Toyota Yaris WRC de Hänninen

termina o desafiante Rali da Alemanha em quarto lugar

O Rali da Alemanha foi uma prova bastante dura. Depois de um início de rali muito desafiante, a TOYOTA GAZOO Racing teve um ótimo desempenho no último dia do Rali da Alemanha, vencendo mais duas especiais elevando o seu total no fim de semana para cinco e demonstrando o progresso que a equipa tem alcançado com o novo Yaris WRC em asfalto. Juho Hänninen foi o mais rápido pela segunda vez no domingo, terminando o Rali num excelente quarto lugar da geral.

Fruto de alguns problemas técnicos no seu Yaris WRC, no sábado, Jari-Matti Latvala terminou o rali em sétimo, enquanto Esapekka Lappi, apesar de ser obrigado a desistir no primeiro dia e ter ficado arredado dos lugares da frente, também foi o mais rápido numa das especiais do último dia.

Sendo apenas o segundo rali puramente em asfalto do novo Yaris WRC, o grande objetivo comunicado antes do arranque da equipa era naturalmente continuar a desenvolver o Yaris WRC neste tipo de piso. Com condições atmosféricas variáveis e piso com níveis de atrito muito variáveis, o início do rali da Alemanha foi muito desafiante para a TOYOTA GAZOO Racing.

Com um ótimo desempenho, Hänninen chegou ao último dia em quinto lugar da geral, mas após ser o mais rápido na especial logo de manhã, ascendeu ao quarto lugar, posição essa que cimentou até final. O piloto finlandês, que mais horas tem ao volante do Yaris WRC, mostrou toda a sua experiência ao volante do Toyota com um desempenho notável num rali onde competiu pela última vez em 2011.

Lappi, o vencedor do Rali da Finlândia, foi obrigado a desistir logo na sexta-feira ao danificar a suspensão do Yaris WRC e, apesar de melhorar o seu desempenho ao longo do Rali, foi no último dia que teve o melhor desempenho. Latvala, que foi o mais rápido duas vezes no início do Rali, foi obrigado a abrandar o andamento devido a uma questão técnica, mesmo assim terminou no top 10.

Numa clara demonstração de competitividade Lappi e Latvala alcançaram o segundo e terceiro lugares na Power Stage, obtendo, quatro e três pontos, respetivamente. Sendo o segundo lugar de Lappi a apenas 0,2 segundos do primeiro tempo.

Tommi Mäkinen (Diretor da Equipa) "Estou muito satisfeito com o nosso desempenho neste rali. Poderia ter sido ainda melhor, se não fosse o problema de Jari-Matti na sexta-feira. No início do rali, foi muito rápido e poderia facilmente ter lutado pela vitória. Domingo foi um dia muito bom para nós. Especialmente para Esapekka, ele melhorou muito. Hoje foi um dia muito importante para ele melhorar e ganhar confiança neste tipo de piso.

Tenho a certeza que Esapekka está pronto para lutar aqui pela vitória no próximo ano. Juho foi muito consistente, com bons tempos e muito perto de lutar pelo pódio. Estamos confiantes agora de que a performance em asfalto está também num bom nível. Estamos bem para o futuro. Agora partimos para a Espanha, onde esperamos novamente melhorar o nosso desempenho".

Classificação ao final do 4º dia:
1 Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Fiesta WRC) 2h57m31.7s
2 Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Citroen C3 WRC) +16.4s
3 Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford Fiesta WRC) +30.4s
4 Juho Hänninen/Kaj Lindström (Toyota Yaris WRC) +1m49.2s
5 Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC): +2m01.5s
6 Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford Fiesta WRC) +2m03.4s
7 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC) +3m58.2s
8 Hayden Paddon/Seb Marshall (Hyundai i20 Coupe WRC) +4m32.4s
9 Armin Kremer/Pirmin Winklhofer (Ford Fiesta WRC) +10m19.4s
10 Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford Fiesta R5) +10m44.3s 21 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC) +18m05.2s

Classificação do Campeonato de Pilotos do Mundial de Ralis FIA 2017 ao final do 10º Rali:
1 Sebastien Ogier 177
2 Thierry Neuville 160
3 Ott Tanak 144
4 Jari-Matti Latvala 123
5 Dani Sordo 89
6 Elfyn Evans 87
7 Craig Breen 64
8 Juho Hänninen 58
9 Hayden Paddon 55
10 Esapekka Lappi 49

Classificação do Campeonato de Fabricantes do Mundial de Ralis FIA 2017 ao final do 10º Rali:
1 M-Sport World Rally Team 325
2 Hyundai Motorsport 261
3 TOYOTA GAZOO Racing WRT 213
4 Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team 163

A próxima ronda do Campeonato Mundial de Ralis da FIA é o Rali de Espanha nos dias 5 a 8 de outubro. A prova da Catalunha é o único verdadeiro evento de superfície mista da temporada: o dia de abertura ocorrerá principalmente em terra, e os outros dois dias em estradas rápidas de asfalto. Um grande desafio para a equipa de engenheiros e mecânicos.

Toyota Yaris WRC de Hänninen termina o desafiante Rali da Alemanha em quarto lugar

Saiba mais sobre...

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.