TOYOTA GAZOO Racing apresenta TS050 HYBRID

atualizado para o Campeonato Mundial de Endurance 2017

TOYOTA GAZOO Racing é uma equipa inspirada para vencer. Em Monza apresentou o TS050 HYBRID atualizado para o Campeonato Mundial de Endurance 2017.

TOYOTA GAZOO RACING: Uma equipa inspirada para vencer

No dia 31 de Março a TOYOTA GAZOO Racing apresentou o atualizado TS050 HYBRID para o Campeonato Mundial de Endurance FIA 2017 (WEC).

O Circuito de Monza, no norte de Itália, foi palco da primeira aparição pública do novo carro de competição, apresentado ao lado da equipa e pilotos dos três TS050 HYBRID que irão competir nesta época de 2017.

Os Pilotos do carro # 7 confirmados para toda a época são: Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. O carro # 8 ficará entregue também toda a época a Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima. Em Spa-Francorchamps e Le Mans a TOYOTA GAZOO Racing irá contar com um terceiro carro, o # 9 de Stéphane Sarrazin, Yuji Kunimoto e Nicolas Lapierre.

A equipa tem como claro objetivo alcançar a sua primeira vitória em Le Mans após o final dramático em 2016. Como tal, com um esforço combinado dos centros técnicos em Higashi-Fuji e Colónia, evoluiu o TS050 HYBRID, que se apresenta profundamente renovado.

O TS050 HYBRID conta com o motor de 2.4Litros V6 bi-turbo a gasolina de injeção direta combinado com um sistema híbrido 8MJ. Com um esforço suplementar de Higashi-Fuji no Japão foi possível introduzir um novo motor com superior eficiência térmica através do aumento da taxa de compressão fruto de uma redesenhada câmara de combustão, novo bloco e cabeça do motor.

O sistema híbrido também foi otimizado. As unidades geradoras dos motores elétricos (MGU) foram reduzidas em tamanho e peso enquanto a bateria de iões de lítio de alta potência foi também evoluida. Esses avanços na tecnologia híbrida irão beneficiar diretamente os novos modelos TOYOTA. O conhecimento adquirido pelos engenheiros irá permitir ainda criar automóveis cada vez melhores.

Para completar uma ampla renovação para a nova época, os engenheiros de Colónia na Alemanha otimizaram praticamente todas as áreas do chassi do TS050 HYBRID, trabalhando como uma só equipa com colegas de Higashi-Fuji no Japão.

Os regulamentos do WEC para 2017 visam uma redução na eficiência aerodinâmica, para aumentar o tempo de volta de Le Mans em vários segundos, por razões de segurança. Isto é conseguido levantando o divisor dianteiro em 15mm, bem como reduzindo o difusor traseiro, que é agora mais estreito.

Usando ferramentas como dinâmica de fluidos computacional e túneis de vento, a TOYOTA GAZOO Racing modificou o seu conceito aerodinâmico para enfrentar este novo desafio. Um nariz levantado e flancos mais curtos são as modificações mais notáveis.

De acordo com os novos regulamentos, com o TS050 HYBRID de menor apoio aerodinâmico apresentado em Monza, as equipas estão limitadas a duas configurações aerodinâmicas por temporada, enquanto na época de 2016 eram três. O uso de pneus também é restrito, com cada carro limitado a quatro conjuntos, mais dois pneus de reposição para a qualificação e corridas de seis horas. A equipa trabalhou com a Michelin para enfrentar este novo desafio, incluindo novos compostos e construções, bem como otimizar a geometria da suspensão para limitar o desgaste.

Outras mudanças nos regulamentos para 2017 são no sentido de aumentar a segurança. Os espelhos retrovisores passam a ter que cumprir com um teste FIA para um campo de visibilidade mais amplo, enquanto os carros híbridos devem exibir luzes para indicar o funcionamento normal da motorização. Se a luz de segurança verde não estiver iluminada durante a corrida, o carro será forçado a regressar às boxes para ser reparado.

O TS050 HYBRID de 2017 já registou mais de 30.000 km em testes este ano, cinco testes em Paul Ricard, Motorland Aragon e Portimão, incluindo quatro testes de resistência de 30 horas.

