Toyota adiciona THUMS de criança

Aos testes virtuais de colisões

A Toyota Motor Corporation acrescentou três novos modelos de manequins para representar crianças com idades compreendidas entre os dez, seis e três anos, à 4ª versão do Modelo Humano de testes de Segurança (THUMS-Toyota Human Model Safety) para a simulação de acidentes virtuais.

Os THUMS permitem avaliar os ferimentos sofridos nos corpos humanos durante colisões de veículos.

Os modelos THUMS são capazes de prever a extensão dos ferimentos sofridos durante uma colisão, em todo o corpo humano, e são utilizados no desenvolvimento tecnológico de dispositivos de proteção de passageiros, tais como airbags, com a finalidade de contribuir para o melhor desempenho de segurança da viatura. Os modelos THUMS são também utilizados cada vez mais na área dos desportos motorizados. Por exemplo, têm sido utilizados pela NASCAR para regulamentar a forma dos bancos, tendo em vista a redução da probabilidade de sofrer fraturas de costelas nos condutores em acidentes durante a corrida.

Os modelos de dez anos de idade (1,38 centímetros de altura), seis anos de idade (1,18cm de altura) e três anos de idade (94 centímetros de altura) são adicionados à versão 4 do THUMS e representam em média a estatura física das crianças, nessas idades.

Tal como acontece com a versão masculina (1,89 centímetros de altura), média de um adulto do sexo masculino (1,79 centímetros de altura), e com os modelos que já estão a ser comercializados da versão feminina (1,53 centímetros de altura), os novos modelos vem em duas versões - a versão de passageiros e uma versão de pedestres - num total de seis novos modelos adicionados aos THUMS.

Desde a 1ª versão dos THUMS, que foi lançada no ano 2000, foram feitas muitas melhorias e aperfeiçoamentos. Para a 2ª versão, que foi lançada em 2003, foram adicionados rostos e estruturas ósseas aos modelos. Na 3ª versão, lançada em 2008, foi acrescentada uma simulação do cérebro e, em 2010, na 4ª versão os modelos foram atualizados com a modelagem detalhada do cérebro e também a adição de órgãos internos com interação dentro do corpo. Em 2015, a 5ª versão acrescentou a parte muscular, permitindo a simulação das mesmas posições que um ser humano pode ter antes de um acidente.

Os modelos de criança, recém-lançados, foram criados como resultado da investigação em colaboração com a Universidade Wayne State, a Universidade de Michigan, e o Centro Collaborative Safety Research* localizado no interior do complexo da Toyota - Toyota Technical Center, situado em Michigan.

Os modelos THUMS são utilizados por uma grande quantidade de fabricantes de automóveis, fabricantes de peças e universidades no Japão e em todo o mundo. Contribui para a investigação de tecnologias de segurança não apenas na Toyota, mas também por Empresas a nível mundial.

Para contribuir para uma sociedade com mobilidade o objetivo é de eliminar as mortes que acontecem em colisões no trânsito e as lesões que daí advém. A Toyota vai utilizar os modelos THUMS para analisar os ferimentos sofridos por passageiros e pedestres durante colisões com e entre veículos, para promover a investigação e melhorar as tecnologias de segurança de todos os tipos.

Toyota adiciona THUMS de criança aos testes virtuais de colisões
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.