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Toyota Europa recupera 91% das baterias híbridas...mas quer mais

Baterias dos híbridos são recuperadas no fim da vida do veículo
ou em caso de acidente

As baterias dos híbridos, por durarem mais do que a vida útil do automóvel, são recuperadas apenas no fim da vida do veículo ou em caso de acidente. Os concessionários Toyota e Lexus recebem uma nova bateria híbrida em troca da usada, o que explica a taxa média de recolha de 91%.

09-02-2015
  • A Toyota Motor Europe (TME) recupera 91% das suas baterias híbridas através da sua rede de concessionários, mas está a ampliar os canais de abastecimento através dos operadores independentes de tratamento de veículos em fim de vida (VFV).
  • A TME tem como objetivo recuperar 100% das baterias híbridas instaladas nas viaturas Toyota e da Lexus, através da rede de concessionários assim com os operadores VFV em toda a Europa.
  • Com o objetivo de alcançar o ambicioso projeto, a Toyota prorrogou os acordos de reciclagem de baterias, até 31 março de 2018, com a instituição francesa Société Nouvelle d'affinage des Métaux (SNAM) e com a organização Belga Umicore NV, responsáveis, respetivamente, pela recuperação e reciclagem sustentável de baterias de hidretos metálicos níquel (NiMH) e de Iões de Lítio (Li-ion) na Europa.
Toyota Europa recupera 91% das baterias híbridas
Toyota Europa recupera 91% das baterias híbridas
As baterias dos veículos híbridos são desenvolvidas para durar mais do que a vida útil do automóvel. Por essa razão as baterias são recuperadas apenas no fim da vida do veículo ou em caso de acidente. A TME possui longos anos de experiência no processo logístico invertido, no qual a bateria é enviada pelos concessionários e reparadores Toyota e Lexus, para o armazém central (normalmente sai do armazém para a rede). Os concessionários Toyota e Lexus recebem uma nova bateria híbrida em troca da usada, o que explica a taxa média de recolha de 91%.

A TME está a intensificar esforços para aumentar ainda mais o volume de recuperação de baterias usadas dos veículos híbridos. A empresa definiu o ambicioso objetivo de recuperação de 100% das baterias, tanto provenientes da sua própria rede de distribuição como as dos operadores autorizados de tratamento de VFV em toda a Europa.

É por esta razão que a empresa anuncia hoje a prorrogação, até 31 de Março de 2018, dos atuais acordos de reciclagem de baterias:

  1. Desde 1 de Julho de 2011 a organização francesa Société Nouvelle d'affinage des Métaux (SNAM) tem recebido e reciclado baterias de hidretos metálicos de níquel (NiMH) na Europa (instaladas no Prius, Auris Híbrido, Auris Híbrido Touring Sports, Yaris híbrido e todos os híbridos da Lexus).
  2. Desde 20 de Agosto de 2012 que a empresa belga Umicore NV tem recebido e reciclado baterias de Iões de Lítio (Li-ion) na Europa (instaladas no Toyota Prius+ e Prius Plug-in).

Steve Hope, Diretor-geral de Assuntos Ambientais na TME, afirma que "quando os nossos clientes compram um híbrido, eles já sabem que vão poder contar com uma sensacional eficiência na utilização de combustível, com uma experiência de condução isenta de stress e com um automóvel fiável." E explica ainda: "Esta é mais uma razão para a compra de um híbrido. Nós garantimos que o seu veículo vai ser um exemplo em termos ambientais durante todo o seu ciclo de vida, e reforço todo o ciclo, dando aos clientes mais uma boa razão para se apaixonarem pela tecnologia híbrida.".

"Hoje as baterias usadas dos veículos híbridos ainda têm como destino principal a reciclagem", acrescenta Steve Hope. "No entanto, a TME começou a pesquisar e desenvolveu diferentes opções para o recondicionamento das baterias NiMH.". As soluções incluem a possibilidade dessas baterias terem uma segunda vida como fonte de energia de veículo-a-veículo ou veículo-a-imóvel.

Desde 2000, cerca de 850 mil veículos híbridos Toyota e Lexus foram comercializados na Europa. Um marco a Toyota em termos ambientais e na proteção dos recursos naturais, sendo a reciclagem sustentável das baterias de alta voltagem dos híbridos numa prioridade.
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