Amargura em Le Mans

para a TOYOTA GAZOO Racing

Participação da Toyota Gazoo Racing nas 24 horas de Le Mans 2017 teve um sabor amargo com a desistência de 2 TS050 Hybrid e o 3º a terminar em 9º lugar

A esperança de uma primeira vitória da TOYOTA em Le Mans, após 19 participações (desde 1985), manteve-se viva com a liderança durante 10 horas do TS050 HYBRID #7 que tinha partido da pole position.

Mike Conway, Kamui Kobayashi e Stéphane Sarrazin, andaram no limite, mas à 1:15 da manhã o carro parou sem qualquer hipótese de voltar para as boxes, desistindo devido a um problema de embraiagem.

O TS050 #8 de Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima também esteve na luta pela vitória durante quase oito horas até que um problema no motor da frente o obrigou a regressar à box durante quase duas horas.

Fruto de um excelente trabalho da equipa, o carro regressou à pista terminando as 24 horas na nona posição e ainda registando a volta mais rápida no final da corrida.

Um acidente obrigou o TS050 #9 de Nicolas Lapierre, Yuji Kunimoto e José María López a parar poucos minutos depois do carro #7.

À 1:35 da manhã um carro LMP2 embateu violentamente na traseira do Toyota. Com um furo na roda traseira e o sistema hidráulico danificando, o piloto não foi capaz de engrenar outra velocidade obrigando-o a ficar também imobilizado no circuito a escassos metros do “paddock”.

A Toyota felicita a Porsche pela vitória com o carro #2 nesta terceira ronda do Campeonato Mundial de Endurance FIA 2017 (WEC), depois de uma questão técnica no Porsche #1, o obrigar a parar com onze voltas de avanço.

Os restantes lugares do pódio foram preenchidos pelos ORECA LMP2 #38 e #13, em segundo e terceiro lugares respetivamente.

Na quinta-feira, Kamui Kobayashi estabeleceu a volta mais rápida do Circuito da Sarthe, superando um tempo com 32 anos. A equipa também entrou na corrida como líderes do campeonato do mundo de pilotos e fabricantes após as vitórias nas duas primeiras corridas da temporada WEC.

No entanto, Le Mans é uma corrida onde os pontos contam a duplicar para o campeonato. Ou seja, a Porsche conta agora com uma vantagem de 36,5 pontos na classificação dos fabricantes, enquanto os pilotos do carro #8, a tripulação TOYOTA melhor classificada, caiu para o segundo, a 21 pontos de distância dos pilotos do Porsche #2.

O trabalho de analisar detalhadamente os danos sofridos no três TS050 HYBRID começa de imediato para que a equipa esteja pronta para regressar ainda mais determinada do que nunca na próxima prova de endurance, as 6 Horas de Nürburgring a 16 de julho

Toshio Sato - Presidente da Equipa: "Toda a equipa está devastada pelo que aconteceu aqui, depois de todo o trabalho e esforço nos últimos meses para chegar a Le Mans com um carro tão competitivo.

O nosso ritmo foi muito bom toda a semana e lideramos uma forte luta com a Porsche. Os pilotos, engenheiros e mecânicos realizaram uma excelente semana e gostaria de agradecer a todos.

Claro, que felicitamos sinceramente a Porsche pela vitória porque, sem dúvida, eles mereceram ganhar hoje. Para a TOYOTA, vamos deixar Le Mans novamente sem o troféu de vencedor apesar do apoio surpreendente dos fãs aqui.

Vamos analisar o que aconteceu porque não podemos aceitar um duplo abandono assim durante a noite. Voltaremos mais forte e mais determinados do que nunca; O nosso desafio Le Mans irá continuar.”

Resultados finais da TOYOTA GAZOO Racing:

TS050 HYBRID #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin)

Corrida: Não terminou, 154 voltas, 12 paragens nas boxes. Partiu em: 1º.
Volta mais rápida: 3min 18.694segs

TS050 HYBRID #8 (Sébastien Buemi, Anthony Davidson, Kazuki Nakajima)
Corrida: 9º, 358 voltas, 27 paragens nas boxes. Partiu em: 2º.
Volta mais rápida: 3min 18.604segs

TS050 HYBRID #9 (Nicolas Lapierre, Yuji Kunimoto, José María López)
Corrida: Não terminou, 160 voltas, 13 paragens nas boxes. Partiu em: 5º.
Volta mais rápida: 3min 19.321segs

Classificação final das 24 horas de Le Mans:
1º #2 Porsche (Bernhard/Bamber/Hartley) 367 voltas
2º #38 Jackie Chan DC (Tung/Laurent/Jarvis) +1 voltas
3º #13 Rebellion (Piquet/Heinemeier Hansson/Beche) +3 voltas
4º #37 Jackie Chan DC (Cheng/Gommendy/Brundle) +4 voltas

5º #35 Alpine (Panciatici/Ragues/Negrao) +5 voltas
6º #32 United Autosports (Owen/De Sadeleer/Albuquerque) +5 voltas
9º #9 TOYOTA GAZOO Racing +9 voltas

Para fotografias (Alta Res. Sem Copyright): www.toyota-motorsport-photos.com
e video do TS050 HYBRID em: http://newsroom.toyota.eu/

Amargura em Le Mans para a TOYOTA GAZOO Racing

Saiba mais sobre...

Toyota Yaris em campanha desde 13.095 Euros a pensar nas famílias Toyota Yaris em campanha desde 13.095 Euros a pensar nas famílias Até final de fevereiro de 2020 a Toyota oferece até 2500 Euros no Yaris. Seja com a motorização 1.0 VVT-i a gasolina ou na motorização 1.5 Hybrid, o citadino promete dar bons argumentos para renovar o seu carro. TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo TOYOTA GAZOO Racing, com Nasser Al-Attiyah, termina o Dakar 2020 em segundo O Rali Dakar 2020 chegou ao fim com Nasser Al-Attiyah da TOYOTA GAZOO Racing e o navegador Mathieu Baumel a subir ao 2º lugar do pódio. A dupla, aos comandos da Toyota Hilux, após cerca de 5.000 quilómetros cronometrados pela Arábia Saudita, terminaram a 6 minutos e 21 segundos do 1º classificado. Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com segunda geração do Mirai Toyota avança para o futuro da mobilidade a hidrogénio com 2ª geração do Mirai com um aumento da autonomia até 30%. Com 3 depósitos e um sistema de pilha de combustível eficiente, o elétrico zero emissões, da Toyota é um FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle que garante superior dinâmica e a eficiência Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in, o novo topo de gama híbrido da marca Toyota RAV4 Plug-in com sistema híbrido de carregamento externo, com 306 cv, 0-100 km/h em 6,2 s, Emissões CO2 de 29 g/km. O SUV da Toyota é o melhor na categoria em termos de autonomia elétrica (EV) permitindo circular em modo 100% elétrico durante mais de 60 km. Vendas no segundo semestre 2020
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK