Toyota Gazoo Racing

Preparada para o grande desafio das 24h Le Mans

A TOYOTA GAZOO Racing está preparada para a 84ª edição das míticas 24 Horas de Le Mans, a corrida mais importante da temporada do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

A Toyota participa pela 18ª vez, tendo realizado a sua estreia em 1985, e viaja para a França em busca de seu quinto pódio no Circuito de la Sarthe, tendo alcançado o segundo lugar por quatro vezes.

A TOYOTA, irá participar com dois TS050 Hybrid na classe LMP1 e ao volante do TS050 Hybrid #5 estarão os Campeões do Mundo 2014, Anthony Davidson e Sébastien Buemi acompanhados por Kazuki Nakajima, que obteve a pole em Le Mans há dois anos. O TS050 Hybrid #6 conta com o Stéphane Sarrazin que obteve já três vezes a pole position em Le Mans acompanhado pelo Mike Conway e Kamui Kobayashi.

Em estreia em 2016, o novo TOYOTA TS050 Hybrid irá competir com os anteriores vencedores Audi e Porsche pela primeira vez. O protótipo de 1,000cv foi otimizado especificamente para esta corrida e apresenta melhorias significativas em comparação com os TS040 Hybrid, que terminaram em sexto e oitavo no ano passado.

Com intenso desenvolvimento da nova motorização V6 2.4L Turbo em Higashi- Fuji, o centro técnico no Japão produziu um motor eficiente e poderoso quando combinado com a nova bateria e sistema híbrido de 8 Megajoules.

TOYOTA GAZOO Racing preparada para o grande desafio das 24h Le Mans

Em paralelo, foi desenvolvido um novo chassis para 2016 na Toyota Motorsport GmbH em Colónia, com quase todos os componentes redesenhados e otimizados para reduzir peso e aumentar o desempenho. A aerodinâmica foi também desenvolvida especificamente para reduzir a carga aerodinâmica de forma a otimizar a velocidade máxima e fará a sua estreia em Le Mans depois de um teste bem-sucedido no Circuito de la Sarthe no passado fim de semana.

A TOYOTA viaja para Le Mans determinada a superar o ritmo mostrado na última corrida WEC em Spa- Francorchamps, onde os TS050 híbridos pareciam a caminho da vitória até sofrerem problemas mecânicos. A investigação completa dos dados demonstrou que o problema era específico do circuito de Spa, causada pelo desgaste da zona inferior do carro na ondulante curva de Eau Rouge.

Apesar do resultado final dececionante na Bélgica, a velocidade do TS050 Hybrid aumentou as esperanças da equipa para Le Mans, onde espera disputar os lugares da frente, inspirado pelo objetivo de ganhar a corrida pela primeira vez.

O teste oficial a 5 de junho aumentou a esperança de uma corrida competitiva. O TS050 Hybrid mais rápido registrou uma volta em 2.124seg. Mais rápido do que o melhor TOYOTA no teste de 2015, apesar de uma redução de 7,5% do consumo de combustível exigido pelos regulamentos. Ambos os carros demonstraram fiabilidade, completando um total de 177 voltas, 2.412 km.

Como evento, Le Mans é um verdadeiro desafio de resistência, com quase 35 horas de condução desde o início dos treinos até que ao fim das 24h de corrida. Na próxima quarta-feira, 15 de junho, inicia-se com a sessão de treinos livres de 4h às 16.00 horas, antes dos 120minutos de qualificação, que arrancam às 22h00.

A qualificação continua na quinta-feira com mais 2 sessões de 120 minutos cada (às 19h00 e 22h00). A grelha de partida é decidida pela volta mais rápida de cada carro em qualquer das sessões de qualificação.

O tradicional desfile dos pilotos no centro da cidade na sexta-feira à tarde dá aos fãs uma oportunidade única para os conhecer antes do fim-de-semana da corrida, que começa com um warm-up (aquecimento) de 45 minutos às 09h00. A corrida começa às 15h00 de sábado.

Toshio Sato, presidente da equipa: "Le Mans é o grande destaque do nosso ano e tem sido o foco da maior parte do nosso árduo trabalho na pré-época. Fomos capazes de confirmar o forte potencial do carro em Spa e com base nisso, e o facto de termos desenvolvido o nosso TS050 Hybrid especialmente com Le Mans em mente, estou entusiasmado para ver como ele se comporta.

Mas esta corrida é muito mais do que o próprio carro; é uma corrida muito exigente para toda a equipa, incluindo os pilotos. Em condições tão difíceis, é importante dar o nosso melhor e evitar erros; e ver o resultado que conseguimos atingir. Naturalmente, o nosso objetivo, como todos os fabricantes LMP1, é ganhar e estamos prontos para lutar. Iremos aproximar-nos desse objetivo no final da longa corrida, trabalhando com a máxima concentração durante as 24 horas".

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.