Com um carro renovado e um conjunto de pilotos que inclui ex-Campeões do Mundo e vários vencedores de provas do WEC, a TOYOTA GAZOO Racing parte para a abertura da temporada em Silverstone, a 16 de abril, com grande determinação mas conscientes de uma renhida e emocionante batalha LMP1 com a Porsche.

Toshio Sato - Presidente da Equipa: “Toda a equipa está motivada e determinada para esta temporada. Queremos vencer, não há dúvida disso, mas sabemos que será uma luta dura com a Porsche. A equipa em Higashi-Fuji e Colónia tem trabalhado arduamente para renovar o TS050 HYBRID e as primeiras indicações são encorajadoras.

Ter um terceiro carro é uma oportunidade adicional e vamos fazer o nosso melhor para entregar novamente um grande espetáculo aos fãs em Le Mans. Sabemos por experiência que Le Mans é uma corrida muito difícil de vencer, mas esse é o nosso objetivo. Tudo - o carro, a equipa e os pilotos - têm que funcionar perfeitamente para atingir o objetivo. Veremos em Junho se fizemos o suficiente."

Hisatake Murata - Diretor Geral da Divisão de Desporto Motorizado: "Embora o TS050 HYBRID partilha o mesmo nome que o carro de 2016, o seu desempenho foi muito melhorado, uma motorização renovada e aumento de eficiência em todas as áreas. Para a TOYOTA GAZOO Racing o maior objetivo deste ano, como sempre, é ganhar Le Mans. A equipa em Higashi-Fuji tem trabalhado de forma incessante desde Le Mans no ano passado para desenvolver a motorização híbrida que irá oferecer bom desempenho para obter bons tempos por volta durante as diferentes corridas, competindo assim na frente.

Como tal foi desenvolvido um novo motor, além de modificações nas unidades do gerador dos motores elétricos e bateria. Os primeiros resultados são muito encorajadores, mas vamos continuar a afinar, para estarmos prontos."

Pascal Vasselon – Diretor Técnico: "Nosso TS050 HYBRID de 2017 representa uma atualização significativa; O único item que não é alterado é o monocoque. Em várias corridas do ano passado, mostramos o potencial do nosso carro com fortes desempenhos. Mas para atingir os nossos objetivos precisamos de mais logo, para além das grandes mudanças aerodinâmicas, otimizamos cada área do carro para melhor desempenho e menor peso.

O que aconteceu em Le Mans no ano passado foi doloroso, então demos atenção extra à gestão da qualidade. Zero risco não existe, por isso, funcionamos de acordo com um determinado nível de risco, que este ano reduzimos O teste de pré-temporada correu bem em termos de desempenho e fiabilidade, logo o sentimento é positivo mas também sabemos que enfrentamos um concorrente difícil".

Rob Leupen – Diretor da Equipa: "Esta é uma grande época para a TOYOTA GAZOO Racing no WEC e estamos prontos para o desafio. A equipa de Higashi-Fuji e Colónia trabalharam em conjunto para atualizar todos os aspetos do TS050 HYBRID enquanto também se prepara para o desafio de correr com três carros em Spa e Le Mans. Os nossos objetivos são mais uma vez muito claros: queremos competir na frente e, finalmente, vencer Le Mans e o Campeonato do Mundo.

São objetivos ambiciosos quando enfrentamos um concorrente formidável e que sabemos que temos de estar no melhor desempenho, sem erros ou fraquezas. Não competimos para terminar em segundo lugar. Competimos para ganhar. Abraçamos este desafio e trabalhando como uma equipa teremos a melhor possibilidade de vencer."

Os Pilotos para o Campeonato Mundial de Endurance FIA 2016 (WEC):

S050 HYBRID nº: 7
Mike Conway
Kamui Kobayashi
José María López

TS050 HYBRID nº: 8
Sébastien Buemi
Kazuki Nakajima
Anthony Davidson

TS050 HYBRID nº: 9
Stéphane Sarrazin
Yuji Kunimoto
Nicolas Lapierre

Para fotografias (Alta Res. Sem Copyright): www.toyota-motorsport-photos.com
E video do TS050 HYBRID em: http://newsroom.toyota.eu

TOYOTA GAZOO Racing apresenta TS050 HYBRID para o WEC

Saiba mais sobre...

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.