Toyota Yaris WRC de Tänak

vence o Rali da Argentina

Ott Tänak e a TOYOTA GAZOO Racing garantiram a vitória no Rali da Argentina: a primeira vitória do Estónio com a equipa, em apenas cinco provas disputadas ao volante do Toyota Yaris WRC. Tänak e seu co-piloto, Martin Järveoja, dominanaram após assumirem a liderança no primeiro dia completo de prova, vencendo 10 etapas na sexta-feira e no sábado, para depois controlar a vantagem nas etapas de domingo, terminando a prova com 33,7 segundos de avanço para o segundo classificado.

Esapekka Lappi terminou o seu primeiro Rali da Argentina no oitavo lugar. O jovem piloto finlandês foi prejudicado por vários furos durante o fim de semana, incluindo outro na primeira especial de domingo que lhe custou dois lugares na classificação geral. Jari-Matti Latvala, que deu provas de grande velocidade no Yaris WRC, foi obrigado a desistir logo na sexta-feira. No final daquela que é considerada uma das mais difíceis rondas do campeonato, Tänak e a TOYOTA GAZOO Racing permanecem em terceiro lugar na classificação de pilotos e fabricantes, no entanto, ambos aproximarem-se do topo.

O Rali da Argentina começou de forma positiva para a TOYOTA GAZOO Racing logo na super especial noturna de 1,9 km, no centro da cidade anfitriã, Villa Carlos Paz. Ott Tänak foi o segundo mais rápido a apenas 0,3 segundos do primeiro, mostrando já a velocidade que iria imprimir nos três dias seguintes de prova. Esapekka Lappi foi o sexto mais rápido, enquanto Jari-Matti Latvala, que foi o mais rápido no “shakedown” de manhã, foi nono.

Após um excelente desempenho no seu Toyota Yaris WRC, Ott Tänak terminou o primeiro dia inteiro de rali na liderança. O piloto Estónio venceu cinco das sete especiais de sexta-feira acumulando 22,7 segundos de avanço sobre o segundo classificado. Esapekka Lappi também mostrou bom ritmo na sua estreia na Argentina e terminou o dia em oitavo lugar. Jari-Matti Latvala foi forçado a desistir quando danificou a suspensão do Yaris WRC ao atingir uma pedra.

No sábado, Ott Tänak aumentou a sua vantagem para 46,5 segundos após outro dia excecional ao volante do Toyota Yaris WRC. Tal como no dia anterior, Tänak foi o mais rápido em cinco das sete especiais, duplicando a sua vantagem. O seu companheiro de equipa Esapekka Lappi terminou o dia com o segundo melhor tempo na etapa mais longa do evento e subiu para sexto na classificação geral.

No ultimo dia de prova Tänak controlou o andamento levando o Yaris WRC até ao lugar mais alto do pódio. Lappi foi mais uma vez infeliz com um furo que o fez descer na classificação de sexto para oitavo lugar.

Citação no último dia do Rali da Argentina:

Akio Toyoda (Presidente da Equipa e da Toyota):
“Estou muito feliz por receber a notícia de que Ott Tänak venceu o Rally da Argentina. Parabéns e obrigado Ott pela primeira vitória com o Yaris! É com muita satisfação que vejo os fãs a apoiar-nos. No Rali da Argentina do ano passado, os nossos Yaris WRC foram completamente danificados pelas estradas agrestes e irregulares. No entanto, os membros da nossa equipa aprenderam muito e melhoraram o carro, e conseguiram colocar o Yaris no topo do pódio.

Latvala, que infelizmente desistiu no início do fim de semana, foi tão rápido quanto Tänak antes do azar que teve e deixou a Argentina com um sentimento positivo e um forte comentário. Ao dizer: "O Yaris é muito rápido." Lappi, que terminou em 8º lugar, também insistiu que aprendeu muito com sua primeira experiência no Rali da Argentina. Fico feliz por ver todos os membros da equipa a crescer e os carros as serem desenvolvidos através das estradas do WRC.

A segunda temporada está agora numa sua fase intermédia. A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team continua no limite para dar boas notícias aos fãs. Obrigado pelo vosso apoio contínuo.”

Classificação final do Rali da Argentina

(Domingo - para mais informação: www.wrc.com)
1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) 3h43m28.9s
2 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +37.7s
3 Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m15.7s
4 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +1m58.6s
5 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) +2m02.6s

6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +3m06.3s
7 Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC) +3m25.7s
8 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +4m32.6s
9 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC) +5m38.6s
10 Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5) +12m15.8s
Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) desistiram

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é em Portugal de 17 a 20 de maio. Este é um dos eventos mais emblemáticos do WRC realizado no norte do país com vários troços mundialmente famosos e um público fervoroso. Com a Porto Street Stage como um dos momentos altos da prova.

Toyota Yaris WRC de Tänak vence o Rali da Argentina

Saiba mais sobre...

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.