Toyota GAZOO Racing inicia

nova época do WEC em SPA

Toyota GAZOO Racing Inicia Nova Época do Campeonato Mundial de Endurance em SPA

A Toyota GAZOO Racing já está na Bélgica para a 1ª corrida do desafiante Campeonato Mundial de Endurance FIA 2018-19 (WEC), as 6h de Spa-Francorchamps, que irá decorrer no próximo sábado 5 de maio.

Fernando Alonso fará a sua estreia no WEC aos comandos do Toyota TS050 HYBRID #8 com os vencedores da corrida de Spa do ano passado, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López partilham novamente esta época o Toyota #7.

A corrida de sábado em SPA terá lugar a cerca de 120 km da sede em Colónia da TOYOTA Motorsport GmbH e marca o início de uma nova era nas corridas de endurance para a Toyota GAZOO Racing, uma vez que o desempenho e a eficiência da motorização eletrificada com a tecnologia híbrida Toyota será testada como nunca.

Após seis anos de competição com outros fabricantes com motorizações híbridas em LMP1, este ano a Toyota enfrenta oito carros privados, não híbridos, que beneficiam de melhorias significativas de desempenho, como 49% a mais de combustível por volta, mais 37,5% de fluxo combustível e um peso mínimo menor em 45 kg.

Para competir nestas novas condições é necessário demonstrar novamente o desenvolvimento que levou a uma redução de 35% no consumo de combustível em Le Mans desde 2012. Estes avanços contribuem para os esforços contínuos da Toyota para criar automóveis cada vez melhores para os clientes, num caminho que é materializado pela venda de mais de 11 milhões de automóveis eletrificados com a tecnologia híbrida, desde 1997.

A Toyota GAZOO Racing aceitou o desafio e preparou os TS050 Hybrid para a nova temporada, com mais de 25.000 km de testes de inverno na pré-epoca, onde o objetivo claro será de vencer pela terceira vez no histórico circuito belga.

A Toyota já competiu seis vezes no circuito de Spa sendo considerada pela equipa uma das três corridas de “casa”, tal como Fuji e Nurburgring.

A corrida de SPA é tradicionalmente um “aquecimento” para as 24 Horas de Le Mans em junho, pois oferece a derradeira possibilidade às equipas de competirem com seus carros antes da maior corrida do ano. Este ano a corrida tem a honra adicional de ser a primeira corrida de uma temporada que inclui oito eventos num total de 84 horas de corridas que terminam novamente em Le Mans em 2019.

O TS050 Hybrid de 1000cv vai competir na especificação de Le Mans de baixo apoio aerodinâmico, que sacrifica a aderência aerodinâmica nas curvas para permitir uma maior velocidade máxima nas longas retas de SPA (ou La Sarthe). O ano passado, Stéphane Sarrazin aos comandos do TS050 Hybrid de baixo apoio aerodinâmico estabeleceu a volta mais rápida de SPA do fim de semana.

Este ano os carros circulam na pista na quinta-feira, com duas sessões de treinos à tarde de 90 minutos. Sexta-feira haverá uma sessão de treinos final e qualificação para as 6h de corrida no sábado que irá arrancar às 12:30 (hora portuguesa).

Especificações técnicas do TS050 Hybrid:
Carroçaria: Material Compósito de fibra de carbono
Caixa de Velocidades: Transversal com 6 velocidade e atuação sequencial
Embraiagem: Multidisco
Diferencial: Com autoblocante viscoso
Suspensão: Independente com triângulos sobrepostos à frente e atrás, sistema pushrod
Molas:Barras de torção
Barras Estabilizadoras:À frente e atrás
Direção:Assistência hidráulica
Travagem:Sistema hidráulico com pinças monobloco de liga leve à frente e atrás
Discos:Discos em carbono ventilados
Jantes:Jantes em liga de magnésio RAYS, 13 x 18 polegadas
Pneus:Michelin radial (31/71-18)
Comprimento:4650mm
Largura: 1900mm
Altura: 1050mm

Capacidade do depósito:35.2kg
Motor: Bi-turbo V6 de injeção direta
Cilindrada:2.4 litros
Potência:/368kw / 500cv
Combustível:Gasolina
Válvulas:4
Potência Elétrica:368kw / 500cv (sistema híbrido combinado à frente e atrás)
Bateria: Iões de lítio de elevado desempenho (desenvolvido pela Toyota)
Motor elétrico dianteiro:AISIN AW
Motor elétrico traseiro:DENSO
Inversor:DENSO

Poderá ver o vídeo de pré-época aqui

Toyota Gazoo Racing inicia nova época do Wec em Spa

Saiba mais sobre...

Toyota e JAXA iniciam projeto de veículo elétrico lunar Toyota e JAXA iniciam projeto de veículo elétrico lunar A Toyota Motor Corporation e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) assinaram um acordo de pesquisa conjunta para três anos. O projeto conjunto irá desenvolver um veículo elétrico lunar tripulado e pressurizado, que utiliza a tecnologia de pilha de combustível (hidrogénio). Toyota e Denso desenvolvem componentes para carros autónomos Toyota e Denso desenvolvem componentes para carros autónomos Parceria procura acelerar investigação e desenvolvimento para a mobilidade do futuro, que a Toyota designa como veículos CASE (Connected, Automated, Shared, Electrified) Conectados, Autónomos, Partilhados e Eletrificados. Toyota inicia testes de condução autónoma na via pública em Bruxelas Toyota inicia testes de condução autónoma na via pública em Bruxelas Veículo autónomo, com condutor de segurança, irá circular no centro da cidade de Bruxelas. Objetivo da Toyota é estudar o impacto da diversidade do comportamento humano em sistemas de condução autónoma. Toyota na Europa com mais de 50% de híbridos no 1º semestre Toyota na Europa com mais de 50% de híbridos no 1º semestre Toyota Motor Europe vendeu 578.400 viaturas no 1º semestre de 2019. Aumento da quota para 5,3%. Mais 18% de híbridos face a 2018. Híbridos são mais de 50% das vendas da TME. Em Portugal de Janeiro a Junho 2019, o mix de híbridos Toyota e Lexus.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK