A Equipa TOYOTA GAZOO Racing WRC

Desenvolve Toyota Yaris WRC para o Campeonato Mundial de Ralis 2017

Seguindo o objetivo de produzir carros cada vez melhores através do desporto automóvel, a Equipa TOYOTA GAZOO Racing WRC tem vindo a trabalhar durante os últimos nove meses no desenvolvimento do Toyota Yaris WRC.

Depois de um grande trabalho em equipa, o Toyota Yaris WRC fez a sua estreia em estrada na Finlândia, na primavera, antes de rumar para o sul da Europa. O programa de testes intensivos confirmou que o Yaris WRC, que vai competir na próxima temporada no Campeonato Mundial de Ralis, é um carro bem concebido.

Dez sessões de teste e 5.000 kms percorridos

Vinculados ao maior secretismo, mas com grande entusiasmo, a Equipa TOYOTA GAZOO Racing WRC testou o Yaris WRC em maio deste ano, não muito longe da Sede Equipa, em Puuppola, na Finlândia. Esta primeira sessão, muito promissora, foi seguida de muitas outras tendo em vista o aperfeiçoamento do carro. Embora o Toyota Yaris já tenha completado mais de 5.000 quilómetros em testes de estrada, ainda se encontra nas primeiras fases de desenvolvimento.

"Temos trabalhado arduamente para fazermos tudo atempadamente", admitiu o Diretor da Equipa Toyota GAZOO Racing WRC, Tommi Mäkinen. "Seguimos um cronograma o que nos tem permitido completar uma série de sessões de teste, desde maio. Ao adicionar um segundo carro, ajudou-nos a acelerar o ritmo e a diversificar os testes de desenvolvimento. Queremos testar todas as condições e todas as superfícies, para que possamos estar preparados para 2017."

Dois Toyota Yaris WRC para uma eficiência maior

Com o objetivo de otimizar o programa de desenvolvimento, foi adicionado um segundo Toyota Yaris WRC ao cronograma de testes.

"A razão pela qual estamos a trabalhar com os dois carros é que pretendemos dividir o desenvolvimento em duas partes. A primeira equipa trabalha apenas na Finlândia na fiabilidade e resistência do carro, com um programa de testes focado no motor e caixa de velocidades.

A segunda equipa foca-se na suspensão e trabalha noutros locais a nível europeu, como Espanha e Portugal ", explicou o Engenheiro Chefe WRC, Tom Fowler. "Ainda não começamos a testar em alcatrão, mas já podemos dizer que os níveis de desempenho do carro são realmente elevados. Temos sido capazes de trabalhar sem situações graves, até agora, e isso é muito encorajador."

Um forte equipa de pilotos de testes

Tommi Mäkinen, Juho Hanninen e Jarkko Nikara tiveram a oportunidade de dar uma volta ao volante do Toyota Yaris WRC para cumprir o programa de desenvolvimento de testes nas várias estradas e pisos pré-selecionados. "Simplesmente não podia resistir, então fui o primeiro!" admitiu Tommi Mäkinen. "A sensação foi excelente e foi divertido de conduzir. Estamos também com sorte de recorrermos à experiência do piloto Juho Haninnen, que é o nosso principal piloto de testes, e Jarkko Nikara. Mas, em breve, outros pilotos deverão participar na equipa de desenvolvimento do carro ", concluiu.

"A primeira vez que conduzi o Toyota Yaris WRC, fiquei muito bem impressionado!" explicou Juho Hanninen, piloto de testes da equipa TOYOTA GAZOO Racing WRC. "A condução e o equilíbrio do carro eram perfeitos; o trabalho realizado na conceção é excecional.

Não perdemos tempo acumular quilómetros no programa de testes, porque o carro tem sido muito fiável desde o início, não tendo tido nenhum percalço ou questões técnicas de maior para resolver. Nos testes que foram realizados inicialmente, fora da Finlândia, enfrentamos uma grande variedade de condições do piso, mas o desempenho do Toyota Yaris WRC tem sido muito consistente. "

Uma equipa apaixonada!

A cada semana, juntam-se novos membros à equipa da TOYOTA GAZOO Racing WRC localizada em Puuppola, na Finlândia. É uma reunião genuína de “amantes” de carros que são provenientes de sete nacionalidades diferentes, todos focados em alcançar o mesmo objetivo. "Gosto muito do ambiente familiar que sempre tivemos na nossa sede em Puuppola.

Fui agradavelmente surpreendido ao ver que, apesar das nossas instalações terem crescido dando emprego a mais colaboradores, o ambiente no trabalho permanece em grande parte inalterado. Não há barreiras linguísticas aqui. A equipa é muito unida e cada um faz o seu melhor. Acho que é um dos ingredientes essenciais numa equipa bem-sucedida, e estou satisfeito por ver que todos adotaram a mesma abordagem, focados numa mesma direção", comentou o Diretor da Equipa da Toyota GAZOO WRC, Tommi Mäkinen.

A Equipa TOYOTA GAZOO Racing WRC desenvolve Toyota Yaris WRC para o Campeonato Mundial de Ralis 2017
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.