Salvador Caetano vai produzir autocarros

movidos a hidrogénio com tecnologia Toyota

•A CaetanoBus é a primeira empresa na Europa a beneficiar da tecnologia líder de pilha de combustível da Toyota (FCEV).

•O primeiro autocarro sairá da fábrica da CaetanoBus no final do próximo ano com destino ao mercado europeu.

A Toyota e a CaetanoBus, empresa da Salvador Caetano Indústria dedicada ao desenvolvimento e fabrico de autocarros, dão mais um passo significativo no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões.

Pela primeira vez na Europa, a Toyota irá fornecer os seus sistemas de pilha de combustível, tanques de hidrogénio e outros componentes chave à CaetanoBus, que irá produzir e comercializar os autocarros. Com esta parceria, a Toyota reforça o seu contributo para a criação de uma sociedade baseada no hidrogénio, promovendo a tecnologia de pilha de combustível aplicada a outros meios de transporte que não apenas os veículos ligeiros de passageiros.

Os primeiros autocarros de pilha de combustível com zero emissões começarão a sair das linhas da Caetanobus no final do próximo ano, e serão fornecidos aos operadores europeus.

"O fornecimento dos nossos sistemas de pilha de combustível à CaetanoBus demonstra os muitos usos práticos e benefícios ambientais do hidrogénio para uma sociedade livre de carbono.Estamos realmente animados com a perspetiva de ver os primeiros autocarros do nosso parceiro automotivo de longa data nas estradas europeias", afirmou Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe

"Os autocarros a hidrogénio têm vantagens significativas em comparação com outros veículos de emissão zero, nomeadamente uma autonomia superior e um tempo de reabastecimento reduzido. Estes benefícios permitem que os autocarros movidos a pilha de combustível de hidrogénio possam operar em rotas mais longas e possibilitam uma maior utilização.”

José Ramos, Presidente da Salvador Caetano Indústria, comentou: “Estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa na Europa a beneficiar da tecnologia líder de pilha de combustível da Toyota. E é com satisfação que vamos demonstrar as nossas capacidades de excelência no desenvolvimento e fabrico de autocarros. Acreditamos que o hidrogénio é uma ótima solução para os autocarros com zero emissões.”

O lançamento oficial do Projeto Fuel Cell Bus aconteceu esta quarta feira em Lisboa, na presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, na sequência da passagem do Energy Observer por Lisboa, a primeira embarcação em todo o mundo movida a hidrogénio de forma autónoma, sem emissões de gases.

Trata-se de um projeto inovador que aposta nas vantagens económicas e ambientais da utilização da fonte energética de hidrogénio, com vasto potencial de futuro. Para além disso, pretende ser uma resposta às exigentes metas ambientais impostas pela União Europeia no que diz respeito à redução das emissões de gases com efeitos de estufa provenientes dos transportes.

O desenvolvimento do Projeto Fuel Cell Bus aprofunda a relação de longa data entre a Toyota e a Salvador Caetano. A Salvador Caetano produz veículos Toyota desde 1971 e é o representante exclusivo da marca em Portugal. A parceria estende-se agora à CaetanoBus com o objetivo de difundir a tecnologia do hidrogénio e acelerar a sua comercialização no mercado europeu.

Salvador Caetano vai produzir autocarros movidos a hidrogénio com tecnologia Toyota

Saiba mais sobre...

Toyota LQ quer criar uma ligação emocional com o condutor Toyota LQ quer criar uma ligação emocional com o condutor O Toyota LQ será exibido na exposição especial “Future Expo” do Salão Automóvel de Tóquio de 2019. O agente de inteligência artificial a bordo "Yui" oferece experiência de condução personalizada. Condução autónoma de Nível 4 (SAE) desenvolvida pela Toyota. Toyota estreia em Tóquio o concept da 2ª geração do Mirai Toyota estreia em Tóquio o concept da 2ª geração do Mirai Exposição especial no Salão Automóvel de Tóquio 2019 mostra o futuro da mobilidade a hidrogénio com o Concept da segunda geração Mirai. O concept do Mirai promete uma autonomia superior em até 30%. Toyota-e-Palette-veiculo-autonomo-na-versao-Toquio-2020 Toyota-e-Palette-veiculo-autonomo-na-versao-Toquio-2020 E-Palette estreia no Salão de Tóquio para apoiar a mobilidade autónoma nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mobilidade nas aldeias Olímpicas e Paraolímpicas com automação de Nível 4 (norma SAE) Toyota Gazoo Racing e Tãnak vencem o Rali da Grã-Bretanha Toyota Gazoo Racing e Tãnak vencem o Rali da Grã-Bretanha Ott Tänak aumentou a sua liderança no Mundial de Ralis da FIA ao conquistar o máximo de pontos no Rali da Grã-Bretanha. O piloto da TOYOTA GAZOO Racing obteve a 6ª vitória da época ao volante do Yaris WRC, como estabeleceu o tempo mais rápido na Power Stage. Kris Meeke da Toyota terminou em quarto.
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK