Toyota Gazoo Racing

Preparada para o grande desafio das 24h Le Mans

A TOYOTA GAZOO Racing está preparada para a 84ª edição das míticas 24 Horas de Le Mans, a corrida mais importante da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

A Toyota participa pela 18ª vez, tendo realizado a sua estreia em 1985, e viaja para a França em busca de seu quinto pódio no Circuito de la Sarthe, tendo alcançado o segundo lugar por quatro vezes.

A TOYOTA, irá participar com dois TS050 Hybrid na classe LMP1 e ao volante do TS050 Hybrid #5 estarão os Campeões do Mundo 2014, Anthony Davidson e Sébastien Buemi acompanhados por Kazuki Nakajima, que obteve a pole em Le Mans há dois anos. O TS050 Hybrid #6 conta com o Stéphane Sarrazin que obteve já três vezes a pole position em Le Mans acompanhado pelo Mike Conway e Kamui Kobayashi.

Em estreia em 2016, o novo TOYOTA TS050 Hybrid irá competir com os anteriores vencedores Audi e Porsche pela primeira vez. O protótipo de 1,000cv foi otimizado especificamente para esta corrida e apresenta melhorias significativas em comparação com os TS040 Hybrid, que terminaram em sexto e oitavo no ano passado.

Com intenso desenvolvimento da nova motorização V6 2.4L Turbo em Higashi- Fuji, o centro técnico no Japão produziu um motor eficiente e poderoso quando combinado com a nova bateria e sistema híbrido de 8 Megajoules.

TOYOTA GAZOO Racing preparada para o grande desafio das 24h Le Mans

Em paralelo, foi desenvolvido um novo chassis para 2016 na Toyota Motorsport GmbH em Colónia, com quase todos os componentes redesenhados e otimizados para reduzir peso e aumentar o desempenho. A aerodinâmica foi também desenvolvida especificamente para reduzir a carga aerodinâmica de forma a otimizar a velocidade máxima e fará a sua estreia em Le Mans depois de um teste bem-sucedido no Circuito de la Sarthe no passado fim de semana.

A TOYOTA viaja para Le Mans determinada a superar o ritmo mostrado na última corrida WEC em Spa- Francorchamps, onde os TS050 híbridos pareciam a caminho da vitória até sofrerem problemas mecânicos. A investigação completa dos dados demonstrou que o problema era específico do circuito de Spa, causada pelo desgaste da zona inferior do carro na ondulante curva de Eau Rouge.

Apesar do resultado final dececionante na Bélgica, a velocidade do TS050 Hybrid aumentou as esperanças da equipa para Le Mans, onde espera disputar os lugares da frente, inspirado pelo objetivo de ganhar a corrida pela primeira vez.

O teste oficial a 5 de junho aumentou a esperança de uma corrida competitiva. O TS050 Hybrid mais rápido registrou uma volta em 2.124seg. Mais rápido do que o melhor TOYOTA no teste de 2015, apesar de uma redução de 7,5% do consumo de combustível exigido pelos regulamentos. Ambos os carros demonstraram fiabilidade, completando um total de 177 voltas, 2.412 km.

Como evento, Le Mans é um verdadeiro desafio de resistência, com quase 35 horas de condução desde o início dos treinos até que ao fim das 24h de corrida. Na próxima quarta-feira, 15 de junho, inicia-se com a sessão de treinos livres de 4h às 16.00 horas, antes dos 120minutos de qualificação, que arrancam às 22h00.

A qualificação continua na quinta-feira com mais 2 sessões de 120 minutos cada (às 19h00 e 22h00). A grelha de partida é decidida pela volta mais rápida de cada carro em qualquer das sessões de qualificação.

O tradicional desfile dos pilotos no centro da cidade na sexta-feira à tarde dá aos fãs uma oportunidade única para os conhecer antes do fim-de-semana da corrida, que começa com um warm-up (aquecimento) de 45 minutos às 09h00. A corrida começa às 15h00 de sábado.

Toshio Sato, presidente da equipa: "Le Mans é o grande destaque do nosso ano e tem sido o foco da maior parte do nosso árduo trabalho na pré-época. Fomos capazes de confirmar o forte potencial do carro em Spa e com base nisso, e o facto de termos desenvolvido o nosso TS050 Hybrid especialmente com Le Mans em mente, estou entusiasmado para ver como ele se comporta.

Mas esta corrida é muito mais do que o próprio carro; é uma corrida muito exigente para toda a equipa, incluindo os pilotos. Em condições tão difíceis, é importante dar o nosso melhor e evitar erros; e ver o resultado que conseguimos atingir. Naturalmente, o nosso objetivo, como todos os fabricantes LMP1, é ganhar e estamos prontos para lutar. Iremos aproximar-nos desse objetivo no final da longa corrida, trabalhando com a máxima concentração durante as 24 horas".

Saiba mais sobre...

Vitória escapa à Toyota Gazoo Racing em SPA Vitória escapa à Toyota Gazoo Racing em SPA Vitória escapa à Toyota Gazoo Racing nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, segunda prova do Campeonato Mundial Endurance 2016 (WEC). Toyota Gazoo Racing inicia WEC 2016 no pódio Toyota Gazoo Racing inicia WEC 2016 no pódio Toyota Gazoo Racing inicia Campeonato Mundial de Endurance 2016 no pódio. Sendo o TS050 HYBRID com o número #6 o mais rápido dos Toyota em pista Toyota Gazoo Racing pronta para a 1ª prova do WEC 2016 Toyota Gazoo Racing pronta para a 1ª prova do WEC 2016 As 6 horas de Silverstone no fim de semana (15 a 17 abril) marcam a estreia do novo Toyota TSO50 Hybrid em provas do Campeonato Mundial de Endurance 2016 Toyota Gazoo Racing apresenta novo TS050 Hybrid Toyota Gazoo Racing apresenta novo TS050 Hybrid A TOYOTA GAZOO Racing apresentou hoje o novo TS050 HYBRID um carro completamente novo para o Campeonato Mundial de Endurance FIA 2016 (WEC).
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.

OK