Segurança alimentar
Os especialistas da IUCN optaram por concentrar grande parte das pesquisas recém-financiadas sobre a fonte de alimento das populações, incidindo nas espécies animal e vegetal. Vão ser objectos de estudo as espécies de arroz selvagem e trigo produzidos pelos agricultores em todo o mundo, que são cruciais para a alimentação e principal fonte de matéria-prima de alguns produtos.
Além disso, os peixes como a sardinha, linguado e solha também constam da avaliação, não sendo apenas uma fonte de alimento para milhares de pessoas em todo o mundo, mas também contribuem para a economia mundial, fornecendo trabalho para um número estimado de 200 milhões de pessoas.
A pesquisa será também direcionada para avaliar espécies economicamente importantes, como fungos, peixes de água doce, répteis e invertebrados, como libélulas.
Por outro lado, este investimento visa também atualizar os dados sobre a Lista Vermelha da IUCN a nível digital, permitindo que mais de 3,5 milhões de pessoas por ano possam aceder a esta informação, tendo como finalidade consciencializar sobre a biodiversidade mundial.