Toyota GAZOO Racing vence

as 24 horas de Le Mans 2018

A Toyota GAZOO Racing venceu pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans, conquistando após 20 tentativas, uma vitória histórica na 86ª edição.

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso no Toyota TS050 HYBRID #8 partiram da primeira posição na linha da grelha e, após 388 tensas e muitas vezes dramáticas voltas ao Circuito de la Sarthe, cortaram a reta da meta, ampliando assim a sua liderança no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC)

Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que lideraram por longos períodos no TS050 HYBRID #7, alcançaram a dobradinha para a Toyota, com o segundo lugar perante 256.900 fãs presentes no circuito. No ano em que a Toyota celebra 50 anos em Portugal a primeira vitória em Le Mans é mais um marco na história da marca.

Antes da corrida deste fim de semana a Toyota já tinha competido com 47 carros em Le Mans e terminado no pódio seis vezes. No domingo 17 de junho 2018 tornou-se no segundo fabricante japonês a vencer as 24h de Le Mans, enquanto que Kazuki Nakajima se tornou no primeiro piloto nipónico a vencer com um carro japonês.

A vitória em Le Mans é o culminar de um esforço intenso e determinado dos colegas da Toyota GAZOO Racing em Higashi-Fuji no Japão e Colónia na Alemanha, ao melhorar continuamente a sua tecnologia de eletrificação híbrida, vencendo a corrida com menos 35% de combustível do que em 2012, altura em que a Toyota regressou às corridas de endurance.

Os dois Toyota TS050 HYBRID percorreram 5.286 km ao longo das 24 horas de corrida e trocaram de posição várias vezes, durante uma corrida emocionante e por vezes dramática para os líderes.

Duas penalizações “stop&go” para o Toyota # 8, contra uma para o carro #7, exigiram de Fernando Alonso uma condução noturna impressionante para voltar a disputar a liderança, numa corrida em que todos os pilotos tiveram um desempenho excecional num ambiente de elevada pressão.

Quando já faltava pouco para o final da corrida uma questão relacionada com o combustível atrasou o carro #7, permitindo ao Kazuki Nakajima no TS050 #8 terminar com uma vantagem de duas voltas sobre o carro #7 e 12 voltas do Rebellion #3, que terminou em terceiro.

Após um intervalo de nove semanas, a Toyota GAZOO Racing irá regressar para disputar a terceira ronda da temporada 2018-19 do WEC, as 6 Horas de Silverstone de 17 a 19 de agosto.

Citação de Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation:
"Finalmente, este ano vencemos as 24 Horas de Le Mans… …"Por favor, deixem-me direcionar umas palavras aos nossos pilotos, que venceram com os nossos carros aqui em Le Mans, naquele que foi o 20º desafio. Ao mesmo tempo, gostaria de felicitar a equipa pelos Toyota, que completaram 388 voltas, aproximadamente 5,300 km. Muito obrigado por permitirem que os pilotos conduzissem nos limites! Agradeço aos fãs que nos apoiaram, aos nossos parceiros e fornecedores que lutaram connosco, e todos os membros da equipa. Quero expressar o meu sincero agradecimento a todos. "

Resultados finais da corrida:
1º #8 TOYOTA GAZOO Racing 388 voltas
2º #7 TOYOTA GAZOO Racing +2 voltas
3º #3 Rebellion Racing (Laurent/Beche/Menezes) +12 voltas
4º #1 Rebellion Racing (Lotterer/Jani/Senna) +13 voltas
5º #26 G-Drive Racing (Rusinov/Vergne/Pizzitola) +19 voltas
6º #36 Signatech Alpine (Lapierre/Negrão/Thiriet) +21 voltas

Para fotografias do TS050 HYBRID basta fazer o registo em:
https://www.tgr-dam.com/

Toyota GAZOO Racing Vence Le Mans

Saiba mais sobre...

TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo O Rali Dakar 2020 chegou ao fim com Nasser Al-Attiyah da TOYOTA GAZOO Racing e o navegador Mathieu Baumel a subir ao 2º lugar do pódio. A dupla, aos comandos da Toyota Hilux, após cerca de 5.000 quilómetros cronometrados pela Arábia Saudita, terminaram a 6 minutos e 21 segundos do 1º classificado. Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com 2ª geração do Mirai com um aumento da autonomia até 30%. Com 3 depósitos e um sistema de pilha de combustível eficiente, o elétrico zero emissões, da Toyota é um FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle que garante superior dinâmica e a eficiência Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in com sistema híbrido de carregamento externo, com 306 cv, 0-100 km/h em 6,2 s, Emissões CO2 de 29 g/km. O SUV da Toyota é o melhor na categoria em termos de autonomia elétrica (EV) permitindo circular em modo 100% elétrico durante mais de 60 km. Vendas no segundo semestre 2020 Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota anuncia a primeira extensão da gama desportiva GR Supra, com o motor 2.0L Toyota GR Supra com novo motor a gasolina 2.0L Turbo, 258 cv, 400 Nm de binário e uma aceleração 0-100 km/h em 5,2 segundos. Motor mais leve e compacto, poupa 100 kg, melhorando as características de inércia, para além de uma distribuição de peso perfeita de 50:50. Início das vendas em março 2020.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK