Toyota GAZOO Racing vence

as 24 horas de Le Mans 2018

A Toyota GAZOO Racing venceu pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans, conquistando após 20 tentativas, uma vitória histórica na 86ª edição.

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso no Toyota TS050 HYBRID #8 partiram da primeira posição na linha da grelha e, após 388 tensas e muitas vezes dramáticas voltas ao Circuito de la Sarthe, cortaram a reta da meta, ampliando assim a sua liderança no Campeonato do Mundo de Endurance da FIA (WEC)

Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, que lideraram por longos períodos no TS050 HYBRID #7, alcançaram a dobradinha para a Toyota, com o segundo lugar perante 256.900 fãs presentes no circuito. No ano em que a Toyota celebra 50 anos em Portugal a primeira vitória em Le Mans é mais um marco na história da marca.

Antes da corrida deste fim de semana a Toyota já tinha competido com 47 carros em Le Mans e terminado no pódio seis vezes. No domingo 17 de junho 2018 tornou-se no segundo fabricante japonês a vencer as 24h de Le Mans, enquanto que Kazuki Nakajima se tornou no primeiro piloto nipónico a vencer com um carro japonês.

A vitória em Le Mans é o culminar de um esforço intenso e determinado dos colegas da Toyota GAZOO Racing em Higashi-Fuji no Japão e Colónia na Alemanha, ao melhorar continuamente a sua tecnologia de eletrificação híbrida, vencendo a corrida com menos 35% de combustível do que em 2012, altura em que a Toyota regressou às corridas de endurance.

Os dois Toyota TS050 HYBRID percorreram 5.286 km ao longo das 24 horas de corrida e trocaram de posição várias vezes, durante uma corrida emocionante e por vezes dramática para os líderes.

Duas penalizações “stop&go” para o Toyota # 8, contra uma para o carro #7, exigiram de Fernando Alonso uma condução noturna impressionante para voltar a disputar a liderança, numa corrida em que todos os pilotos tiveram um desempenho excecional num ambiente de elevada pressão.

Quando já faltava pouco para o final da corrida uma questão relacionada com o combustível atrasou o carro #7, permitindo ao Kazuki Nakajima no TS050 #8 terminar com uma vantagem de duas voltas sobre o carro #7 e 12 voltas do Rebellion #3, que terminou em terceiro.

Após um intervalo de nove semanas, a Toyota GAZOO Racing irá regressar para disputar a terceira ronda da temporada 2018-19 do WEC, as 6 Horas de Silverstone de 17 a 19 de agosto.

Citação de Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation:
"Finalmente, este ano vencemos as 24 Horas de Le Mans… …"Por favor, deixem-me direcionar umas palavras aos nossos pilotos, que venceram com os nossos carros aqui em Le Mans, naquele que foi o 20º desafio. Ao mesmo tempo, gostaria de felicitar a equipa pelos Toyota, que completaram 388 voltas, aproximadamente 5,300 km. Muito obrigado por permitirem que os pilotos conduzissem nos limites! Agradeço aos fãs que nos apoiaram, aos nossos parceiros e fornecedores que lutaram connosco, e todos os membros da equipa. Quero expressar o meu sincero agradecimento a todos. "

Resultados finais da corrida:
1º #8 TOYOTA GAZOO Racing 388 voltas
2º #7 TOYOTA GAZOO Racing +2 voltas
3º #3 Rebellion Racing (Laurent/Beche/Menezes) +12 voltas
4º #1 Rebellion Racing (Lotterer/Jani/Senna) +13 voltas
5º #26 G-Drive Racing (Rusinov/Vergne/Pizzitola) +19 voltas
6º #36 Signatech Alpine (Lapierre/Negrão/Thiriet) +21 voltas

Para fotografias do TS050 HYBRID basta fazer o registo em:
https://www.tgr-dam.com/

Toyota GAZOO Racing Vence Le Mans

Saiba mais sobre...

Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

Confirme as suas preferências marcando a caixa de seleção que concordar ou desmarque se não concordar:

Esta configuração é estritamente necessária para o desempenho correto do website e está isenta da diretiva europeia, não podendo ser desmarcadas.
Guarda as suas viaturas configuradas apenas durante esta visita ao site.
Verifica se a sua visita é nova ou se é um visitante recorrente, adaptando o conteúdo apresentado através das informações de navegação recolhidas.
Estas configuração permite apresentar-lhe comunicação e publicidade segmentada para si nas redes sociais e em outros websites.