Toyota Yaris WRC em primeiro e segundo lugar

no Rali da Turquia

A Toyota GAZOO Racing alcançou um excelente resultado no exigente Rali da Turquia, com os pilotos Ott Tänak e Jari-Matti Latvala a ocupar os dois primeiros lugares do pódio. Esta é a primeira vez que a Toyota consegue este resultado, desde o regresso da equipa ao Campeonato Mundial de Ralis no início de 2017, levando-a ao topo da classificação de fabricantes.

Esta é também a terceira vitória consecutiva do estónio Ott Tänak e do Toyota Yaris WRC. É ainda a primeira vez que qualquer piloto ou equipa atinge esta consistência de vitórias, desde que teve início a mais recente era de “World Rally Cars" na temporada passada.

Ausente do calendário do WRC desde 2010, o Rali da Turquia foi uma prova dura para todas as equipas e pilotos, com etapas inteiramente novas em estradas de terra solta e pedras, que se mostraram extremamente exigentes para carros e pneus. Terminaram apenas cinco WRCs e a focalização da Toyota e seus pilotos na fiabilidade e em evitar erros acabou por trazer dividendos.

O Rali da Turquia teve início na quinta-feira à noite com a super especial noturna de 2 km, em Marmaris. Ott Tänak foi o piloto mais rápido da Toyota em terceiro, com Esapekka Lappi em sétimo e Jari-Matti Latvala em nono. Sendo que os três Yaris WRC da TOYOTA GAZOO Racing estavam a apenas quatro segundos do líder.

A manhã de sexta-feira revelou-se desafiante para pilotos e máquinas devido ao piso, muito agreste, com muitas pedras e pó. O Toyota Yaris WRC de Jari-Matti Latvala terminou o primeiro dia inteiro de rali na quarta posição, a 16,3 segundos do primeiro classificado.

Ott Tänak teve uma manhã difícil, mas, durante a tarde, conseguiu imprimir um ritmo mais forte e foi o mais rápido na última especial do dia, subindo para quinto lugar da geral. Depois de chegar em segundo, nas duas últimas especiais, Esapekka Lappi terminou o dia em sétimo, a apenas alguns segundos do colega Estónio.

No sábado, Ott Tänak manteve o andamento consistente e um ritmo forte ao longo das três especiais da manhã, subindo para segundo lugar ao meio-dia, logo à frente de Latvala. A dureza da prova atingiu os rivais na primeira etapa da tarde e Tänak conseguiu o melhor tempo, alcançando a liderança, com o seu colega Latvala a subir para segundo lugar.

Os dois pilotos da Toyota concluíram em segurança o resto do dia, com Tänak a dilatar a sua liderança para o seu colega Latvala para 13,1 segundos e a mais de um minuto de vantagem para o piloto em terceiro. Esapekka Lappi estava em sexto lugar da geral quando fez um pião na última especial da manhã e que deixou o seu carro preso na beira da estrada, sem possibilidade de continuar em prova.

Nas quatro especiais de domingo, os dois pilotos da frente continuaram a evitar problemas. Tänak venceu o Rali com 22,3 segundos sobre o colega Latvala e a quase um minuto e meio do terceiro classificado. Com este resultado a Toyota somou 43 pontos para o campeonato de fabricantes, com cinco pontos de avanço quando faltam apenas três ralis até ao final da época.

Tänak, que também obteve três pontos com o terceiro lugar na Power Stage, subiu para segundo lugar na classificação de pilotos, a apenas 13 da liderança. Latvala, obteve o quarto melhor tempo na Power Stage, subindo para quinto na classificação atrás de Lappi.

