Toyota estabelece parceria internacional

Na área da Biodiversidade

Parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza, com projeto para fase inicial do Plano "Desafio Ambiental Toyota 2050"

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Toyota Motor Corporation anunciaram uma parceria de cinco anos para financiar a lista de espécies ameaçadas diagnosticadas pela IUCN, incluindo espécies que são consideradas fonte de alimento para uma grande percentagem da população mundial.

Com o planeta a assistir a extinções de espécies a um ritmo muito rápido, a IUCN e a Toyota acreditam que nunca houve uma necessidade tão grande de compreender o estado actual da sobrevivência das espécies e o seu ecossistema.

Toyota Parceria Biodiversidade

Esta parceria irá fornecer um roteiro para orientar a conservação das espécies no seu habitat natural, concretizando-se em ações que afetam positivamente a vida de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. O apoio da Toyota à IUCN apresenta-se como o primeiro projecto a ser implementado para preservar espécies, no âmbito de um dos objectivos da Marca delineado no Desafio Ambiental Toyota 2050, para reduzir o impacto ambiental dos automóveis no planeta.
Este projecto terá o apoio da Toyota no valor aproximado de US $ 1,2 milhões de dólares.

Como afirma a Diretora Geral da IUCN, Inger Andersen "O Desafio Ambiental Toyota 2050 defende não só as alterações climáticas, mas também a biodiversidade. São dois factores que se complementam e não podem ser tratados separadamente.

Esta generosa doação da Toyota permitirá aos nossos investigadores, que definiram as espécies em extinção numa lista vermelha, a dar um grande passo para alcançar o objetivo de avaliar 160.000 espécies até 2020. Facto este que também ajuda a IUCN no apoio à implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados no ano passado por todos os Estados das Nações Unidas, cujo objetivo será alcançar “Fome Zero ".”

O Vice-Presidente Executivo da Toyota Motor Corporation, Didier Leroy, refere: "No que toca à “luta” contra as ameaças ao ambiente a nível global, é importante agir com antecipação e sem medos, com medidas concretas que vão fazer a diferença na vida das pessoas. Nós, em 1997, contribuímos para isso, com a primeira viatura híbrida a nível Mundial, o Toyota Prius, e mais recentemente com a nova opção de combustível a hidrogénio, o novo Toyota Mirai.

Proteger o meio ambiente não é apenas na redução das emissões de CO2: a biodiversidade é igualmente importante para a vida humana. Ao concretizar esta parceria com a IUCN, estamos muito orgulhosos em dar um passo em direção ao desafio que nos propusemos no Desafio Ambiental 2050, de contribuir para uma sociedade em harmonia com a natureza ".

“Barómetro da Vida" da IUCN

A Lista Vermelha da IUCN avalia o risco de extinção de espécies com base no passado, no presente e relativo às ameaças futuras. Até à data, 79.837 espécies foram avaliadas e mais de 23.000 foram consideradas espécies ameaçadas. A colaboração com a Toyota permitirá que pelo menos mais 28.000 espécies sejam avaliadas, ao longo dos próximos cinco anos.

O diretor da IUCN, de Conservação da Biodiversidade do Grupo Jane afirma, "O aumento da avaliação das espécies em extinção da Lista Vermelha da IUCN vai tornar-se num " barómetro da vida" mais completo. "O apoio da Toyota irá reforçar o papel inestimável da Lista Vermelha para ajudar a determinar as políticas de conservação; acompanhar o desenvolvimento tendo em vista a redução da perda da biodiversidade; fornecer dados para a investigação científica; e sensibilizar o público sobre as espécies em extinção ".

Desafio Ambiental Toyota 2050

A Toyota está consciente da importância da biodiversidade para a sustentabilidade, tendo tomado medidas substanciais para preservar e apoiar as espécies animais em extinção, em todo o mundo. A fim de abordar estas e outras questões ambientais importantes, o Desafio Ambiental Toyota 2050 foi anunciado em outubro de 2015.

O programa visa reduzir os impactos negativos associados à produção dos automóveis para o mais próximo possível de zero, com a finalidade de ajudar a estabelecer uma sociedade futura na qual as pessoas vivam em harmonia com a natureza.
A Toyota tem como objectivo globalizar o Desafio Ambiental 2050 e criar projetos de preservação ambiental, em colaboração com Organizações que se dediquem a essas atividades a uma escala mundial.

Segurança alimentar

Os especialistas da IUCN optaram por concentrar grande parte das pesquisas recém-financiadas sobre a fonte de alimento das populações, incidindo nas espécies animal e vegetal. Vão ser objectos de estudo as espécies de arroz selvagem e trigo produzidos pelos agricultores em todo o mundo, que são cruciais para a alimentação e principal fonte de matéria-prima de alguns produtos.

Além disso, os peixes como a sardinha, linguado e solha também constam da avaliação, não sendo apenas uma fonte de alimento para milhares de pessoas em todo o mundo, mas também contribuem para a economia mundial, fornecendo trabalho para um número estimado de 200 milhões de pessoas.

A pesquisa será também direcionada para avaliar espécies economicamente importantes, como fungos, peixes de água doce, répteis e invertebrados, como libélulas.
Por outro lado, este investimento visa também atualizar os dados sobre a Lista Vermelha da IUCN a nível digital, permitindo que mais de 3,5 milhões de pessoas por ano possam aceder a esta informação, tendo como finalidade consciencializar sobre a biodiversidade mundial.

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.