Toyota Gazoo Racing SA apresenta nova Hilux

Para o Dakar 2017

A menos de seis meses do Dakar 2017, a Toyota Gazoo Racing SA revelou a nova Toyota Hilux Evo que irá competir na América do Sul, a partir de janeiro de 2017.

A nova pick-up de competição representa uma revolução para a equipa, pois é um conceito totalmente novo, utilizando apenas duas rodas motrizes em vez da tração às quatro rodas do passado. A opção pela tração às duas rodas, surge uma vez que o conjunto de regras concedidas aos veículos de duas rodas motrizes permite mais liberdade que a de quatro rodas motrizes.

"Estamos muito entusiasmados com esta nova direção", refere Glenn Crompton da Toyota SA Motors. "Na sua essência esta Hilux Evo mantem-se fiel à Toyota Hilux, mas ao mesmo tempo estamos firmemente convencidos de que nos oferece novas oportunidades para o Dakar 2017 e para o futuro".

O novo veículo está em conformidade com todas as regras estabelecidos pela FIA e regulamentos usados pela ASO, os organizadores do Rali Dakar. Isto significa que o veículo ostenta um peso total significativamente menor, o objetivo é estar abaixo dos 1.300 kg, contra os 1,915 kg da Toyota Hilux na versão 4x4. Também possui rodas e pneus de 940mm (de diâmetro) versus 805mm da 4x4, significativamente maior curso da suspensão e um sistema a bordo de aumento e abaixamento da pressão dos pneus.

Sob a carroçaria, a Toyota Hilux Evo apresenta um layout inovador que vê todos os componentes essenciais - o motor e a transmissão - alojado entre os dois eixos. Isto confere ao veículo uma vantagem sobre os seus concorrentes em termos de distribuição do peso, com todos os componentes mais pesados colocada perto da parte inferior do veículo, o centro de gravidade é mais baixo do que nunca. Mais liberdade na regulamentação 4x2 permitiu aos engenheiros explorar novas soluções.

Para a edição de 2017 do Dakar a ASO anunciou que a altitude média da prova é superior a 2000metros. Isto significa que o motor V8 aspirado irá contar, pela primeira vez, com um restritor de 38mm, permitindo que o motor Toyota seja mais eficiente. Também será a primeira vez que a Toyota, MINI e Peugeot utilizam o mesmo restritor, uma vez que nos anos anteriores os concorrentes da Toyota contavam com uma vantagem 1 ou 2 mm.

A nova Pick-up Toyota Hilux Evo irá realizar rigorosos ensaios, antes de ser enviada para a América do Sul no final do ano, a tempo de competir numa das mais exigentes provas de desporto motorizados do mundo - o Rali Dakar.

Da competição para as estradas nacionais, a nova geração Toyota Hilux possui uma vasta gama de versões de trabalho e de lazer com a robustez que a caracteriza desde a primeira geração em 1968. Apresentada em Julho em Portugal, esta oitava geração mantem uma presença dominante no mercado Pick-up global há quase 50 anos com vendas mundiais acumuladas de mais de 18 milhões de unidades. Para além de líder de vendas na Europa, é também líder de vendas em Portugal nos últimos 3 anos, com uns expressivos 41% de cota de mercado em 2015.

Para mais informações sobre a Toyota Hilux siga o link: https://www.toyota.pt/new-cars/hilux/index.json

Toyota Gazoo Racing SA apresenta nova Hilux para o Dakar 2017
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.