |
5.7 |
- |
- |
- |
SAI |
2 |
2 |
- |
- |
- |
Estima Hybrid / Previa Hybrid |
4 |
4 |
- |
- |
- |
Harrier Hybrid |
9.1 |
9.1 |
- |
- |
- |
Crown Hybrid |
17.5 |
17.5 |
- |
- |
- |
Corolla Axio Hybrid |
11.5 |
11.5 |
- |
- |
- |
Corolla Fielder Hybrid |
23.9 |
23.9 |
- |
- |
- |
Voxy Hybrid |
25.2 |
25.2 |
- |
- |
- |
Noah Hybrid |
19.7 |
19.7 |
- |
- |
- |
Esquire Hybrid |
24.3 |
24.3 |
- |
- |
- |
Sienta Hybrid |
36.9 |
36.8 |
- |
- |
0.1 |
JPN TAXI |
1.5 |
1.5 |
- |
- |
- |
Lexus LS 600h / LS 600hL / LS 500h |
4.7 |
4.3 |
- |
0.1 |
0.3 |
Lexus GS 450h / GS 300h |
5.7 |
3 |
0.1 |
1.3 |
1.3 |
Lexus RX 400h / RX 450h |
30.9 |
6.4 |
9 |
7.7 |
7.7 |
Lexus HS 250h |
0.8 |
0.8 |
- |
- |
- |
Lexus CT 200h |
27.6 |
3.6 |
5 |
8.6 |
10.4 |
Lexus ES 300h |
34.2 |
- |
5.7 |
- |
28.5 |
Lexus IS 300h |
10.1 |
4.2 |
- |
5.3 |
0.6 |
Lexus NX 300h |
35.2 |
4.7 |
3.7 |
19.5 |
7.3 |
Lexus RC 300h |
1.7 |
0.5 |
- |
1.2 |
(3 unid.) |
Lexus LC 500h |
1.6 |
1.1 |
0.1 |
0.3 |
0.1 |
|
|
|
|
|
|
Prius PHV / Prius Prime |
51 |
26.7 |
21.7 |
2.5 |
0.1 |
|
|
|
|
|
|
Mirai |
2.7 |
0.8 |
1.8 |
0.1 |
- |
|
