São já 8 milhões de híbridos vendidos

E vieram para ficar

Este episódio remonta a 1995, quando os carros híbridos eram máquinas experimentais por testar, com um futuro incerto. Avançámos vinte anos e a Toyota orgulha-se de anunciar que já vendeu 8 milhões de veículos híbridos1, passado apenas 10 meses desde o último marco de sete milhões de híbridos.

O Charmain da Toyota, Takeshi Uchiyamada, gosta de contar a história de como a sua equipa não conseguiu, durante 49 dias, colocar o primeiro protótipo Prius a funcionar. Segundo ele, "Não fazíamos ideia do que estava errado, então trabalhávamos até tarde todas as noites, tentando descobrir o problema. Finalmente conseguimos colocá-lo a trabalhar, por altura do Natal, mas só andou 500 metros!"

Este episódio remonta a 1995, quando os carros híbridos eram máquinas experimentais por testar, com um futuro incerto. Avançámos vinte anos e a Toyota orgulha-se de anunciar que já vendeu 8 milhões de veículos híbridos1, passado apenas 10 meses desde o último marco de sete milhões de híbridos.

Pode ser difícil de ter a perceção do que a cifra de 8 milhões pode significar para o ambiente e para os proprietários de híbridos, mas a Toyota calcula que desde 31 de Julho, os híbridos Toyota emitiram, aproximadamente, menos 58 milhões de toneladas2, 3 de dióxido de carbono (CO2) , do que as que seriam emitidas por veículos a gasolina de tamanho e performance semelhante. A Toyota calcula que os seus híbridos pouparam também, aproximadamente 22 milhões de quilolitros de gasolina comparando com a quantidade usada por veículos a gasolina de dimensões idênticas.

A mensagem é clara: tendo encontrado o seu espaço um pouco por todas as estradas no mundo, os híbridos vieram para ficar. Desde o lançamento do Prius em 1997, a Toyota tem vindo a introduzir modelos híbridos em toda a sua gama, desde o compacto Yaris ao recentemente anunciado RAV4 híbrido. A partir deste mês, a Toyota disponibiliza 30 automóveis de passageiros híbridos e um modelo híbrido plug-in em mais de 90 mercados.

Ainda durante o ano passado, a Toyota apresentou vários novos modelos híbridos, em diferentes mercados, incluindo o Esquire Hybrid, o Lexus RC300h, e o recentemente lançado Sienta. Outros modelos híbridos serão ainda previstos serem lançados brevemente em diferentes mercados, como o Corolla híbrido ou o Levin e o RAV4 híbrido. Esta cadência de novidades vai continuar com novos modelos híbridos a serem introduzidos na gama Toyota e a serem vendidos em mais mercados que nunca.

As tecnologias híbridas, que englobam todas as tecnologias de componentes necessárias para o desenvolvimento de automóveis amigos do ambiente e que facilitam o uso de diferentes combinações de combustíveis, posicionam-se na Toyota como tecnologias centrais do ambiente para o século XXl. Ao usar estas tecnologias, a Toyota está também a trabalhar no melhoramento de carros sem serem híbridos. Em toda a linha, a Toyota pretende melhorar performances, reduzir custos e expandir a sua gama de produtos.

1Incluindo veículos híbridos plug-in; Dados Toyota

2Excluindo o Coaster Hybrid EV e o Quick Delivery 200

3Número de veículos registados x distância percorrida x eficiência do combustível (eficiência do combustível real em cada país) x Factor de conversão do CO2

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.