Vitória escapa nos últimos minutos

A TOYOTA GAZOO Racing que termina as 24h de Le Mans em 2º lugar

A TOYOTA GAZOO Racing terminou em segundo lugar na 84ª edição das 24horas de Le Mans tendo a vitória fugido de seu alcance em reviravolta cruel no final.

Com ambos os TS050 HYBRID a alternarem a liderança numa emocionante batalha com o Porsche #2, o carro #5 de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima esteve prestes a ganhar a corrida antes do derradeiro drama mesmo nos últimos minutos de corrida.

Dando início ao que teria sido a penúltima volta da corrida, com Kazuki ao volante, o carro #5 sofreu uma súbita perda de potência. Apesar de grandes esforços para restaurar a unidade, o carro rodou lentamente até parar na linha da reta da meta. Acabou por ser reiniciado e terminar a última volta a um ritmo lento para ser classificado.

O TS050 HYBRID #6 de Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi, que foi líder da corrida durante muito tempo e que sofreu seus próprios problemas no final da corrida, terminou em segundo lugar, atrás do vencedor o Porsche #2.

Este resultado marcou o sexto pódio da Toyota, o seu quinto segundo lugar, na sua 18ª participação em Le Mans desde a sua estreia em 1985.

Vitória escapa nos últimos minutos a TOYOTA GAZOO Racing que termina as 24h de Le Mans em 2ºlugar

Foi uma das corridas mais renhidas da história de Le Mans com três veículos numa intensa batalha ao longo das 24 horas.

Sendo um novo carro para 2016, o TS050 híbrido com o seu poderoso motor 2.4litros turbo, sistema híbrido 8MJ e chassis redesenhado, não começou a corrida como favorito, mas demonstrou o seu potencial definindo o ritmo ao longo da corrida.

Melhor eficiência de combustível do TS050 HÍBRIDO permitiu-lhe completar 14 voltas seguidas, enquanto seus rivais entravam nas boxes uma volta mais cedo, assim reduzindo o número de paragens necessárias e contribuindo para uma batalha fascinante até ao final.

Antes do drama final o TS050 HYBRID tinha sofrido alguns problemas. O carro #5 precisou de uma paragem adicional no início da corrida devido a vibrações graves num pneu, enquanto o carro #6 tinha perdido 30 segundos a reparar danos menores da carroçaria após o contacto com um carro mais lento.

Após 20 horas de corrida no limite e quando os três primeiros estavam separados por menos de 30 segundos, o carro #6 foi obrigado a desistir da batalha pelo segundo lugar ao parar nove minutos para reparar a carroçaria. No entanto, retomou num confortável terceiro lugar.

Não houve tréguas para a equipa enquanto o carro #5 mantinha a sua superioridade e num momento em que aparentemente tudo apontava para a vitória da Toyota, 260.000 fãs atónitos testemunharam um dos desfechos mais dramáticos da história de Le Mans.

A equipa irá analisar a causa do problema como parte de sua preparação para as 24 Horas de Le Mans 2017 que começa de imediato.

Toshio Sato, presidente da equipa: "Estou incrivelmente orgulhoso do nosso esforço de equipa, não só hoje, mas desde Le Mans no ano passado. Obrigado à equipa em Higashi- Fuji e Colónia assim como os nossos parceiros: Oreca. A forma como respondemos à nossa deceção de 2015 com o desenvolvimento de um chassis totalmente novo e nova motorização híbrida em tão curto espaço de tempo foi impressionante e a performance do TS050 HYBRID foi forte. Trabalhamos como uma equipa e participamos numa surpreendente edição das 24Horas de Le Mans.

Parabéns à Porsche pela sua vitória. Não tenho palavras para descrever as nossas emoções hoje. Corta o coração mas vamos voltar mais fortes e mais determinados para vencer."

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.