Citação no último dia do Rali da Turquia:
Akio Toyoda (Presidente da Equipa e da Toyota):
“Depois da Finlândia e Alemanha, a TOYOTA GAZOO Racing, consegui um ótimo resultado pela terceira vez consecutiva. Fico feliz, tal como os fãs que nos apoiam em todo o mundo. O rali da Turquia foi muito duro, muito para além das nossas expectativas, para todos os componentes do carro, incluindo chassi, motor e pneus devido ao piso com pedras e às altas temperaturas. Ao terminar com este resultado, agradeço aos pilotos, co-pilotos e a todos os membros da equipa.

Obrigado a todos e parabéns! Durante o rali, o Yaris WRC não funcionou perfeitamente o tempo todo. Havia problemas menores para cada carro e cada piloto teve que ser cauteloso chegando ao parque de assistência e melhorando o carro juntamente com os engenheiros e mecânicos para depois continuar em prova... foi assim que alcançamos o pódio. Quando terminou em segundo lugar da geral, Latvala disse que no domingo iria pilotar para a equipa e o seu colega de equipa. Estou contente por ver o resultado desse trabalho em equipa.

E estou orgulhoso não só dos vencedores, Tänak e Järveoja, mas também de todos os meus colegas da TOYOTA GAZOO Racing que se esforçaram ao máximo para que isso acontecesse. Nesta equipa, a Toyota Motor Corporation trabalha para fabricar carros que os condutores podem conduzir com mais facilidade. Juntamente com os nossos fantásticos companheiros de equipa continuaremos a fazer automóveis cada vez melhores para partilharmos mais alegrias no futuro. Agradeço a todos os fãs pelo seu apoio contínuo à equipa.”

Classificação final do Rali da Turquia (Domingo - para mais informação:https://www.wrc.com/)
1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h59m24.5s
2 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +22.3s
3 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m46.3s
4 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +4m10.9s
5 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +7m11.7s

6 Henning Solberg/Ilka Minor (Skoda Fabia R5) +13m40.6s
7 Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +18m25.2s
8 Simone Tempestini/Sergiu Itu (Citroen C3 R5) +19m37.1s
9 Chris Ingram/Ross Whittock (Skoda Fabia R5) +20m21.3s
10 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +20m51.2s
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) desistiram

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é em Portugal de 17 a 20 de maio. Este é um dos eventos mais emblemáticos do WRC realizado no norte do país com vários troços mundialmente famosos e um público fervoroso. Com a Porto Street Stage como um dos momentos altos da prova.

Para aceder ao Dossier de Imprensa e imagens do Evento:
URL: https://www.tgr-dam.com/
*Para aceder ao novo sítio de imprensa, terá que se registar.

Toyota Yaris WRC em primeiro e segundo lugar no Rali da Turquia

Saiba mais sobre...

Toyota põe festivaleiros com a "cabeça à roda" no MEO Sudoeste Toyota põe festivaleiros com a "cabeça à roda" no MEO Sudoeste De 6 a 10 de agosto na Zambujeira do Mar, o Toyota C-HR, a viatura oficial dos festivais de música de verão, promete, não só dar boleias grátis aos milhares de festivaleiros do MEO Sudoeste, mas também deixá-los de “cabeça à roda”. Toyota e BYD com acordo de desenvolvimento de 100% elétricos Toyota e BYD com acordo de desenvolvimento de 100% elétricos Acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos 100% elétricos (BEV) inclui o desenvolvimento conjunto de sedans e SUV em plataforma rebaixada. Com o lançamento previsto de BEV na China na primeira metade de 2020. Toyota e CATL com acordo para baterias em carros elétricos Toyota e CATL com acordo para baterias em carros elétricos Toyota e CATL com acordo que inclui não apenas o fornecimento de baterias, mas também a evolução e o desenvolvimento de baterias para 100% elétricos (BEV) veículos híbridos plug-in (PHEV) e a pilha de combustível (FCEV). Toyota APM, um veículo para pessoas com mobilidade reduzida Toyota APM, um veículo para pessoas com mobilidade reduzida Toyota 100 elétrico (BEV) para transporte de última milha (last mile), para apoio e socorro de funcionários e visitantes durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK