Toyota Gazoo Racing

Inicia Campeonato Mundial de Endurance 2016 no pódio

Sendo o TS050 HYBRID com o número #6 o mais rápido dos Toyota em pista

A Toyota Gazoo Racing iniciou o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) 2016 com a conquista de um lugar no pódio, com as 6h de Silverstone a serem extremamente disputadas e com vários acontecimentos inesperados.

O TS050 HYBRID com o #6 de Stéphane Sarrazin , Mike Conway e Kamui Kobayashi cruzou a meta em 3ª posição, para continuar pela quinta vez consecutiva a subida da Toyota ao pódio em Silverstone, que remonta desde a sua primeira temporada WEC em 2012.

O 3º lugar da geral acabou por se tornar num 2º lugar quando o vencedor o Audi #7 foi excluído devido a uma infração técnica, dando a vitória ao Porsche #2.

Com excelente desempenho de todos os pilotos da Toyota Gazoo Racing destacamos, o britânico Mike Conway e o forte desempenho a caminho do pódio de Kamui Kobayashi que marcou a sua estreia na classe LMP1-Hybrid, uma vez que estas 6h no Circuito de Silverstone marcaram a sua primeira corrida ao volante de um Toyota desde 2009 (no Grande Prémio de Abu Dhabi).

O TS050 HYBRID que ostenta o #5, pilotado por Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, lutou pelas primeiras posições, no entanto, um furo danificou severamente a traseira do carro, terminando no final das 6h de corrida em 16º lugar.

Em contraste com a neve de sábado, com o sol a brilhar, o TS050 HYBRID realizou uma corrida consistente, ilustrando todo o seu potencial com a sua volta mais rápida apenas 0.354s do mais rápido na geral.

No sentido de evoluir o novo TS050 HYBRID para as futuras corridas, a equipa melhora a cada volta o seu entendimento dos acertos necessários para obter o máximo desempenho do novo e eficiente motor 2.4l turbo e do sistema híbrido de 8MJ.

Na parte inicial da corrida, os dois TS050 HYBRID percorreram juntos o rápido circuito de Silverstone, após terem partido em 5º e 6º lugar. Com o Sébastien Buemi no carro # 5 a ultrapassar o Mike Conway no carro #6, enquanto incidentes com o Porsche #1 e o Audi #8 elevaram os Toyota para o 3º e 4º lugares da geral.

A meia distância da corrida, o carro #5 circulava em 3º, mas enfrentou também problemas com um furo no pneu traseiro direito. Infelizmente o furo ocorreu logo após a entrada na faixa das boxes, obrigando o Kazuki Nakajima a completar uma volta completa de 5,901 km a baixa velocidade, enquanto o pneu danificado ia arrancando uma área significativa de traseira do TS050 HYBRID. O trabalho intenso da equipa de mecânicos permitiram o regresso à pista depois de 41 minutos, com Sébastien Buemi a retomar em 29º lugar da geral, com 24 voltas de atraso.

Os pilotos do TS050 HYBRID #5 lutaram afincadamente para recuperar o tempo perdido em busca de pontos no Campeonato do Mundo, enquanto o carro número #6 mostrou todo o seu potencial de velocidade igualando nas voltas finais os tempos por volta dos líderes, cortando a meta perante 52.000 espectadores que afluíram a Silverstone durante o fim de semana. Em virtude de ser o único fabricante LMP1 -HYBRID com ambos os carros a cortar a meta, a Toyota lidera o Campeonato do Mundo após aquela que foi a primeira de nove provas para o TS050 HYBRID.

Toshio Sato, Presidente da Equipa Toyota Motorsports: "Esta primeira prova do campeonato foi uma corrida emocionante cheia de acontecimentos inesperados. No final desta prova saímos encorajados com o resultado, especialmente depois das dificuldades na qualificação. Com um carro completamente novo, terminar a prova com os dois carros é um bom resultado. Não estamos ainda ao nível do que gostaríamos mas melhoramos imenso em relação ao ano passado. Foi ótimo ver o carro #6 nas voltas finais com tempos competitivos por volta; mostrando que o TS050 HYBRID tem bom potencial. Iremos continuar a dar o máximo para melhorar na próxima corrida.”

A Toyota Gazoo Racing volta à competição no próximo dia 7 de Maio nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, uma corrida que tem lugar apenas 120 km de distância da base da equipa em Colónia na Alemanha.

Toyota Gazoo Racing no pódio
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.