Meia centena de voluntários unem-se

Ação de preservação das aves na Barrinha de Esmoriz

Toyota e SPEA celebram início de projeto de biodiversidade com ação de voluntários na observação de aves e limpeza da Barrinha de Esmoriz

A SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e a Toyota celebraram o início do projeto “Cidadania pela Natureza – Conservação de Áreas Protegidas” dia 29 de fevereiro, com uma intervenção no terreno de cerca de 50 voluntários e parceiros, entre eles o Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, o Grupo de Escuteiros de Esmoriz, Movimento Cívico Pro Barrinha, grupos de voluntários intervenientes na preservação do local, assim como Clientes Toyota.

Este projeto de biodiversidade, que agora iniciou, é financiado a 100% pelo fundo mundial da Toyota “Programa de Atividades de Âmbito Ambiental”, e vai garantir, durante os próximos dois anos, a preservação de duas Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (Barrinha de Esmoriz, Lagoa dos Salgados) identificadas como estratégicas (IBA).

Num dia que contou com boas condições para a observação de aves, Luís Costa, Diretor da SPEA, comentou, "antes de mais este projeto é uma forma de proteger áreas naturais, o que passa por dar a conhecer estes dois locais fantásticos às comunidades locais, de modo a envolvê-las e motivá-las a valorizar o seu património natural. Há ainda muito desconhecimento sobre os valores naturais destes locais, mesmo para quem mora portas meias com eles. Acreditamos que este projeto-piloto poderá ser uma semente a replicar noutras Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA) e Áreas Protegidas em Portugal."

Já Ricardo Amaral, Diretor de Comunicação e Marketing da Toyota, referiu "trata-se de um projeto pioneiro nesta área em Portugal e que é financiado a 100% pelo Programa de Ambiente da Toyota Motor Corporation. Ao ter sido o único projecto financiado pela Toyota na Europa este ano confere-lhe mais importância, e dá-nos ainda mais orgulho. Em especial por ser próximo da nossa fábrica, em Ovar."

“Cidadania pela Natureza – conservação de áreas protegidas”


SOBRE O PROJETO

- Em que consiste o Projeto?
Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal apoiado pelo Programa de Ambiente da Toyota Motor Corporation. Este projeto visa dar mais capacidade à sociedade e poder local, e criar um novo modelo de participação pública e voluntariado.
As Áreas Protegidas em Portugal são importantes e precisam de mais investimento e proteção eficaz. Muitas áreas nem sequer têm ainda estatuto de proteção legal, como Esmoriz e Salgados. A sua gestão tem que passar não só pela administração central como também pela sociedade civil e poder local.

- Qual é o objetivo do projeto financiado?
Promover novos modelos de gestão e participação de zonas naturais, através de parcerias entre entidades locais e cidadãos para a conservação e dinamização de atividades ligadas à natureza.

- Qual é a inovação do projeto?
Excelente exemplo de envolvimento de voluntariado empresarial através da Toyota.

- Que aves são avistados/característicos nas duas IBAs?
Podem ser observadas mais de 100 espécies de aves em cada uma destas zonas. Ex.: corvos-marinhos, guinchos, patos, garças, gaivotas, algumas aves da rapina, etc.
Estas duas IBA (Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade) são lagoas costeiras e são muito importantes para aves aquáticas e terrestres. São usadas pelas aves como locais de nidificação, de alimentação e também de descanso na altura da migração.

- Qual é o papel da SPEA no projeto?
Dinamizar ações de voluntariado e coordenar a articulação entre os parceiros locais para a dinamização de atividades (monitorização, educação ambiental, ações de melhoria do local).

- Qual é valor do financiamento da Toyota?
50.000€, o que perfaz 100% do projeto.

- Qual a duração do projeto?
2 anos.

- Quantas pessoas vão ficar afetas ao projeto durante 2 anos?
2 pessoas: para coordenação e comunicação. Mas pretende-se envolver vários voluntários nas ações.

A CANDIDATURA

- O que é o Fundo Toyota?
O fabricante mundial Toyota Motor Corporation (Toyota) promove desde o ano 2000 um fundo de financiamento integral a projetos de intervenção na área ambiental (Programa de Atividades de Âmbito Ambiental) com foco nas temáticas de “Conservação da biodiversidade” e “Contramedidas para as alterações climáticas”.

- Há quanto tempo decorre?
Decorre desde o ano 2000.

- Quantos projetos já foram apoiados pelo fundo Toyota desde o seu início?
Anualmente é realizado um período de candidatura aberta a este fundo, tendo desde o inicio ano 2000 sido apoiados 304 projetos em 53 países, dos quais apenas 10 na Europa.

- Quantos foram submetidos nesta última edição?
Na edição de 2015 foram submetidos mais de 100 projetos ao financiamento, tendo apenas 26 sido selecionados, dos quais 16 para o Japão, e apenas 1 para a Europa – o projeto da SPEA.

Volutários Observação
Aves Barrinha Esmoriz
Toyota e SPEA
Voluntário Fotografia
Voluntários Limpeza
Voluntários Praia
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.