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Última versão do modelo humano Toyota (THUMS V)

simula a postura dos ocupantes antes da colisão

Os estudos relativos aos acidentes demonstram que metade dos condutores opta por uma postura defensiva em situações limite, como por exemplo de travagem brusca ou mudança de direção, para evitar colisões e, ao mesmo tempo, os restantes ocupantes preparam-se para o impacto.

14-07-2015

A postura dos ocupantes – seja ela tensa ou relaxada – tem um impacto significativo no movimento do corpo durante uma colisão. Contudo, os atuais modelos humanos usados em simulações virtuais de acidentes não conseguem prever as ações, muitas vezes reflexivas, produzidas pelos humanos na iminência de uma colisão, como por exemplo preparando o corpo para o impacto.

Os estudos relativos aos acidentes demonstram que metade dos condutores opta por uma postura defensiva em situações limite, como por exemplo de travagem brusca ou mudança de direção, para evitar colisões e, ao mesmo tempo, os restantes ocupantes preparam-se para o impacto. A postura dos ocupantes – seja ela tensa ou relaxada – tem um impacto significativo no movimento do corpo durante uma colisão. Contudo, os atuais modelos humanos usados em simulações virtuais de acidentes não conseguem prever as ações, muitas vezes reflexivas, produzidas pelos humanos na iminência de uma colisão, como por exemplo preparando o corpo para o impacto.

Para colmatar esta falha, a Toyota desenvolveu uma nova versão do novo modelo humano que contem uma simulação de músculos, capaz de recriar a postura humana, criando a última versão do ‘Total Human Model for Safety’ (THUMS), um modelo humano virtual. A 5ª versão do THUMS consegue simular uma grande variedade de posturas, desde relaxada à tensa, permitindo análises mais detalhadas das lesões causadas pelos acidentes.


Até aqui, o THUMS permitia simular apenas as mudanças de postura no momento pós-colisão; contudo o novo modelo de músculos da 5ª versão do THUMS permite adaptar e analisar postura antes do impacto.

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Até aqui, o THUMS permitia simular apenas as mudanças de postura no momento pós-colisão; contudo o novo modelo de músculos da 5ª versão do THUMS permite adaptar e analisar postura antes do impacto.

Video: https://youtu.be/WYznYxFYQX8


Assim é possível analisar a eficiência não só dos cintos de segurança, airbags e outros equipamentos de segurança, mas também das tecnologias de segurança como os sistemas de pré-colisão. Por sua vez, este desenvolvimento vai proporcionar o estudo e ensaio de novas tecnologias de segurança capazes de aumentar a proteção dos ocupantes do veículo.

A 5ª versão do THUMS está disponível em Tóquio na JSOL Corporation e ESI Japan. Os modelos virtuais THUMS estão a ser utilizados por dezenas de empresas, incluindo empresas do ramo automóvel e fabricantes de peças, contribuindo para a o desenvolvimento da segurança nos veículos, um pouco por todo o mundo.

Sobre os THUMS


Ao simular as características de várias partes do corpo humano, desde a sua forma de uma forma completa, desde os ossos à pele, os THUMS permitem uma análise detalhada de fraturas de ossos, ligamentos rompidos e outras lesões que podem acontecer durante a colisão de um veículo.

A Toyota começou a desenvolver o THUMS em 1997, numa cooperação com a Toyota Central R&D Labs, Inc. A 1ª versão ficou pronta e tendo sido comercializada pela primeira vez em 2000, seguida pela 2ª versão em 2004, que adicionou a face e ossos ao modelo. A 3ª versão, lançada em 2006, apresentou como novidade um modelo bastante preciso do cérebro humano. Por fim a 4ª versão incluiu modelos detalhados dos órgãos internos em 2010.

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