Duplo pódio para o

Toyota Yaris WRC em Monte Carlo

A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team deu início à época do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA de 2018 com um fortíssimo desempenho de toda a equipa no rali de Monte Carlo. Dois Toyota Yaris WRC terminaram o famoso evento no pódio, com Ott Tänak em segundo lugar e Jari-Matti Latvala em terceiro.

Na sua estreia no Campeonato do Mundo de Ralis aos comandos do Yaris WRC, Ott Tänak impressionou com a sua rápida adaptação ao Yaris WRC, ao alcançar o melhor tempo em quatro especiais do rali, lutando pela vitória em condições muto exigentes. Depois do arranque noturno pelas estradas escorregadias do principado, os três WRC mostraram toda a sua velocidade ao terminarem no Top 5 o segundo dia. O terceiro dia de rali terminou com o Estónio Ott Tänak novamente em segundo lugar, Esapekka Lappi em quarto, logo seguido de Jari-Matti Latvala na quinta posição. Nas últimas etapas do ultimo dia de prova, Tänak geriu o andamento para assegurar o segundo lugar: um resultado fantástico considerando a sua recente integração na equipa Toyota Gazoo Racing.

Latvala também geriu o andamento para garantir o duplo pódio da Toyota. Lappi terminou em sétimo (a menos de 15 segundos do quarto lugar onde se encontrava no início do ultimo dia) depois de um pequeno erro na fase final, no entanto, deu uma demonstração inequívoca de velocidade neste seu primeiro Rali Monte Carlo ao volante de um WRC.

Akio Toyoda (Presidente da Equipa e da Toyota):
"Tendo desenvolvido o Yaris WRC durante a época passada em diferentes estradas de todo o mundo, todos na TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team desenvolveram o carro no fim da temporada de 2017 para colocar um Yaris melhorado na rampa de partida do Rali Monte Carlo. Embora eu não estivesse presente, o meu coração estava com a equipa e vi muitas mensagens nas redes sociais de fãs, não só do Japão, mas de todo o mundo. Gostaria também de agradecer ao Tommi e os outros membros da equipa, bem como os nossos seis pilotos e co-pilotos que terminaram o rali com tanta fiabilidade, apesar das condições de asfalto tão desafiadoras com chuva, neve, gelo e lama. A Toyota é uma grande família unida pelo mesmo objetivo de fazer automóveis cada vez melhores.

Juho Hänninen e Kaj Lindström, que competiram no Yaris WRC número 11 o ano passado, continuam em papéis vitais: Juho como parte da equipa de segurança e Kaj como diretor desportivo. À medida que a nova época continua enfrentaremos desafios ainda maiores: frio extremo, elevadas altitudes, calor intenso e rivais cada vez mais fortes. Mas, juntamente com nossos colegas e fãs, estamos focados em fazer sempre um melhor Yaris graças às valiosas lições aprendidas nas especiais mais exigentes do mundo. Obrigado pelo vosso contínuo apoio: é muito apreciado. "

Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa):
“Este foi um início de época realmente incrível. Acredito que a nossa equipa nunca esteve tão forte desde que começamos. Estou muito feliz por ver todo o trabalho da equipa. Também estou muito impressionado com a forma como o Ott se adaptou à equipa tão rapidamente, com o seu profissionalismo e como aprendeu tudo tão rapidamente. Seria ótimo continuar assim. Estamos ansiosos pelo rali da Suécia".

Classificação final do Rali Monte Carlo
1 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) 4h18m55.5s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) +58.3s
3 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +1m52.0s
4 Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen C3 WRC) +4m43.1s
5 Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) +4m53.8s
6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +4m54.8s
7 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +4m57.5s
8 Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Ford Fiesta WRC) +7m39.5s
9 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC) +9m06.7s
10 Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia R5) +16m43.0s

A segunda ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA é o único evento em que todas as especiais são disputadas exclusivamente em neve e gelo: O rali da Suécia que decorre de 15 a 18 de fevereiro foi o local da primeira vitória do Toyota Yaris WRC em 2017.

Duplo pódio para o Toyota Yaris WRC em Monte Carlo

Saiba mais sobre...

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.